Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Perdas materiais: resíduos, sucatas, defeitos e deterioração



Este artigo é uma tradução livre da postagem conforme link abaixo

atenção : CURSO DE CONTROLADORIA 


http://www.yourarticlelibrary.com/cost-accounting/material-control/material-losses

Perdas materiais: resíduos, sucatas, defeitos e deterioração

Leia este artigo para aprender sobre as várias perdas de material (desperdícios, resíduos, defeitos e deteriorações) e seu controle com cálculos e lançamentos no diário.

Perdas materiais :
As perdas de material podem assumir a forma de resíduos, sucatas, defeitos e deterioração. Problemas de deterioração, desperdício, unidades defeituosas e sucata provavelmente surgirão em quase todas as preocupações de fabricação, portanto, geralmente há uma diferença entre a quantidade da produção e a entrada.
Normalmente, a quantidade da produção é menor que a da entrada devido a resíduos, sucata ou deterioração. Esforços devem ser feitos para reduzir a diferença entre as quantidades do produto e do insumo, a fim de reduzir o custo de produção.

Os métodos de tratamento de deterioração, desperdício, etc. e as interpretações dadas a esses termos variam consideravelmente de uma preocupação industrial para outra devido a diferentes situações que surgem em diferentes preocupações. Os termos também são usados livremente; por exemplo, resíduos e sucatas podem ter o mesmo significado.

1. Resíduos :
Os resíduos são definidos como substâncias descartadas sem valor. Em muitas indústrias, alguns resíduos são inevitáveis. Tais resíduos podem surgir devido à natureza inerente dos materiais, reação química, evaporação, secagem, sublimação de mercadorias, etc. Os resíduos também podem estar na forma de fumaça, gás, escória ou poeira que surge no decorrer de um processo de fabricação.
Os resíduos podem ser invisíveis ou visíveis. O primeiro tipo de resíduo (isto é, resíduo devido à secagem, evaporação etc.) é invisível enquanto o último tipo de resíduo (isto é, gás, fumaça, escória etc.) é visível. Os resíduos praticamente não têm valor mensurável. Em alguns setores, o desperdício, em vez de realizar qualquer valor, cria um problema para sua eliminação, gerando custos adicionais. O desperdício pode ser normal e anormal do ponto de vista do tratamento no custeio.

Resíduos normais:

É a perda que é inevitável por conta da natureza inerente do material. Alguns materiais, como materiais líquidos, perdem peso devido à evaporação. Da mesma forma, existem alguns materiais (ou seja, carvão) que são desperdiçados devido ao carregamento e descarregamento. Os materiais podem ser desperdiçados devido à quebra do volume em partes menores.
O desperdício normal é inevitável e, como tal, pode ser reduzido até certo ponto se houver um controle rigoroso, mas não puder ser totalmente eliminado. Essa perda pode ser estimada com base em experiências passadas ou em dados químicos. Como o desperdício praticamente não tem valor, seu tratamento no custeio é relativamente simples. A perda normal do processo é registrada apenas em termos de quantidade.
O efeito desse desperdício é reduzir a quantidade de produto e calcular o custo por unidade de produto; o custo total é distribuído pela quantidade de insumo, menos a quantidade de resíduos normal mostrada a seguir:




Assim, o custo do desperdício normal é recuperado da boa produção, porque é um princípio de custo que todas as despesas normais necessariamente necessárias sejam incluídas no custo de produção.
ANÚNCIOS:
Se o resíduo normal estiver relacionado à perda de materiais, o tratamento será o seguinte:
Os materiais são emitidos a um preço inflado (ou seja, preço superior ao custo real), de modo a cobrir o desperdício normal. Por exemplo, 100 cft. de madeira é comprada a Rs 100 por cft. e espera-se que 5 cft. de madeira será perdida devido ao tempero, o preço de emissão inflado da madeira, neste caso, será de Rs 105,26   por eft. A outra alternativa para tratar a perda normal é emitir o material ao custo e considerar o custo do desperdício normal como despesas gerais da fábrica.
O controle deve ser exercido sobre a quantidade de resíduos. A porcentagem de perda padrão deve ser determinada com antecedência e a quantidade real de resíduos deve ser comparada com a quantidade padrão de resíduos. O excesso de desperdício deve ser relatado à gerência, preparando um relatório sobre o desperdício, para que as ações corretivas possam ser tomadas pela gerência.
Resíduos anormais:



Qualquer perda causada por condições inesperadas ou anormais, como materiais abaixo do padrão, descuido, acidente etc. ou perda acima da margem prevista para a perda normal do processo, deve ser considerada um desperdício anormal.
O valor da perda anormal é calculado com a ajuda da seguinte fórmula:

Todos os casos de resíduos anormais devem ser cuidadosamente investigados e medidas tomadas para evitar sua recorrência no futuro. A responsabilidade pelo desperdício anormal deve ser fixada na equipe de compras, armazenamento, produção e inspeção para manter os padrões. Resíduos anormais não devem afetar o custo de produção, pois são causados por condições anormais ou inesperadas.
Essa perda, representando o custo de materiais, mão-de-obra e custos indiretos incorridos no desperdício, deve ser transferida para a conta de lucros e perdas (conta de lucros e perdas de custos onde não é mantido um sistema integral de contabilidade) e não adicionada ao custo de produção, a fim de comparação significativa dos custos de produção de diferentes períodos.
2. Sucata :
O refugo é um material descartado com alguns valores. Representa fragmentos ou restos de material que restam de determinado tipo de fabricação. É uma perda de material, mas tem um pequeno valor sem processamento adicional. Exemplos de sucata estão disponíveis em operações como torneamento, mandrilamento, perfuração, serragem, aparas, moldagem etc. de metais nos quais as operações da máquina são realizadas; serras e aparas na indústria madeireira; cabeças mortas e extremidades inferiores em fundições; e estacas, peças e divisões na indústria do couro.
Essa sucata pode ser sólida porque pode ser usada por outras indústrias por fusão em fornos. O refugo está sempre disponível fisicamente, diferentemente dos resíduos que podem ou não estar fisicamente presentes na forma de um resíduo. Assim, a sucata é sempre visível, enquanto os resíduos podem ou não ser visíveis. Além disso, os resíduos podem não ter nenhum valor, enquanto os resíduos devem necessariamente ter um valor.
Existem três tipos de sucata, a saber:
a) Sucata legítima;
b) Sucata administrativa
(c) Sucata com defeito.
Sucata legítima surge devido à natureza da operação, como torneamento, mandrilamento, perfuração, etc., conforme discutido acima. Esse tipo de sucata pode ser predeterminado e devem ser feitos esforços para que não exceda a quantidade predeterminada. O refugo administrativo surge devido a uma ação administrativa, como uma alteração no método de produção.
A sucata defeituosa surge devido ao uso de qualidade inferior do material, mau acabamento ou máquinas defeituosas. Esse tipo de sucata é anormal porque surge devido a razões anormais.
Tratamento de Sucata:
Os métodos úteis para o tratamento de sucata são os seguintes:
1. Se o valor de realização do refugo normal for insignificante (isto é, refugo legítimo e refugo administrativo), ele poderá ser creditado na conta de ganhos e perdas como outros rendimentos. Este método de tratamento de sucata é adequado quando a sucata é de muito pouco valor e quando o mercado é incerto. Este método é conhecido como tratamento por negligência.
Esse método não é adequado para um controle eficaz sobre o refugo, pois os registros detalhados do refugo não são mantidos e o custo do refugo não é mostrado como um elemento de custo na tabela de custos. O refugo que não é vendido e está em estoque é avaliado em zero para fins do balanço patrimonial e, portanto, vicia a avaliação do estoque final.
ANÚNCIOS:
A contabilização de sucata por esse método também é imprecisa, pois há um intervalo de tempo entre as vendas e a produção. Também existe a possibilidade de que a sucata possa surgir em um período, mas possa ser contabilizada (ou seja, vendida) em outro período e, portanto, distorce os lucros de dois períodos.
2. O valor de venda da sucata pode ser deduzido do custo dos materiais consumidos ou das despesas gerais da fábrica. Este método é adequado quando várias ordens de produção são iniciadas ao mesmo tempo e não é possível encontrar sucata umas para as outras. Esse método, no entanto, não é eficaz no controle de sucatas que surgem em diferentes processos, trabalhos ou pedidos.
Quando as despesas gerais são absorvidas com base em taxas predeterminadas, é mais apropriado creditar uma provisão estimada para a sucata, em vez da quantidade real de sucata.
Os lançamentos contábeis manuais para registrar o recado são:

(i) Dr. Scrap Account (com uma provisão estimada) Cr. Conta de controle aéreo de fábrica
(ii) Dr. Caixa / Devedores (Valor realizado na venda) Cr. Conta de sucata.
O lucro ou perda na venda de sucata pode ser transferido para a conta de ganhos e perdas no final do ano. Quando a sucata é vendida diariamente e nenhum estoque é mantido, o lançamento contábil manual é: Dr. Caixa / Conta de Devedores (com valor de realização) Cr. Conta de controle aéreo de fábrica
3. O recado pode receber um custo se puder ser relacionado ao trabalho que o gerou. Ajudará a dar crédito razoável aos trabalhos que renderam sucatas. Este método de tratamento é adequado quando restos de vários trabalhos diferem amplamente na natureza.
4. É possível que sucatas provenientes de um trabalho possam ser usadas em outro. Nesse caso, deve ser preparada uma nota de transferência de material para transferência de sucata de um trabalho para outro, e deve-se dar crédito ao trabalho em que o sucata surge e débito deve ser dado ao trabalho pela quantidade de sucata transferida para ele.
Às vezes, o refugo pode ser devolvido às lojas quando algum processamento adicional tiver que ser feito antes que possa ser utilizado para outros trabalhos. O trabalho que devolve o refugo é creditado com o valor do refugo devolvido às lojas.
5. Quando o refugo real excede a quantidade predeterminada (ou seja, quantidade normal), o custo do refugo em excesso é transferido para a conta de lucros e perdas do cálculo de custo após dedução dos resultados da venda desse excesso de refugo. A avaliação do excesso de sucata é feita da mesma maneira que a avaliação de resíduos anormais.
6. O custo de sucatas com defeito após dedução da venda e o produto dessa sucata é transferido para a conta de lucros e perdas do custeio, por se tratar de uma perda anormal.
3. Defeitos :
Produtos ou unidades defeituosos são aqueles que não atendem aos padrões dimensionais ou de qualidade e são retrabalhados para retificação de defeitos pela aplicação de material, mão-de-obra e / ou processamento e recuperados ao ponto de produto padrão ou produto abaixo do padrão a ser vendido em segundos. Portanto, os defeituosos são a parte que pode ser retificada a algum custo extra de re-operação.
Defeitos podem surgir devido aos seguintes motivos:
1. Materiais abaixo do padrão.
2. Mal acabamento.
3. Má manutenção das máquinas.
4. Configuração incorreta da ferramenta.
5. Projeto defeituoso de produtos.
6. Má supervisão.
7. Inspeção descuidada.
8. Más condições de trabalho.
9. Falta de controle, como umidade, temperatura do forno etc.
10. Execuções curtas excessivas.
Os defeitos são produtos ruins que não são totalmente deteriorados e podem ser retificados ou restaurados para a condição original ou quase original, a um custo extra de re-operação. O custo adicional de retificar os defeitos é adicionado ao custo total e a quantidade de defeitos retificados é adicionada à quantidade de boa produção, porque as unidades defeituosas retificadas podem ser vendidas como "segundos". A retificação de unidades defeituosas é aconselhável apenas quando o custo da retificação for baixo e mais lucrativo do que vender como unidades 3D deterioradas.
Tratamento do Custo de Retificação de Defeitos:
Os seguintes métodos podem ser adotados para o tratamento desse custo:
1. Se a produção defeituosa for identificada com um trabalho ou departamento específico, o custo da retificação será cobrado nesse trabalho ou departamento específico.
2. Se a produção defeituosa não for identificada com um trabalho ou departamento específico, o custo da retificação será adicionado às despesas gerais gerais da fábrica.
3. Se a produção defeituosa for devido a razões anormais, o custo de retificação é transferido para a conta de lucros e perdas do cálculo de custos.
Todo esforço possível deve ser feito para reduzir o número de defeitos, porque eles aumentam o custo de produção. O controle de defeitos é uma correção operacional, portanto, medidas devem ser tomadas para eliminar os motivos responsáveis por defeitos. Desde o estágio de projeto até a saída do estágio de produto final, cada um deve ser analisado cuidadosamente para evitar defeitos.
A padronização de produtos e operações, a comparação do desempenho real com os padrões estabelecidos em relação a defeitos, o feedback e os relatórios e o esquema de incentivos para minimizar os defeitos contribuirão bastante para reduzir a quantidade de defeitos.
Ilustração 1:
As peças de uma maquinaria são produzidas com rigorosos padrões de precisão. Cada lote de 1.000 unidades é testado para descobrir se as unidades estão com defeito a um custo de 12,50 por unidade. As unidades defeituosas são então retificadas e colocadas em boas condições a um custo de Rs 50 por unidade.
Se as unidades não forem testadas, qualquer defeito se tornará aparente mais tarde quando forem instaladas na máquina. Nesse estado, custaria Rs 100 por unidade para colocar as peças em boas condições de funcionamento.
Descubra por cálculo a porcentagem mínima de unidades defeituosas em um lote, para que seja mais barato testar todas as unidades do lote em vez de nenhuma delas.
Solução :
Suponha que o número de unidades defeituosas em um lote seja X
Se o teste for realizado, o custo será de 50X + 1.000 × Rs 12.50 = 50X + Rs 12.500
Se o teste não for realizado, o custo chega a 100X
Assim, 100X = 50X + Rs 12.500
Ou 50X = Rs 12.500
Ou X = 250 unidades
Se o número de unidades defeituosas for de apenas 250 (ou seja, 25%) em um lote de 1.000 unidades; o custo total será o mesmo, quer o teste seja feito ou não. Portanto, seria mais barato testar todas as unidades do lote, se a porcentagem mínima de unidades defeituosas em um lote for superior a 25%.
Ilustração 2:
Um relaminador produziu 400 toneladas métricas de barras MS gastando Rs 36, 00.000 em materiais e Rs 6, 20.000 em cargas rolantes. Dez por cento da produção foi considerada defeituosa, que teve que ser vendida a 10% menos que o preço de uma boa produção.
Se a realização das vendas fornecer à empresa um lucro total de 12,5% no custo, encontre o preço de venda por tonelada métrica de ambas as categorias de barras. A sucata resultante durante o processo de laminação alcançou uma realização de Rs 60.000.



