Gestão Estratégica do DRE é mais a amplo e abrangente do que a Gestão de Custos, por exemplo.
Ao gerir estrategicamente o DRE você terá que focar todas as linhas relevantes de um DRE de forma a otimizar todos os seus componentes.
Esta postagem eu farei aos poucos e após alguns tempo, ainda em 2019 espero, terei completado a postagem.
De uma forma rápida a Gestão do DRE implica na Gestão estratégica de:
1- Receitas
2- Custos
3- Despesas
4- Impostos
5- Working Capital
Quando falamos de DRE estamos nos referindo ao DRE Gerencial que pode ir bem além de um DRE tradicional que é um dos Demonstrativos Financeiros gerados por uma contabilidade.
Dependendo do tipo de negócio deveremos agregar outras linhas ao DRE pois ela mostrará elementos importantes para controle e análise.
Cada item acima poderá ser desdobrar em dois ou mais itens. Por Exemplo: Temos que gerir as Receitas Brutas, as deduções das Receitas e as Receitas Líquidas. Somente este tópico poderá implicar em diversas análises e ações para otimização dos pontos abrangidos.
Se quiser eu te avisarei quando atualizar e complementar a postagem, para isso me envie um whatsapp para 11.97227.7471
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terça-feira, 26 de novembro de 2019
Implantação de um Sistema de Custos - Por onde começar?
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Gestão Contábil dos Estoques - Relatório de Consistência
Muitas áreas de Contabilidade apenas registram no Balanço os Valores dos Estoques gerados pelo Sistema Integrado.
Na Gestão Contábil dos Estoques a análise rotineira de um Relatório de Consistência é essencial.
Na realidade a responsabilidade de uma boa Controladoria vai bem além do que o simples fato de reportar o que o sistema integrado mostra.
Boa parte dos números reportados nos Demonstrativos Financeiros carregam erros enormes e uma análise bem feita sobre os dados reportados é essencial.
Ao final desta postagem encontrem um link do artigo que escrevi sobre as Funções da Controladoria no Controle dos Estoques.
Esta postagem tem o objetivo de comentar especificamente a respeito de um relatório de consistência que deveria ser rodado e analisado mensalmente antes efetuar o fechamento contábil.
Trata-se de um relatório sobre a evolução dos Preço Médios por item de estoques cujo modelo simplificado segue abaixo:
Alguns sistemas integrados como o caso do Datasul e Protheus já possuem um relatório que mostra a evolução dos Preços Médios. Mas se não houver algo disponível é muito fácil desenvolver algo similar.
Apesar disso, muitas empresas deixam de utilizar funcionalidades já disponíveis no sistema.
Vejam no exemplo acima, onde é identificado um item com crescimento anormal do Preço Médio.
Tive um cliente que somente 6 meses depois descobriu que o modulo dos estoques do ERP estava calculando errado os Preços Médios.
Foi feito um retrabalho enorme para recalcular o preços médios corretos e reprocessar toda a contabilidade.
Tudo seria evitado com esse simples relatório de consistência.
Costumo recomendar um outro relatório bem parecido com esse. Na realidade, é igual com a única diferença de no lugar do preço médio constar o preço de compra.
Na postagem abaixo menciono diversas outras obrigações de uma área de Controladoria com relação ao Controle dos Estoques. O link se encontra a seguir.
FUNÇÕES DA CONTROLADORIA NOS ESTOQUES
Na Gestão Contábil dos Estoques a análise rotineira de um Relatório de Consistência é essencial.
Na realidade a responsabilidade de uma boa Controladoria vai bem além do que o simples fato de reportar o que o sistema integrado mostra.
Boa parte dos números reportados nos Demonstrativos Financeiros carregam erros enormes e uma análise bem feita sobre os dados reportados é essencial.
Ao final desta postagem encontrem um link do artigo que escrevi sobre as Funções da Controladoria no Controle dos Estoques.
Esta postagem tem o objetivo de comentar especificamente a respeito de um relatório de consistência que deveria ser rodado e analisado mensalmente antes efetuar o fechamento contábil.
Trata-se de um relatório sobre a evolução dos Preço Médios por item de estoques cujo modelo simplificado segue abaixo:
Alguns sistemas integrados como o caso do Datasul e Protheus já possuem um relatório que mostra a evolução dos Preços Médios. Mas se não houver algo disponível é muito fácil desenvolver algo similar.
Apesar disso, muitas empresas deixam de utilizar funcionalidades já disponíveis no sistema.
Vejam no exemplo acima, onde é identificado um item com crescimento anormal do Preço Médio.
Tive um cliente que somente 6 meses depois descobriu que o modulo dos estoques do ERP estava calculando errado os Preços Médios.
Foi feito um retrabalho enorme para recalcular o preços médios corretos e reprocessar toda a contabilidade.
Tudo seria evitado com esse simples relatório de consistência.
Costumo recomendar um outro relatório bem parecido com esse. Na realidade, é igual com a única diferença de no lugar do preço médio constar o preço de compra.
Na postagem abaixo menciono diversas outras obrigações de uma área de Controladoria com relação ao Controle dos Estoques. O link se encontra a seguir.
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Controle dos estoques,
Preço Médio
sexta-feira, 22 de novembro de 2019
Sistemas de Custos para empresas Metalúrgicas
Trabalhei como funcionário ou como consultor em diversas empresas Metalúrgicas.
Como em outras empresas as oportunidades de perdas, de baixa produtividade e de Custos Descontrolados são amplas.
Vejam essa minha postagem no Linkedin
Se quiserem me adicionem no Linkedin e sejam meu contato
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Como em outras empresas as oportunidades de perdas, de baixa produtividade e de Custos Descontrolados são amplas.
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CUSTOS EM EMPRESAS METALÚRGICAS – O que livros e universidades não mostram
quinta-feira, 21 de novembro de 2019
9 métricas de contas a pagar
9 métricas de contas a pagar para otimizar seu processamento de fatura
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Fonte: Tradução livre de https://pyrus.com/en/blog/accounts-payable-metrics
Ao automatizar seus processos de contas a pagar (AP), é essencial que você rastreie algumas métricas-chave. Nesta publicação, explicaremos por que isso é importante, quais métricas de contas a pagar para rastrear e como usar cada um para melhorar seu sistema de processamento de fatura.
Observação: Em Inglês a sigla AP significa " Accounts Payables" ou Contas a pagar em Português
No final, você deve poder melhorar seus fluxos de trabalho AP e otimizar consideravelmente seus processos de fatura. Vamos lá.
Por que você deve rastrear métricas de contas a pagar?
O rastreamento de suas métricas AP é benéfico de muitas maneiras, mas o objetivo final é medir e analisar resultados para melhoria. Sem rastrear, medir e analisar suas métricas de forma regular, será difícil identificar áreas de AP que exijam mudanças.
Essas métricas são indicadores de desempenho chave (KPIs), que podem ser usados como valores mensuráveis para mostrar com que eficácia sua equipe de AP está cumprindo metas e alcançando os objetivos departamentais e determinar como aproveitar ao máximo o tempo e os recursos. Se você não acompanhar suas métricas de contas a pagar, talvez você não saiba o quão produtiva é sua equipe ou a sua potencial produtividade.
O rastreamento também fornece uma visibilidade mais clara em seus processos de fatura e etapas de aprovação. A visibilidade é importante para a eficiência e o crescimento.Ele permite que você veja o que está funcionando e o que não está em sua estratégia de AP atual. Com isso, você poderá tomar decisões com base em dados, em vez de adivinhar com base em informações limitadas.
Se puxar alguns números para obter melhores resultados soa intrigante para você, continue lendo para descobrir os KPIs mais importantes para contas a pagar.
As principais métricas de contas a pagar para rastrear
1. Número total de faturas recebidas dentro de um determinado período de tempo. Antes de medir qualquer métrica, você deve seguir o número total de faturas que entram no departamento de contas a pagar dentro de um determinado período de tempo. Pode ser diariamente, semanalmente, mensalmente ou mesmo anualmente. Este conhecimento lhe dará uma ideia do volume de trabalho normal e permite definir algumas linhas de base para facilitar a medida de outras métricas.
