Sou a favor de escolher apenas dois indicadores de desempenho, ou no máximo 3, em cada uma das 4 categorias do Balance Scored Card.
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sexta-feira, 13 de março de 2020
Balanced Scorecard - uma ferramenta consagrada criada por Kaplan e Norton
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O Balanced Score Card / A Contabilidade do Futuro e o Mapa Estratégico
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terça-feira, 10 de março de 2020
Postagens de Controladoria e Custos Fora da Caixa
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Controladoria e Custos
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
Sistema BackFlushing de apontamentos e requisições de materiais consumidos nos produtos
BackFlushing é um sistema de controle e apropriação de Custos a Produtos de forma automatizada.
Quando quantidades são reportadas como produzidas, automaticamente os materiais e outros custos são apropriados aos produtos conforme a "BOM" de cada produto processado.
Quando quantidades são reportadas como produzidas, automaticamente os materiais e outros custos são apropriados aos produtos conforme a "BOM" de cada produto processado.
sábado, 15 de fevereiro de 2020
MBA em Controladoria
Estamos iniciando mais uma turma na UNIFIEO. Estarei lá lecionando
CONTABILIDADE EMPRESARIAL e GESTÃO CONTÁBIL.
As aulas terão como base a melhor teoria e muita vivência em grandes e médias corporações.
CONTABILIDADE EMPRESARIAL e GESTÃO CONTÁBIL.
As aulas terão como base a melhor teoria e muita vivência em grandes e médias corporações.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
EVA - Valor Econômico Adicionado
EVA
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segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
Perdas materiais: resíduos, sucatas, defeitos e deterioração
Este artigo é uma tradução livre da postagem conforme link abaixo
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Como atribuir Preços a Novos Produtos?
Este artigo é um tradução Livre do excelente artigo da Fonte abaixo:
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sábado, 18 de janeiro de 2020
Gráfico de Lucratividade e Análise de Contribuição - Análise Marginal
A figura abaixo mostra a Lucratividade ou Prejuízo de uma Organização através da Demonstração dos Custos Fixos e Variáveis numa empresa
quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
Integrando Informações e Otimizando o uso dos Sistemas e Tecnologias
Este é um dos tópicos abordados na Palestra
São muitas as empresas onde os sistemas integrados são sub utilizados.
Antes reproduzo uma antiga postagem minha chamada
Na sua empresa muitos processos são mal executados. Mas a culpa sempre é atribuída ao ERP!
Quando o ERP foi implantado a Gestão do Projeto de Implementação foi um caos. Mas a culpa é do ERP!
Seu Master Data está uma bagunça e o que deveria ser centralizado ou melhor controlado está aberto para vários usuários alterarem a vontade. Mas a culpa é do ERP!
Rastreablidade, Ação Corretiva, OEE, TPM, Melhoria Contínua! O que é isso? Mas a culpa é do ERP!
Na implantação diversas funcionalidades do sistema não foram e ainda não estão sendo utilizadas. Mas a culpa pela não utilização dessas funcionalidades é do ERP!
Na implantação você optou por uma consultoria meia boca para assessorar na implantação porque você fez leilão do honorário e optou pelo mais barato. Mas a culpa é do ERP!
Você não nomeou key users nem investe em treinamentos para não gastar. Mas a culpa é do ERP!
Quando surgem problemas no dia a dia não são abertas ocorrências junto á empresa de ERP, ficando os envolvidos reclamando e atribuindo a culpa dos problemas à qualidade do sistema. Mas a culpa é ERP!
Seus cadastros de clientes, produtos, listas de peças estão cheias de problemas, inconsistências, itens obsoletos e nada é feito para a melhoria do caos que isso gera. Mas a culpa é ERP!
Suas Ordens de Produção e Montagem não são bem gerenciadas e são costumeiramente encerradas com um monte de erros de alocações gerando inúmeros erros nos estoques. Mas a culpa é ERP!
Diversos de seus processos e controles deveriam ser mas não são revisados pois incorporam uma serie de inconsistências e etapas que poderiam ser mais eficazes. Mas a culpa é ERP!
Pois é! Benditos sistemas nessas empresas tão bem administradas. Nelas a culpa é sempre do ERP!
Postagem revisada e republicada neste Blog sob o título
A culpa é sempre do ERP.
A Otimização do uso de Sistemas e Tecnologias requer um bom projeto de Implementação, requer profissionais de experientes e de primeira linha.
A Figura do Key User é essencial.
Deve-se assegurar que as funcionalidades sejam bem utilizadas
Relatórios detalhados de análises e consistências podem ajudar muito,
Vejam esta postagem que aborda um relatório de consistência.
Controladoria e Gestão 4.0
A Culpa é do ERP!
Na sua empresa muitos processos são mal executados. Mas a culpa sempre é atribuída ao ERP!
Quando o ERP foi implantado a Gestão do Projeto de Implementação foi um caos. Mas a culpa é do ERP!
Seu Master Data está uma bagunça e o que deveria ser centralizado ou melhor controlado está aberto para vários usuários alterarem a vontade. Mas a culpa é do ERP!
Rastreablidade, Ação Corretiva, OEE, TPM, Melhoria Contínua! O que é isso? Mas a culpa é do ERP!
Na implantação diversas funcionalidades do sistema não foram e ainda não estão sendo utilizadas. Mas a culpa pela não utilização dessas funcionalidades é do ERP!
Na implantação você optou por uma consultoria meia boca para assessorar na implantação porque você fez leilão do honorário e optou pelo mais barato. Mas a culpa é do ERP!
Você não nomeou key users nem investe em treinamentos para não gastar. Mas a culpa é do ERP!
Quando surgem problemas no dia a dia não são abertas ocorrências junto á empresa de ERP, ficando os envolvidos reclamando e atribuindo a culpa dos problemas à qualidade do sistema. Mas a culpa é ERP!
Seus cadastros de clientes, produtos, listas de peças estão cheias de problemas, inconsistências, itens obsoletos e nada é feito para a melhoria do caos que isso gera. Mas a culpa é ERP!
Suas Ordens de Produção e Montagem não são bem gerenciadas e são costumeiramente encerradas com um monte de erros de alocações gerando inúmeros erros nos estoques. Mas a culpa é ERP!
Diversos de seus processos e controles deveriam ser mas não são revisados pois incorporam uma serie de inconsistências e etapas que poderiam ser mais eficazes. Mas a culpa é ERP!
Pois é! Benditos sistemas nessas empresas tão bem administradas. Nelas a culpa é sempre do ERP!
Postagem revisada e republicada neste Blog sob o título
A culpa é sempre do ERP.
Vejamos agora essa postagem
A Otimização do uso de Sistemas e Tecnologias requer um bom projeto de Implementação, requer profissionais de experientes e de primeira linha.
A Figura do Key User é essencial.
Deve-se assegurar que as funcionalidades sejam bem utilizadas
Relatórios detalhados de análises e consistências podem ajudar muito,
Vejam esta postagem que aborda um relatório de consistência.
Gestão Contábil dos Estoques - Relatório de Consistência
A Culpa é sempre do ERP
Na sua empresa muitos processos são mal executados. Mas a culpa sempre é atribuída ao ERP!
Quando o ERP foi implantado a Gestão do Projeto de Implementação foi um caos. Mas a culpa é do ERP!
Seu Master Data está uma bagunça e o que deveria ser centralizado ou melhor controlado está aberto para vários usuários alterarem a vontade. Mas a culpa é do ERP!
Rastreablidade, Ação Corretiva, OEE, TPM, Melhoria Contínua! O que é isso? Mas a culpa é do ERP!
Na implantação diversas funcionalidades do sistema não foram e ainda não estão sendo utilizadas. Mas a culpa pela não utilização dessas funcionalidades é do ERP!
Na implantação você optou por uma consultoria meia boca para assessorar na implantação porque você fez leilão do honorário e optou pelo mais barato. Mas a culpa é do ERP!
Você não nomeou key users nem investe em treinamentos para não gastar. Mas a culpa é do ERP!
Quando surgem problemas no dia a dia não são abertas ocorrências junto á empresa de ERP, ficando os envolvidos reclamando e atribuindo a culpa dos problemas à qualidade do sistema. Mas a culpa é ERP!
Seus cadastros de clientes, produtos, listas de peças estão cheias de problemas, inconsistências, itens obsoletos e nada é feito para a melhoria do caos que isso gera. Mas a culpa é ERP!
Suas Ordens de Produção e Montagem não são bem gerenciadas e são costumeiramente encerradas com um monte de erros de alocações gerando inúmeros erros nos estoques. Mas a culpa é ERP!
Diversos de seus processos e controles deveriam ser mas não são revisados pois incorporam uma serie de inconsistências e etapas que poderiam ser mais eficazes. Mas a culpa é ERP!
Pois é! Benditos sistemas nessas empresas tão bem administradas. Nelas a culpa é sempre do ERP!
Postagem revisada e republicada neste Blog sob o título
A culpa é sempre do ERP.
segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
Contabilidade em Pequenas Empresas
A Contabilidade em pequenas empresas sempre é terceirizada junto a um escritório de contabilidade.
Muitas vezes os escritórios apenas processam as Notas Fiscais emitidas e recebidas e cuidam das obrigações fiscais e trabalhistas.
Seja a empresa do porte que for, ela sempre deve exigir do escritório de contabilidade a emissão de balancetes mensais e também dos demonstrativos financeiros principais que são:
O Balanço e o
DRE ( Demonstrativo de Resultado do Exercício )
Fonte da Figura: http://www.gecompany.com.br/educacional/o-balanco-patrimonial-e-sua-utilidade/
O Balanço Patrimonial e o DRE são excelentes ferramentas para acompanhamento, registro e controle das diversas contas e grupos de contas controlados pela Contabilidade. Logo nenhuma empresa deveria dispensar esses relatórios.
Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial mostra os bens, direitos do lado dos Ativos e no Passivo as Obrigações. Logo abaixo das Obrigações é mostrado o Patrimônio Líquido, onde os principais itens são o Capital investido pelos sócios da empresa e os Lucros ou Prejuízos acumulados.
