Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Comentando estrutura e níveis hierárquicos das empresas

Muitas empresas, sobretudo algumas multinacionais, trabalham com uma estrutura que chamam de matricial. É algo difícil de explicar, mas além de servir para dar emprego para muita gente.

Esse sistema atribui a diferentes pessoas responsabilidades para coordenar alguns processos.

Assim, um gerente de uma fábrica, por exemplo, pode responder para um diretor, mas por outro lado terá um monte de coordenações lhe cobrando mil coisas. Essas subordinações indiretas são ligação por "dotted line" ou linha pontilhada, enquanto a subordinação direta é uma "direct line".

Alguns exemplos de coordenações que um gerente fábrica poderia ter são: coordenação de meio ambiente, coordenação de qualidade, coordenação de projetos, e muitas outras coordenações.

Apesar de ser pouco recomendável e antiquado, muitas empresas ainda mantêm um monte níveis, o que adicionado à estrutura matricial gera alguns organogramas que são extremamente complicados e nada funcionais.

Tenho observado reduções de custos significativas,que ocorreram através da redução de níveis e eliminação de coordenações desnecessárias, que mais engessam as empresas do que ajudam.

A redução de níveis hierárquicos precisa ser acompanhada da melhora do nível dos funcionários de linha, de maior delegação de responsabilidade e da devida retribuição para aqueles que demonstrarem maior competência. A Gestão por Indicadores de Desempenho com foco em melhoria contínua ´é bem mais eficaz para obter eficiência eficácia do que as coordenações matriciais

Em alguns setores onde a competição é forte e as margens são menores, há menos espaço para desperdícios com estruturas super dimensionadas. Algumas empresas que optam por esse caminho têm grande chance de ficarem no vermelho.

Por outro lado, em algumas empresas que possuem produtos que são vendidos com altas margens de lucro, é comum encontrarmos desperdício com funções e níveis desnecessários. Infelizmente, muitas empresas apenas procuram adequar estruturas apenas quando se encontram seriamente afetadas pelo inchaço. Ai, pode ser tarde, e o custo dos ajustes tendem a ser muito maiores do que se fossem feitos previamente.

A alternativa é agir preventivamente, focar qualidade e não quantidade de pessoas. Formar um grupo enxuto, motivado e campeão! Como fazer isso? O começo de tudo é colocar na direção gente seria, justa, ética e competente. Aí, talvez resida a maior dificuldade, você não acha?

Brazil Business Consultants  < cliquem neste LINK

Mais uma ação para divulgação e aumento de network

Seja meu contato no Linkedin e Twitter







Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM