Definição de
'Estratégias de Preços'
Definição: Preço
é o valor que é atribuído a um produto ou serviço e é o resultado de um
conjunto complexo de cálculos, pesquisas e compreensão e capacidade de assumir
riscos.
Uma estratégia de preços leva em consideração segmentos, capacidade de
pagamento, condições de mercado, ações da concorrência, margens comerciais e
custos de insumos, entre outros.
É direcionado aos clientes definidos e contra
concorrentes.
Existem várias estratégias de preços:
Preços Premium:
O preço alto é usado como critério de definição. Tais estratégias de preços
funcionam em segmentos e setores onde existe uma forte vantagem competitiva
para a empresa. Exemplo: Porche em carros e Gillette em lâminas.
Preços de Penetração:
O preço é definido artificialmente baixo para ganhar participação
de mercado rapidamente.
Isso é feito quando um novo produto está sendo lançado.
Entende-se que os preços serão aumentados quando o período de promoção terminar e
os objetivos de participação de mercado forem alcançados.
Exemplo: tarifas de
celular na Índia; empréstimos à habitação etc.
Preços Econômicos:
Preços sem gorduras. As margens são baixas; despesas gerais como
custos de marketing e publicidade são muito baixas. Tem como alvo o mercado de
massa e a alta participação de mercado.
Exemplo: Algumas industrias que vendem para Montadoras
Estratégia de Preços Inflados ( Skimming ): o preço alto é cobrado por um produto até que os concorrentes
permitam, após o que os preços podem cair. A idéia é recuperar o máximo de
dinheiro antes que o produto ou segmento atraia mais concorrentes que
diminuirão os lucros para todos os envolvidos.
Exemplo: os primeiros preços de
telefones celulares, videocassetes e outros itens eletrônicos.
Essas são as
quatro estratégias básicas, variações das quais são usadas na indústria.
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