DRE - Demonstrativo de Resultado do Exercício
O DRE demonstra mês a mês as Receitas, os custos das vendas, os custos e despesas e lucro ou prejuizo gerado no período demonstrado.
Fonte da Figura acima - https://orcamentoempresarial.com/2017/10/16/custos-e-despesas-na-dre-algumas-analises-gerenciais/
Temos ainda um terceiro Demonstrativo que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Recomendamos a elaboração mensal do DRE e Balanço e pelo menos trimestral do demonstrativo de Fluxo de Caixa.
Muitas vezes os escritórios apenas processam as Notas Fiscais emitidas e recebidas e cuidam das obrigações fiscais e trabalhistas.
Seja a empresa do porte que for, ela sempre deve exigir do escritório de contabilidade a emissão de balancetes mensais e também dos demonstrativos financeiros principais que são:
O Balanço e o
DRE ( Demonstrativo de Resultado do Exercício )
Fonte da Figura: http://www.gecompany.com.br/educacional/o-balanco-patrimonial-e-sua-utilidade/
O Balanço Patrimonial e o DRE são excelentes ferramentas para acompanhamento, registro e controle das diversas contas e grupos de contas controlados pela Contabilidade. Logo nenhuma empresa deveria dispensar esses relatórios.
Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial mostra os bens, direitos do lado dos Ativos e no Passivo as Obrigações. Logo abaixo das Obrigações é mostrado o Patrimônio Líquido, onde os principais itens são o Capital investido pelos sócios da empresa e os Lucros ou Prejuízos acumulados.
DRE - Demonstrativo de Resultado do Exercício
O DRE demonstra mês a mês as Receitas, os custos das vendas, os custos e despesas e lucro ou prejuizo gerado no período demonstrado.
Fonte da Figura acima - https://orcamentoempresarial.com/2017/10/16/custos-e-despesas-na-dre-algumas-analises-gerenciais/
Temos ainda um terceiro Demonstrativo que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Recomendamos a elaboração mensal do DRE e Balanço e pelo menos trimestral do demonstrativo de Fluxo de Caixa.
sábado, 30 de novembro de 2019
Plano de Negócios - Como Desenvolver
Segue um vídeo sobre Plano de Negócios que postei no Youtube
terça-feira, 26 de novembro de 2019
Gestão Estratégica do DRE / P&L Strategic Management
Gestão Estratégica do DRE é mais a amplo e abrangente do que a Gestão de Custos, por exemplo.
Ao gerir estrategicamente o DRE você terá que focar todas as linhas relevantes de um DRE de forma a otimizar todos os seus componentes.
Esta postagem eu farei aos poucos e após alguns tempo, ainda em 2019 espero, terei completado a postagem.
De uma forma rápida a Gestão do DRE implica na Gestão estratégica de:
1- Receitas
2- Custos
3- Despesas
4- Impostos
5- Working Capital
Quando falamos de DRE estamos nos referindo ao DRE Gerencial que pode ir bem além de um DRE tradicional que é um dos Demonstrativos Financeiros gerados por uma contabilidade.
Dependendo do tipo de negócio deveremos agregar outras linhas ao DRE pois ela mostrará elementos importantes para controle e análise.
Cada item acima poderá ser desdobrar em dois ou mais itens. Por Exemplo: Temos que gerir as Receitas Brutas, as deduções das Receitas e as Receitas Líquidas. Somente este tópico poderá implicar em diversas análises e ações para otimização dos pontos abrangidos.
Se quiser eu te avisarei quando atualizar e complementar a postagem, para isso me envie um whatsapp para 11.97227.7471
Ao gerir estrategicamente o DRE você terá que focar todas as linhas relevantes de um DRE de forma a otimizar todos os seus componentes.
Esta postagem eu farei aos poucos e após alguns tempo, ainda em 2019 espero, terei completado a postagem.
De uma forma rápida a Gestão do DRE implica na Gestão estratégica de:
1- Receitas
2- Custos
3- Despesas
4- Impostos
5- Working Capital
Quando falamos de DRE estamos nos referindo ao DRE Gerencial que pode ir bem além de um DRE tradicional que é um dos Demonstrativos Financeiros gerados por uma contabilidade.
Dependendo do tipo de negócio deveremos agregar outras linhas ao DRE pois ela mostrará elementos importantes para controle e análise.
Cada item acima poderá ser desdobrar em dois ou mais itens. Por Exemplo: Temos que gerir as Receitas Brutas, as deduções das Receitas e as Receitas Líquidas. Somente este tópico poderá implicar em diversas análises e ações para otimização dos pontos abrangidos.
Se quiser eu te avisarei quando atualizar e complementar a postagem, para isso me envie um whatsapp para 11.97227.7471
Implantação de um Sistema de Custos - Por onde começar?
sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Sistemas de Custos para empresas Metalúrgicas
Trabalhei como funcionário ou como consultor em diversas empresas Metalúrgicas.
Como em outras empresas as oportunidades de perdas, de baixa produtividade e de Custos Descontrolados são amplas.
Vejam essa minha postagem no Linkedin
Se quiserem me adicionem no Linkedin e sejam meu contato
POSTAGEM NO LINKEDIN <<<< CLIQUE
Como em outras empresas as oportunidades de perdas, de baixa produtividade e de Custos Descontrolados são amplas.
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CUSTOS EM EMPRESAS METALÚRGICAS – O que livros e universidades não mostram
quinta-feira, 21 de novembro de 2019
9 métricas de contas a pagar
9 métricas de contas a pagar para otimizar seu processamento de fatura
CURSO VIRTUAL DE CONTROLADORIA
- CLIQUE ABAIXO
Fonte: Tradução livre de https://pyrus.com/en/blog/accounts-payable-metrics
Ao automatizar seus processos de contas a pagar (AP), é essencial que você rastreie algumas métricas-chave. Nesta publicação, explicaremos por que isso é importante, quais métricas de contas a pagar para rastrear e como usar cada um para melhorar seu sistema de processamento de fatura.
Observação: Em Inglês a sigla AP significa " Accounts Payables" ou Contas a pagar em Português
No final, você deve poder melhorar seus fluxos de trabalho AP e otimizar consideravelmente seus processos de fatura. Vamos lá.
Por que você deve rastrear métricas de contas a pagar?
O rastreamento de suas métricas AP é benéfico de muitas maneiras, mas o objetivo final é medir e analisar resultados para melhoria. Sem rastrear, medir e analisar suas métricas de forma regular, será difícil identificar áreas de AP que exijam mudanças.
Essas métricas são indicadores de desempenho chave (KPIs), que podem ser usados como valores mensuráveis para mostrar com que eficácia sua equipe de AP está cumprindo metas e alcançando os objetivos departamentais e determinar como aproveitar ao máximo o tempo e os recursos. Se você não acompanhar suas métricas de contas a pagar, talvez você não saiba o quão produtiva é sua equipe ou a sua potencial produtividade.
O rastreamento também fornece uma visibilidade mais clara em seus processos de fatura e etapas de aprovação. A visibilidade é importante para a eficiência e o crescimento.Ele permite que você veja o que está funcionando e o que não está em sua estratégia de AP atual. Com isso, você poderá tomar decisões com base em dados, em vez de adivinhar com base em informações limitadas.
Se puxar alguns números para obter melhores resultados soa intrigante para você, continue lendo para descobrir os KPIs mais importantes para contas a pagar.
As principais métricas de contas a pagar para rastrear
1. Número total de faturas recebidas dentro de um determinado período de tempo. Antes de medir qualquer métrica, você deve seguir o número total de faturas que entram no departamento de contas a pagar dentro de um determinado período de tempo. Pode ser diariamente, semanalmente, mensalmente ou mesmo anualmente. Este conhecimento lhe dará uma ideia do volume de trabalho normal e permite definir algumas linhas de base para facilitar a medida de outras métricas.
O número total de faturas recebidas diretamente depende do tamanho da sua organização - quanto maior a empresa, mais contas tem que pagar e mais facturas serão recebidas.
2. Número total de faturas processadas como uma porcentagem do número total de faturas recebidas dentro de um período de tempo. A razão para rastrear esta métrica é medir a taxa de trabalho da sua equipe de AP.Para análise de longo prazo, como três ou seis meses, esse número deve ser superior a 90%.Se não estiver, então algo está errado e você precisa reavaliar sua estratégia.
Poderia haver estrangulamentos não identificados que retardam os processos ao longo do caminho? Algumas partes dos fluxos de trabalho do AP ainda são gerenciadas manualmente? Existem problemas com exceções? Seja qual for a obstrução, identifique-a e remova-a.
Esforçar-se para melhorar esta métrica irá melhorar a eficiência e a eficácia da sua equipe.
3. O custo médio por fatura. O custo é uma das métricas de contas a pagar mais importantes para rastrear, pois você poderá obter informações sobre fatores que o conduzem. Você também poderá encontrar formas de reduzir seus gastos com fatura e reduzir custos.
No rastreamento de custos de fatura, considere coisas como taxas de software, suporte de TI pago, custo de hardware, salários e benefícios do pessoal, despesas gerais gerenciais e outras coisas de conseqüência financeira.
O tipo de fatura também é importante, uma vez que as exceções e as faturas não-PO são mais dispendiosas para processar que as faturas diretas e baseadas em PO, respectivamente.
Geralmente, o custo de um sistema automatizado é inferior ao custo da operação manual. Com a automação, você não terá que gastar muito dinheiro na entrada manual de dados, pois você poderá capturar automaticamente os dados da fatura rapidamente.
4. Tempo de ciclo da fatura. Aqui é onde você rastreia o tempo médio de recebimento / pagamento. Ele mede o tempo médio de trabalho necessário para processar uma fatura desde quando é recebida quando é paga e arquivada.
Esta métrica pode ajudá-lo a identificar quais tarefas ocupam mais tempo, e geralmente informa você como seu time gasta seu tempo.Um tempo de ciclo de faturamento baixo é definitivamente uma coisa boa. Se for alto, você deve agilizar seus processos de AP para acelerar seus fluxos de trabalho. A automação completa é a melhor maneira de fazer isso.
Ao acelerar os fluxos de trabalho, você poderá eliminar as penalidades em atraso e tornar sua empresa mais facilmente elegível para descontos de pagamento antecipado.
5. Taxa de pagamentos errados como percentual do pagamento total Esta métrica mede o número de pagamentos errôneos feitos durante um determinado período de tempo, dividido pelo número total de faturas pagas ao longo do mesmo período de tempo. Embora os humanos cometem erros, você quer que esse número seja baixo.
Pagamentos duplicados, pagamentos em excesso e outros pagamentos errôneos podem ser um enorme dreno sobre as finanças da empresa.
Um dos principais objetivos da automação é reduzir erros e minimizar pagamentos incorretos. A automação do fluxo de trabalho
6. Taxa de exceções como porcentagem do número total de faturas processadas. Você deve pressionar por um sistema que o permita processar rapidamente a maioria de suas faturas sem qualquer problema.
Mesmo com um sistema automatizado, algumas faturas podem ser marcadas como exceções devido a discrepâncias no final do fornecedor.As faturas que resultam em uma exceção geralmente requerem intervenção manual (como corrigir um campo) antes de serem aprovadas para pagamento. E uma vez que as exceções custam mais para processar que as faturas diretas, faz sentido rastrear a taxa de exceções.
Isso ajudará você a identificar fontes comuns dessas exceções (como fornecedores com a maioria das exceções em suas faturas), motivos comuns para as exceções e maneiras de resolvê-las facilmente.
7. Descontos captados como uma porcentagem dos descontos oferecidos.Embora a maioria dos fornecedores geralmente ofereça descontos para pagamentos antecipados, uma empresa pode não conseguir marcar todos os descontos para os quais eles são elegíveis.
Você deve tentar obter o maior número possível de descontos para economizar custos e melhorar a linha de fundo da sua empresa. A automação do fluxo de trabalho irá ajudá-lo a fazer isso, mas, para não deixar pedra nenhuma, é importante rastrear a taxa de descontos captados como uma porcentagem dos descontos totais oferecidos pelos fornecedores.
Seguir esta métrica irá ajudá-lo a saber por que os descontos foram perdidos e apresentá-lo com formas de responder de acordo.
8. Faturas eletrônicas como porcentagem do total de faturas recebidas. As faturas eletrônicas são mais rápidas e mais baratas para processar, pois você não perde tempo e recursos digitalizando e capturando dados.
O objetivo do rastreamento desta métrica é conhecer a porcentagem (e os tipos) de fornecedores que os enviam, de modo que você esteja melhor equipado para eliminar faturas em papel. Quanto mais facturas eletrônicas você recebe, menos tempo e dinheiro você gasta para processá-los.
9. Número de operadores AP. Esta métrica mede o número de trabalhadores que processam uma certa quantia de faturas dentro de um período de tempo.
Um sistema automatizado de processamento de fatura foi projetado para ajudá-lo a fazer mais com o mínimo de força de trabalho necessário.
Ao rastrear o número de trabalhadores de AP, você é capaz de medir a eficiência e encontrar formas de reduzir o número de funcionários, tudo ao fazer mais. Aponte para manter esta métrica baixa sem sacrificar a eficiência e a qualidade do trabalho. Se você se encontrar com um número alto aqui, talvez seja necessário reavaliar seu sistema de processamento de faturas.
Um volume elevado de faturas ainda requer toque manual mesmo depois de automatizar seu sistema? Os membros da sua equipe realmente estão implementando o novo sistema automatizado?
Tudo o que está acontecendo, resolver o problema ajudará a reduzir o número de trabalhadores humanos e libertar o tempo de seus funcionários para fazer tarefas mais importantes e reduzir os custos no processo.
O especialista em gestão e autor Peter Drucker é muitas vezes citado como dizendo: "O que é medido é melhorado." Certamente é verdade para os negócios hoje. Se você quer melhorar ao tornar seu processamento de fatura tão suave e simplificado quanto possível, enquanto desfruta de excelentes retornos em seu investimento em uma ferramenta de automação de fluxo de trabalho, então você definitivamente precisa rastrear, medir e usar suas métricas de contas a pagar.
Isso deve ser feito de forma regular, seja mensalmente, trimestralmente, a cada seis meses - seja o que for mais sensato para a sua organização.
Comece simples com um pequeno número de métricas e depois melhore.
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Ariovaldo Lopes da Silva – Economista,
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contas a pagar contas a receber
sábado, 26 de outubro de 2019
Quando um "Balance Sheet" se torna um "Balance Shit"
As melhores palestras em sua empresa, evento ou convenção
Vejam todos os Links do
Palestrante e Consultor Ari
BANCO DE TESES / Biblioteca Digital
Costumo consultar com freqüencia o excelente link da Biblioteca Digital da USP.
Nesse site podemos efetuar o download de Dissertações e Teses completas.
http://www.teses.usp.br/
Essa é uma excelente fonte para estudantes, profissionais e outros interessados no vasto material disponibilizado. Aproveitem!!
Nesse site podemos efetuar o download de Dissertações e Teses completas.
http://www.teses.usp.br/
Essa é uma excelente fonte para estudantes, profissionais e outros interessados no vasto material disponibilizado. Aproveitem!!
ERPs Vantagens e Desvantagens da Informação
Autor: Acyr Ragugnetti Filho
Os ERPs trazem informações sobre o que se passou e o que ocorreu durante os meses de vida e de anos das empresas e na maioria das vezes trabalham somente com o passado, o que infelizmente e na maioria dos casos só nos auxiliam a lembrar e verificarmos o que fizemos de errado para tentarmos corrigir o próximo mês , o próximo trimestre ou o próximo ano.
sábado, 21 de setembro de 2019
Planejamento Estratégico às Pressas
Frequentemente me vejo obrigado a auxiliar empresas a fazerem um Planejamento Estratégico às pressas.
Isso ocorre principalmente quando preciso fazer um cálculo de valor da empresa, mais conhecido como evaluation. Existem varias formas para se preparar um evaluation mas a melhor forma é com base em resultados líquidos de caixa que requerem a projeção de EBITDA´s anuais para períodos que vão de 5 a 10 anos.
Mas boa parte das empresas não possuem um Planejamento Estratégico e muitas vezes nem possuem um planejamento tático ou operacional, que é o planejamento de curto para períodos entre 1 e 2 anos.
Então, como proceder para preparar um Planejamento Estratégico de forma rápida e com qualidade?
Eu costumo seguir os seguir os seguintes passos:
1- Um olhar para o passado e presente
Costumo organizar os dados contábeis financeiros passados e atual. Um período mínimo de três anos é requerido e se for possível 5 anos.
Essa organização envolve criticar, analisar e ver consistência e qualidade dos dados. Se houver parecer de auditoria melhor, mas nem sempre as empresas possuem.
2- Um olhar para Produtos e Mercados
Conforme figura abaixo temos quatro quadrantes. Mas muitas empresas estão apenas em quadrante. A figura é auto explicativa.
3- Em paralelo fazemos um exercício com análise SWOT
Isso ocorre principalmente quando preciso fazer um cálculo de valor da empresa, mais conhecido como evaluation. Existem varias formas para se preparar um evaluation mas a melhor forma é com base em resultados líquidos de caixa que requerem a projeção de EBITDA´s anuais para períodos que vão de 5 a 10 anos.
Mas boa parte das empresas não possuem um Planejamento Estratégico e muitas vezes nem possuem um planejamento tático ou operacional, que é o planejamento de curto para períodos entre 1 e 2 anos.
Então, como proceder para preparar um Planejamento Estratégico de forma rápida e com qualidade?
Eu costumo seguir os seguir os seguintes passos:
1- Um olhar para o passado e presente
Costumo organizar os dados contábeis financeiros passados e atual. Um período mínimo de três anos é requerido e se for possível 5 anos.
Essa organização envolve criticar, analisar e ver consistência e qualidade dos dados. Se houver parecer de auditoria melhor, mas nem sempre as empresas possuem.
2- Um olhar para Produtos e Mercados
Conforme figura abaixo temos quatro quadrantes. Mas muitas empresas estão apenas em quadrante. A figura é auto explicativa.
3- Em paralelo fazemos um exercício com análise SWOT
4- Usamos a metologia OGSAM para preparar um breve Plano Estratégico de Negócios
5- Definimos as premissas o plano básico que envolve os produtos atuais nos mercados atuais.
6- Definimos as outros dados necessários para as iniciativas de crescimento que envolvem os outros 3 quadrantes: Novos Produtos no Mercado Atual; Produtos Atuais em novos Mercados e Produtos Novos e Novos Mercados.
7- Podemos usar alguns conceitos do Balanced Score Card e preparar um Mapa Estratégico. Clique abaixo
O Balanced Score Card / A Contabilidade do Futuro e o Mapa Estratégico
8- Valorizamos tudo isso e colocamos e projetamos os resultados para o período desejado.
No Final teremos alguns KPI´s bem como as estratégias e Planos de Ações para o atingimento.
IMPORTANTE é alinhar um Planejamento Tático ou Operacional com o Planejamento Estratégico.
Pronto o Planejamento Estratégico e Projeção dos EBITDA´s serão preparados em cerca de 10 a 20 slides.
Esse processo não pode tomar mais do que 3 a 5 dias. Mas o apoio e suporte às empresas para realizarem efetivamente o que planejam requer mais tempo.
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evaluation,
planejamento estratégico
sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Definição de 'Estratégias de Preços'
Definição de
'Estratégias de Preços'
domingo, 4 de agosto de 2019
Full Time Equivalent / Análise e Gestão de FTE´s
Gestão de
Funcionários
quinta-feira, 20 de junho de 2019
Ebook Grátis - A Configuração da Controladoria
Baixe gratuitamente o eBook
A Configuração da CONTROLADORIA
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Tópicos tratados no eBook
Sumário ......................................................................................................................................... 1
INTRODUÇÃO ................................................................................................................................ 3
CAPÍTULO I - PAPO SOBRE CONFIGURAÇÃO DA CONTROLADORIA ............................................. 5
Configuração da Controladoria ................................................................................................. 6
Quais são as Diferenças entre Contabilidade Gerencial e a Financeira? .................................. 8
Informações não Financeiras .................................................................................................... 9
Responsabilidades da Função Contábil ................................................................................... 11
Gestão Financeira .................................................................................................................... 12
Novas Responsabilidades incorporadas à Controladoria / Contabilidade. ......................... 13
Sistemas Integrados ................................................................................................................ 13
Detalhando as Responsabilidades da função contábil ............................................................ 15
Responsabilidades Tradicionais: ......................................................................................... 15
Responsabilidades Novas .................................................................................................... 16
Novas Responsabilidades em empresas pequenas ............................................................. 16
Impacto das Mudanças no ambiente dos Negócios e nas funções da Contabilidade ........ 17
Atividades de Rotina e o envolvimento do Controller ............................................................ 17
Transações Virtuais ................................................................................................................. 19
BLOCO K – Entrou em vigência para grande parte das empresas....................................... 20
Transações que envolvem dois ou mais países. ...................................................................... 20
Operações Intercompany ........................................................................................................ 21
Full Time Equivalent ( FTE ) e outros indicadores de Colaboradores ..................................... 22
FTE Management – Gestão de FTE´s ....................................................................................... 23
Dispensa de funcionários ........................................................................................................ 25
Problemas decorrentes da ausência de uma Controladoria Eficaz ......................................... 25
Empresas com Múltiplas Filiais ............................................................................................... 27
O Papel do Controller .............................................................................................................. 27
A Controladoria e a Indústria 4.0 ............................................................................................ 28
Indústria 4.0 - A indústria do Futuro ....................................................................................... 28
Quando Gerentes e Diretores querem manipular dados contábeis ....................................... 31
Exemplos de manipulação para maquiar ou até mesmo forjar resultados: ....................... 31
Um pouco mais sobre a responsabilidade do Controller ........................................................ 32
Quando não há a figura do Controller .................................................................................... 33
2
Configuração da CONTROLADORIA -
Este eBook corresponde ao primeiro Capítulo do eBook PAPO DE CONTROLLER com cerca de
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O Controller e a sua coordenação. .......................................................................................... 33
Missão da Empresa ................................................................................................................. 34
A Missão, Cultura e Valores das Empresas e a Controladoria................................................ 34
Visão .................................................................................................................................. 35
Cultura Empresarial ............................................................................................................. 36
Accountability.......................................................................................................................... 40
Organização da Controladoria................................................................................................. 41
- Características básicas da Controladoria em todas empresas .......................................... 41
- Características específicas da Controladoria decorrentes do tipo de empresa e ramos de negócio ................................................................................................................................ 41
Gestão do Grupo Contábil ....................................................................................................... 42
Desafio do Grupo Contábil ...................................................................................................... 42
O que é “Core Business .......................................................................................................... 43
Estilos de Comando ................................................................................................................. 44
Avaliação de desempenho ...................................................................................................... 45
Avaliação por Competências ................................................................................................... 45
Avaliação 360 graus. ................................................................................................................ 46
Manuais de Procedimentos .................................................................................................... 47
Recursos necessários ao funcionamento da Controladoria .................................................... 49
1- Recursos Humanos ...................................................................................................... 50
2- Recursos Tecnológicos .................................................................................................... 50
3- Recursos de estrutura ..................................................................................................... 50
4- Recursos de capacitação ................................................................................................. 51
Avaliação da Controladoria e as medidas corretivas .............................................................. 51
A Informação Contábil............................................................................................................. 52
Conclusão .................................................................................................................................... 54
Bibliografia .............................................................................................................................. 59
A Configuração da CONTROLADORIA
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Tópicos tratados no eBook
Sumário ......................................................................................................................................... 1
INTRODUÇÃO ................................................................................................................................ 3
CAPÍTULO I - PAPO SOBRE CONFIGURAÇÃO DA CONTROLADORIA ............................................. 5
Configuração da Controladoria ................................................................................................. 6
Quais são as Diferenças entre Contabilidade Gerencial e a Financeira? .................................. 8
Informações não Financeiras .................................................................................................... 9
Responsabilidades da Função Contábil ................................................................................... 11
Gestão Financeira .................................................................................................................... 12
Novas Responsabilidades incorporadas à Controladoria / Contabilidade. ......................... 13
Sistemas Integrados ................................................................................................................ 13
Detalhando as Responsabilidades da função contábil ............................................................ 15
Responsabilidades Tradicionais: ......................................................................................... 15
Responsabilidades Novas .................................................................................................... 16
Novas Responsabilidades em empresas pequenas ............................................................. 16
Impacto das Mudanças no ambiente dos Negócios e nas funções da Contabilidade ........ 17
Atividades de Rotina e o envolvimento do Controller ............................................................ 17
Transações Virtuais ................................................................................................................. 19
BLOCO K – Entrou em vigência para grande parte das empresas....................................... 20
Transações que envolvem dois ou mais países. ...................................................................... 20
Operações Intercompany ........................................................................................................ 21
Full Time Equivalent ( FTE ) e outros indicadores de Colaboradores ..................................... 22
FTE Management – Gestão de FTE´s ....................................................................................... 23
Dispensa de funcionários ........................................................................................................ 25
Problemas decorrentes da ausência de uma Controladoria Eficaz ......................................... 25
Empresas com Múltiplas Filiais ............................................................................................... 27
O Papel do Controller .............................................................................................................. 27
A Controladoria e a Indústria 4.0 ............................................................................................ 28
Indústria 4.0 - A indústria do Futuro ....................................................................................... 28
Quando Gerentes e Diretores querem manipular dados contábeis ....................................... 31
Exemplos de manipulação para maquiar ou até mesmo forjar resultados: ....................... 31
Um pouco mais sobre a responsabilidade do Controller ........................................................ 32
Quando não há a figura do Controller .................................................................................... 33
2
Configuração da CONTROLADORIA -
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O Controller e a sua coordenação. .......................................................................................... 33
Missão da Empresa ................................................................................................................. 34
A Missão, Cultura e Valores das Empresas e a Controladoria................................................ 34
Visão .................................................................................................................................. 35
Cultura Empresarial ............................................................................................................. 36
Accountability.......................................................................................................................... 40
Organização da Controladoria................................................................................................. 41
- Características básicas da Controladoria em todas empresas .......................................... 41
- Características específicas da Controladoria decorrentes do tipo de empresa e ramos de negócio ................................................................................................................................ 41
Gestão do Grupo Contábil ....................................................................................................... 42
Desafio do Grupo Contábil ...................................................................................................... 42
O que é “Core Business .......................................................................................................... 43
Estilos de Comando ................................................................................................................. 44
Avaliação de desempenho ...................................................................................................... 45
Avaliação por Competências ................................................................................................... 45
Avaliação 360 graus. ................................................................................................................ 46
Manuais de Procedimentos .................................................................................................... 47
Recursos necessários ao funcionamento da Controladoria .................................................... 49
1- Recursos Humanos ...................................................................................................... 50
2- Recursos Tecnológicos .................................................................................................... 50
3- Recursos de estrutura ..................................................................................................... 50
4- Recursos de capacitação ................................................................................................. 51
Avaliação da Controladoria e as medidas corretivas .............................................................. 51
A Informação Contábil............................................................................................................. 52
Conclusão .................................................................................................................................... 54
Bibliografia .............................................................................................................................. 59
sexta-feira, 31 de maio de 2019
Exercício com ROI, ROE, GAF, EVA, MVA, EV
Esse é um exercício parcial seguem os slides
Gerencial unifieo from Ariovaldo Silva
DOWNLOAD da Planilha de Indices - Clique abaixo
https://drive.google.com/open?id=1npyj68LtWTArbX7uR-106eW0dSF0jwx6
Postarei as respostas oportunamente.
Por enquanto estarão sendo resolvidas pelos alunos.
Grato
Ariovaldo
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Postarei as respostas oportunamente.
Por enquanto estarão sendo resolvidas pelos alunos.
Grato
Ariovaldo
segunda-feira, 27 de maio de 2019
Grupo no Linkedin para Controllers e CFO´s
Estou criando no Linkedin
Um seleto grupo somente para Controllers experientes e CFO´s Se você é ou foi Controller ou CFO com muita experiência venha participar
https://lnkd.in/dJfWca8
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sexta-feira, 24 de maio de 2019
Planilha de Indicadores com Semáforos
Mentoria ou Consultor Virtual Nível Internacional
quinta-feira, 23 de maio de 2019
o que é Benchmarking?
Labels:
Bain,
best in class,
eficiência,
melhores práticas,
processos,
produtividade
sexta-feira, 10 de maio de 2019
Estudo de caso / Exercício com Indicadores, Análise Marginal e Unidades de Negócio
Segue exercício envolvendo diversos conceitos já estudados no curso de Contabilidade Gerencial I da UNIFIEO e outros conceitos que serão estudos em paralelo à resolução do Exercício.
quinta-feira, 9 de maio de 2019
SG&A Expenses - Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas
Traduzido e adaptado do link ao final da Postagem.
SG&A Expenses - Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas
Comentando estrutura e níveis hierárquicos das empresas
quarta-feira, 8 de maio de 2019
Costs Management / Gestão de Custos / 19 postagens campeãs
Labels:
Costs Management,
Gestão de Custos
sexta-feira, 3 de maio de 2019
Vantagens e Desvantagens da Unidade de Negócio
Título original deste artigo:
Vantagens e Desvantagens da Estrutura Estratégica da Unidade de Negócios
Vantagens e Desvantagens da Estrutura Estratégica da Unidade de Negócios
Labels:
Business Unit,
unidade de negócio
Unidade de Negócios - Business Unit
Unidade de Negócios é uma ferramenta de gestão amplamente adotado nas empresas internacionais e nas boas empresas nacionais.
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