O número total de faturas recebidas diretamente depende do tamanho da sua organização - quanto maior a empresa, mais contas tem que pagar e mais facturas serão recebidas.
2. Número total de faturas processadas como uma porcentagem do número total de faturas recebidas dentro de um período de tempo. A razão para rastrear esta métrica é medir a taxa de trabalho da sua equipe de AP.Para análise de longo prazo, como três ou seis meses, esse número deve ser superior a 90%.Se não estiver, então algo está errado e você precisa reavaliar sua estratégia.
Poderia haver estrangulamentos não identificados que retardam os processos ao longo do caminho? Algumas partes dos fluxos de trabalho do AP ainda são gerenciadas manualmente? Existem problemas com exceções? Seja qual for a obstrução, identifique-a e remova-a.
Esforçar-se para melhorar esta métrica irá melhorar a eficiência e a eficácia da sua equipe.
3. O custo médio por fatura. O custo é uma das métricas de contas a pagar mais importantes para rastrear, pois você poderá obter informações sobre fatores que o conduzem. Você também poderá encontrar formas de reduzir seus gastos com fatura e reduzir custos.
No rastreamento de custos de fatura, considere coisas como taxas de software, suporte de TI pago, custo de hardware, salários e benefícios do pessoal, despesas gerais gerenciais e outras coisas de conseqüência financeira.
O tipo de fatura também é importante, uma vez que as exceções e as faturas não-PO são mais dispendiosas para processar que as faturas diretas e baseadas em PO, respectivamente.
Geralmente, o custo de um sistema automatizado é inferior ao custo da operação manual. Com a automação, você não terá que gastar muito dinheiro na entrada manual de dados, pois você poderá capturar automaticamente os dados da fatura rapidamente.
4. Tempo de ciclo da fatura. Aqui é onde você rastreia o tempo médio de recebimento / pagamento. Ele mede o tempo médio de trabalho necessário para processar uma fatura desde quando é recebida quando é paga e arquivada.
Esta métrica pode ajudá-lo a identificar quais tarefas ocupam mais tempo, e geralmente informa você como seu time gasta seu tempo.Um tempo de ciclo de faturamento baixo é definitivamente uma coisa boa. Se for alto, você deve agilizar seus processos de AP para acelerar seus fluxos de trabalho. A automação completa é a melhor maneira de fazer isso.
Ao acelerar os fluxos de trabalho, você poderá eliminar as penalidades em atraso e tornar sua empresa mais facilmente elegível para descontos de pagamento antecipado.
5. Taxa de pagamentos errados como percentual do pagamento total Esta métrica mede o número de pagamentos errôneos feitos durante um determinado período de tempo, dividido pelo número total de faturas pagas ao longo do mesmo período de tempo. Embora os humanos cometem erros, você quer que esse número seja baixo.
Pagamentos duplicados, pagamentos em excesso e outros pagamentos errôneos podem ser um enorme dreno sobre as finanças da empresa.
Um dos principais objetivos da automação é reduzir erros e minimizar pagamentos incorretos. A automação do fluxo de trabalho
6. Taxa de exceções como porcentagem do número total de faturas processadas. Você deve pressionar por um sistema que o permita processar rapidamente a maioria de suas faturas sem qualquer problema.
Mesmo com um sistema automatizado, algumas faturas podem ser marcadas como exceções devido a discrepâncias no final do fornecedor.As faturas que resultam em uma exceção geralmente requerem intervenção manual (como corrigir um campo) antes de serem aprovadas para pagamento. E uma vez que as exceções custam mais para processar que as faturas diretas, faz sentido rastrear a taxa de exceções.
Isso ajudará você a identificar fontes comuns dessas exceções (como fornecedores com a maioria das exceções em suas faturas), motivos comuns para as exceções e maneiras de resolvê-las facilmente.
7. Descontos captados como uma porcentagem dos descontos oferecidos.Embora a maioria dos fornecedores geralmente ofereça descontos para pagamentos antecipados, uma empresa pode não conseguir marcar todos os descontos para os quais eles são elegíveis.
Você deve tentar obter o maior número possível de descontos para economizar custos e melhorar a linha de fundo da sua empresa. A automação do fluxo de trabalho irá ajudá-lo a fazer isso, mas, para não deixar pedra nenhuma, é importante rastrear a taxa de descontos captados como uma porcentagem dos descontos totais oferecidos pelos fornecedores.
Seguir esta métrica irá ajudá-lo a saber por que os descontos foram perdidos e apresentá-lo com formas de responder de acordo.
8. Faturas eletrônicas como porcentagem do total de faturas recebidas. As faturas eletrônicas são mais rápidas e mais baratas para processar, pois você não perde tempo e recursos digitalizando e capturando dados.
O objetivo do rastreamento desta métrica é conhecer a porcentagem (e os tipos) de fornecedores que os enviam, de modo que você esteja melhor equipado para eliminar faturas em papel. Quanto mais facturas eletrônicas você recebe, menos tempo e dinheiro você gasta para processá-los.
9. Número de operadores AP. Esta métrica mede o número de trabalhadores que processam uma certa quantia de faturas dentro de um período de tempo.
Um sistema automatizado de processamento de fatura foi projetado para ajudá-lo a fazer mais com o mínimo de força de trabalho necessário.
Ao rastrear o número de trabalhadores de AP, você é capaz de medir a eficiência e encontrar formas de reduzir o número de funcionários, tudo ao fazer mais. Aponte para manter esta métrica baixa sem sacrificar a eficiência e a qualidade do trabalho. Se você se encontrar com um número alto aqui, talvez seja necessário reavaliar seu sistema de processamento de faturas.
Um volume elevado de faturas ainda requer toque manual mesmo depois de automatizar seu sistema? Os membros da sua equipe realmente estão implementando o novo sistema automatizado?
Tudo o que está acontecendo, resolver o problema ajudará a reduzir o número de trabalhadores humanos e libertar o tempo de seus funcionários para fazer tarefas mais importantes e reduzir os custos no processo.
O especialista em gestão e autor Peter Drucker é muitas vezes citado como dizendo: "O que é medido é melhorado." Certamente é verdade para os negócios hoje. Se você quer melhorar ao tornar seu processamento de fatura tão suave e simplificado quanto possível, enquanto desfruta de excelentes retornos em seu investimento em uma ferramenta de automação de fluxo de trabalho, então você definitivamente precisa rastrear, medir e usar suas métricas de contas a pagar.
Isso deve ser feito de forma regular, seja mensalmente, trimestralmente, a cada seis meses - seja o que for mais sensato para a sua organização.
Comece simples com um pequeno número de métricas e depois melhore.
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Ariovaldo Lopes da Silva – Economista,
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contas a pagar contas a receber
sábado, 26 de outubro de 2019
Quando um "Balance Sheet" se torna um "Balance Shit"
As melhores palestras em sua empresa, evento ou convenção
Vejam todos os Links do
Palestrante e Consultor Ari
BANCO DE TESES / Biblioteca Digital
Costumo consultar com freqüencia o excelente link da Biblioteca Digital da USP.
Nesse site podemos efetuar o download de Dissertações e Teses completas.
http://www.teses.usp.br/
Essa é uma excelente fonte para estudantes, profissionais e outros interessados no vasto material disponibilizado. Aproveitem!!
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ERPs Vantagens e Desvantagens da Informação
Autor: Acyr Ragugnetti Filho
Os ERPs trazem informações sobre o que se passou e o que ocorreu durante os meses de vida e de anos das empresas e na maioria das vezes trabalham somente com o passado, o que infelizmente e na maioria dos casos só nos auxiliam a lembrar e verificarmos o que fizemos de errado para tentarmos corrigir o próximo mês , o próximo trimestre ou o próximo ano.
sábado, 21 de setembro de 2019
Planejamento Estratégico às Pressas
Frequentemente me vejo obrigado a auxiliar empresas a fazerem um Planejamento Estratégico às pressas.
Isso ocorre principalmente quando preciso fazer um cálculo de valor da empresa, mais conhecido como evaluation. Existem varias formas para se preparar um evaluation mas a melhor forma é com base em resultados líquidos de caixa que requerem a projeção de EBITDA´s anuais para períodos que vão de 5 a 10 anos.
Mas boa parte das empresas não possuem um Planejamento Estratégico e muitas vezes nem possuem um planejamento tático ou operacional, que é o planejamento de curto para períodos entre 1 e 2 anos.
Então, como proceder para preparar um Planejamento Estratégico de forma rápida e com qualidade?
Eu costumo seguir os seguir os seguintes passos:
1- Um olhar para o passado e presente
Costumo organizar os dados contábeis financeiros passados e atual. Um período mínimo de três anos é requerido e se for possível 5 anos.
Essa organização envolve criticar, analisar e ver consistência e qualidade dos dados. Se houver parecer de auditoria melhor, mas nem sempre as empresas possuem.
2- Um olhar para Produtos e Mercados
Conforme figura abaixo temos quatro quadrantes. Mas muitas empresas estão apenas em quadrante. A figura é auto explicativa.
3- Em paralelo fazemos um exercício com análise SWOT
Isso ocorre principalmente quando preciso fazer um cálculo de valor da empresa, mais conhecido como evaluation. Existem varias formas para se preparar um evaluation mas a melhor forma é com base em resultados líquidos de caixa que requerem a projeção de EBITDA´s anuais para períodos que vão de 5 a 10 anos.
Mas boa parte das empresas não possuem um Planejamento Estratégico e muitas vezes nem possuem um planejamento tático ou operacional, que é o planejamento de curto para períodos entre 1 e 2 anos.
Então, como proceder para preparar um Planejamento Estratégico de forma rápida e com qualidade?
Eu costumo seguir os seguir os seguintes passos:
1- Um olhar para o passado e presente
Costumo organizar os dados contábeis financeiros passados e atual. Um período mínimo de três anos é requerido e se for possível 5 anos.
Essa organização envolve criticar, analisar e ver consistência e qualidade dos dados. Se houver parecer de auditoria melhor, mas nem sempre as empresas possuem.
2- Um olhar para Produtos e Mercados
Conforme figura abaixo temos quatro quadrantes. Mas muitas empresas estão apenas em quadrante. A figura é auto explicativa.
3- Em paralelo fazemos um exercício com análise SWOT
4- Usamos a metologia OGSAM para preparar um breve Plano Estratégico de Negócios
5- Definimos as premissas o plano básico que envolve os produtos atuais nos mercados atuais.
6- Definimos as outros dados necessários para as iniciativas de crescimento que envolvem os outros 3 quadrantes: Novos Produtos no Mercado Atual; Produtos Atuais em novos Mercados e Produtos Novos e Novos Mercados.
7- Podemos usar alguns conceitos do Balanced Score Card e preparar um Mapa Estratégico. Clique abaixo
O Balanced Score Card / A Contabilidade do Futuro e o Mapa Estratégico
8- Valorizamos tudo isso e colocamos e projetamos os resultados para o período desejado.
No Final teremos alguns KPI´s bem como as estratégias e Planos de Ações para o atingimento.
IMPORTANTE é alinhar um Planejamento Tático ou Operacional com o Planejamento Estratégico.
Pronto o Planejamento Estratégico e Projeção dos EBITDA´s serão preparados em cerca de 10 a 20 slides.
Esse processo não pode tomar mais do que 3 a 5 dias. Mas o apoio e suporte às empresas para realizarem efetivamente o que planejam requer mais tempo.
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planejamento estratégico
sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Definição de 'Estratégias de Preços'
Definição de
'Estratégias de Preços'
domingo, 4 de agosto de 2019
Full Time Equivalent / Análise e Gestão de FTE´s
Gestão de
Funcionários
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