4. deterioração :
A deterioração refere-se à produção que não atende aos padrões dimensionais ou de qualidade de forma que não possa ser retificada economicamente e seja descartada e vendida por um valor de descarte. O mesmo ocorre quando as mercadorias são tão danificadas no processo de fabricação que se tornam retificáveis com algum custo adicional.
O material usado em unidades deterioradas pode ser usado novamente como material pelo mesmo ou outro processo ou produto. Custo de deterioração é a diferença entre o custo incorrido até o ponto de rejeição, menos o valor residual ou o custo do material usado.
A deterioração ocorre devido a materiais abaixo do padrão, mão de obra deficiente, configuração incorreta da ferramenta, manutenção deficiente das máquinas, supervisão inadequada e inspeção descuidada.
A deterioração não deve ser confundida com sucata. A sucata surge nos estágios iniciais das operações de produção, enquanto a deterioração ocorre mais nos estágios de acabamento, com maior perda de valor agregado ao custo do material utilizado.
A deterioração pode ser de dois tipos:
(1) deterioração normal e
(2) deterioração anormal.
De acordo com Charles T. Horngren, “deterioração normal é o que surge sob condições operacionais eficientes; é um resultado inerente ao processo específico e, portanto, é incontrolável no curto prazo.
A deterioração anormal é a deterioração que não se espera que ocorra sob condições operacionais eficientes; não é uma parte inerente do processo de produção selecionado ”. A deterioração anormal pode ser controlada porque surge como resultado de condições operacionais ineficientes.
A deterioração normal é a deterioração planejada que a gerência está disposta a aceitar e é controlável por um nível superior de administração que determina a natureza dos produtos e processos. Por outro lado, a deterioração anormal pode ser controlada pela supervisão de primeira linha, que pode exercer influência sobre a ineficiência.
Tratamento do custo da deterioração:
O tratamento do custo da deterioração depende da natureza da deterioração. Se a deterioração for normal, o custo será suportado por boas unidades de produção. Em caso de deterioração anormal, o custo da deterioração é transferido para a conta de lucros e perdas do cálculo de custos. Quando, no entanto, as unidades normais estragadas são usadas novamente como matéria-prima no mesmo processo de fabricação, nenhum tratamento separado é necessário.
Se eles são usados para outro processo, trabalho ou pedido, deve-se dar um crédito adequado ao trabalho ou pedido do processo que dê origem à deterioração, tendo em vista o valor de utilidade da deterioração do processo, trabalho ou ordem para o qual o mesmo é usava.
Controle de Desperdícios, Sucatas, Defeitos e Deterioração:
Devem ser feitos todos os esforços para reduzir o custo de produção, exercendo controle sobre desperdícios, sucatas, defeitos e deterioração.
Os seguintes passos podem ser seguidos nesta direção:
1. Relatórios relacionados ao desperdício, sucata, defeitos e deterioração devem ser preparados a tempo de localizar o motivo responsável pelo desperdício, etc. Uma ação corretiva imediata deve ser tomada com base nos motivos responsáveis pela perda.
Os relatórios podem ser preparados conforme indicado abaixo:


2. Desperdícios, resíduos, defeitos e deterioração devem ser padronizados seguindo o sistema de custeio padrão. Deve-se observar que o desperdício real, a sucata etc. devem estar dentro dos limites normais permitidos.
3. Boa qualidade dos materiais deve ser usada. Melhor a qualidade dos materiais é menos desperdício, sucata e deterioração.
4. O controle de desperdício, sucata, defeitos e deterioração deve começar com o design dos produtos. O tipo de material que resultará em desperdício, sucata, defeitos e deterioração mínimos é decidido na fase de projeto. Uma melhor qualidade do equipamento deve ser usada para obter um melhor retorno; portanto, o tipo e a forma dos equipamentos a serem usados no processo de fabricação devem ser decididos na fase de projeto.
5. Deve ser empregado pessoal adequadamente treinado para reduzir o quantum de desperdício, sucata, defeitos e deterioração.
Ilustração 4:
4.000 libras. de lã que custa Rs 72.000 foi emitido para a fabricação de pulôver de tamanho 38 ″. Na conclusão da fabricação de pulôveres, são fornecidas as seguintes informações.
(1) 1.600 pulôveres de bom tamanho 38 ″ de 2 libras. cada um foi fabricado.
(2) 100 libras. de lã é desfeito e realizado X 700.
(3) 200 libras. de cortes foram utilizados para a fabricação de outra variedade de meias. O valor de mercado disso é de Rs 1.800.
(4) 200 pulôveres foram encontrados com defeito e foram retificados com um custo adicional de material de Rs 500.
Você precisa descobrir o custo do material de um pulôver.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM