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sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Definição de 'Estratégias de Preços'


Definição de 'Estratégias de Preços'


Definição: Preço é o valor que é atribuído a um produto ou serviço e é o resultado de um conjunto complexo de cálculos, pesquisas e compreensão e capacidade de assumir riscos. 

Uma estratégia de preços leva em consideração segmentos, capacidade de pagamento, condições de mercado, ações da concorrência, margens comerciais e custos de insumos, entre outros. 
É direcionado aos clientes definidos e contra concorrentes.

Existem várias estratégias de preços:

Preços Premium: 

O preço alto é usado como critério de definição. Tais estratégias de preços funcionam em segmentos e setores onde existe uma forte vantagem competitiva para a empresa. Exemplo: Porche em carros e Gillette em lâminas.

Preços de Penetração: 

O preço é definido artificialmente baixo para ganhar participação de mercado rapidamente. 
Isso é feito quando um novo produto está sendo lançado. Entende-se que os preços serão aumentados quando o período de promoção terminar e os objetivos de participação de mercado forem alcançados. 

Exemplo: tarifas de celular na Índia; empréstimos à habitação etc.

Preços Econômicos: 

Preços sem gorduras. As margens são baixas; despesas gerais como custos de marketing e publicidade são muito baixas. Tem como alvo o mercado de massa e a alta participação de mercado. 

Exemplo: Algumas industrias que vendem para Montadoras

Estratégia de Preços Inflados ( Skimming ): o preço alto é cobrado por um produto até que os concorrentes permitam, após o que os preços podem cair. A idéia é recuperar o máximo de dinheiro antes que o produto ou segmento atraia mais concorrentes que diminuirão os lucros para todos os envolvidos. 

Exemplo: os primeiros preços de telefones celulares, videocassetes e outros itens eletrônicos.

Essas são as quatro estratégias básicas, variações das quais são usadas na indústria.




Vejam também:

A GESTÃO DE PREÇOS E OS SISTEMAS DE CUSTOS

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