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terça-feira, 16 de março de 2021

DesControladoria Estratégica

Postagem revisada em 04/12/2020

Descontroladoria Estratégica

Muitas empresas gastam milhões em Software e Hardware para a implementação de sistemas integrados, mas negam recursos adicionais necessários como aprovação de horas extras e até contratação de funcionário temporário durante a implantação do sistema.

Vários gestores são altos representantes das DesControladoria Estratégica


Não raro estão antenados com as mais modernas abordagens e chegam a participar de seminários caros com gurus internacionais.

Por vezes chegam a ler as melhores abordagens como:

– Estratégia competitiva                                   – Michael Porter
– A quinta disciplina                                         – Peter Senge
– Feitas para durar                                            – Jim Collins e Jeffrey Porras
– Balance Scorecard                                         – Robert S. Kaplan
– A estratégia do oceano azul                           – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Em suas empresas eles influenciam na adoção de técnicas modernas e avançadas e em linha com o que se pratica nas empresas “Best in Class” em seus setores.

Mas eles são tão ligados a abordagens avançadas que esquecem as mais básicas, deixando-as para subordinados ou outros colaboradores.

Por vezes se preocupam mais com a forma do que com a essência dos sistemas.


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BALANCED SCORECARD

Apoio empresas no desenvolvimento e implantação da ferramenta Balanced Scorecard que é excelente. 

Numa empresa internacional onde atuei implementaram o Balanced Scorecard. 

Durante o treinamento fui duas vezes à Alemanha e recebi treinamento com uma das melhores consultorias do mundo. 

O BSC é um sistema é excepcional, mas precisa ser bem implementado com inteligência e objetividade. 

No caso, implantaram um sistema tão rebuscado e tão cheio de indicadores, que o mapa estratégico parecia o "mapa do inferno", com inúmeros KPI´s, alguns dos quais com medição impossível devido à sua subjetividade.

Sistemas precisam ter alimentação quase que “on-line”, o que ocorre hoje deve estar alimentado no sistema amanhã, ou hoje mesmo caso possível. 

No caso do Balanced Scorecard implementado a alimentação do sistema era trimestral, ou seja, a empresa ficava sem nenhum feed back durante 90 dias, e apenas muito próximo ao fechamento do trimestre é que os indicadores e demais informações eram preenchidos. 

Não precisou de muito tempo para o sistema entrar em descrédito. 

Para ver mais postagens sobre o 


SAP 

Hoje muitas empresas usam pessimamente o melhor sistema do mundo  que é o SAP. Empresas investem milhões na compra do sistema e na infraestrutura para seu funcionamento, mas por vezes negam recursos básicos para a implantação ser bem-sucedida, ou delegam a implantação a pessoas  não preparadas.

CUSTOS

Na área de custos nem se fala. Em muitas industriais os custos mais representativos são custos das matérias-primas e embalagens, sem contar com outros como custos de transportes, custos de manutenção, custos da qualidade e da não qualidade, custos da ociosidade e tantos outros.

Alguns gênios dos custos quase nunca entraram numa fábrica ou observaram efetivamente os processos. 

Muitas vezes eles adotam soluções mirabolantes para tratar custos com mão-de-obra e indiretos de fabricação que em alguns casos não representam 10% dos custos totais.


CONTRATOS

Na área de Contratos muitas empresas ficam expostas a grandes riscos. Por vezes os contratos são mal elaborados ou os fornecedores são mal escolhidos, ou são escolhidos de forma suspeita.
 
Ocorre com frequência a falta de acompanhamento para assegurar que o fornecedor cumpra o contrato conforme acordado.  Todo contrato requer um administrador do contrato, que deve assegurar que todas as condições negociadas sejam efetivamente cumpridas.

Sem contar que não é raro encontrarmos contratos ainda em fase de aprovação, mas com os serviços já em andamento. 

RENTABILIDADE POR PRODUTO E POR CLIENTE

Muitas vezes a rentabilidade dos clientes e produtos não são medidos satisfatoriamente pois verbas de marketing, fretes, e outros custos que apesar de serem diretamente relacionados a produtos e clientes não são alocados ao nível deles, figurando por totais em algum centro de custos ou unidades de negócios.

GESTORES E AS QUESTÕES ESTRATÉGICAS

Há casos onde os problemas se multiplicam mas os gestores estão cada vez mais preparados para questões estratégicas, mas despreparados para as coisas mais básicas do dia a dia das empresas. 

Muitos deles já fizeram MBA, já contrataram consultorias famosas e estão com os olhos cada vez mais direcionados para as estratégias e posições mais elevadas. Mas os problemas que ocorrem nos processos básicos e que são facilmente identificáveis persistem e não recebem atenção.

RH

Acabei de tomar conhecimento que numa certa empresa onde os exames de saúde ocupacional dos técnicos ficaram todos vencidos por deficiência da área de RH, trazendo desgaste, prejuízo e risco para a empresa.

Nessa empresa estavam preocupados em fazer uma pesquisa de clima interno bem como fazer reuniões para avaliar o que a empresa irá fazer para entrar na lista das melhores empresas para trabalhar.

Lógico que estes últimos itens são importantes e está correto serem focados. mas o que não está correto é deixar de focar nos processos básicos, onde se incluem os exames periódicos obrigatórios.

OUTROS PROBLEMAS BÁSICOS

Outros problemas básicos muito frequentes nas empresas são listados a seguir:

  • Estoques excessivos e desorganizados; 
  • Documentos extraviados; 
  • Reconciliações atrasadas; 
  • Adiantamentos Pendentes
  • Baixa produtividade no uso da mão de obra.

Esses são apenas exemplos simples. Não raro nas empresas que apresentam problemas como esses os gestores não se envolvem com coisas menores, eles podem estar ocupados com a DesControladoria Estratégica.

Pensar estrategicamente é essencial. Sistemas e abordagens avançadas são muito úteis, mas cuidar do dia-a-dia e do básico é vital para a empresa. 

Um sistema avançado que se preza não substitui a eficiência e eficácia nos processos mais básicos da empresa.  Na realidade, as coisas se completam e não competem entre si, mas o básico é essencial é não pode ser esquecido em detrimento de abordagens avançadas, que são importantes mas não substituem o "feijão com arroz".

Processos como recepção, limpeza, call center, contas a receber e a pagar e tantos outros precisam ser executados com eficiência e eficácia. Se isso não ocorrer os gestores focados em estratégias avançadas estarão num mundo do “faz de conta” e estarão alimentando um sistema de “DesControladoria Estratégica.

arilopes@folha.com.br

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