Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

domingo, 14 de janeiro de 2024

Análise de Margens - Uma das mais importantes atividades de uma Controladoria

Análise de Margens é uma das mais importantes atividades de uma Controladoria.



Em todo tipo de negócio onde os custos dos produtos e das vendas possam ser identificados e atribuídos aos produtos, projetos ou serviços, a análise de margens é essencial.

É fundamental que a Direção da Empresa, tenha relatórios que demonstrem margens por produto e por cliente, logo nós primeiros dias subsequentes ao mês ter terminado. 

Até no máximo até o quinto dia útil, após os meses terem sido encerrados as margens obtidas devem ser disponibilizadas e analisadas pela Controladoria.

Margens devem ser comparadas com períodos anteriores e com os porcentuais planejados, ou seja aqueles que foram considerados nos orçamentos de vendas.

Acompanhar margens planejadas e comparar com as realizadas é função da Controladoria. Se a margem considerada na Venda não se realiza é importante entender o motivo. 


ÍNDICE DA MARGEM DE LUCRO BRUTO

O excelente site " The Stretegic CFO" destaca:


" O índice da margem de lucro bruto , também conhecido como margem bruta , é o índice da margem bruta expressa como um percentual das vendas . A margem bruta, por si só, indica quanto lucro uma empresa obtém após pagar seu Custo dos Produtos Vendidos . É uma medida da eficiência de uma empresa no uso de suas matérias-primas e mão de obra durante o processo produtivo . O valor da margem de lucro bruto varia de empresa para empresa. 

Quanto maior a margem de lucro , mais eficiente é a empresa. Isso pode ser atribuído a um único produto ou uma empresa inteira.

Fórmula da relação da margem de lucro bruto

Margem de lucro bruto = lucro bruto ÷ receita total

Ou = ( receita - custo dos produtos vendidos ) ÷ receita total"


As análises de Margens se dão em vários níveis.


NIVEL MACRO

Em primeiro lugar temos o nível macro que equivale à margem praticada na empresa toda.

NÍVEL MICRO OU ANALÍTICO

Depois mediante a funcionalidade "Drill Down" ou "Drill Trough" poderemos obter detalhes de margens por produtos e por clientes. 



O texto a seguir é uma tradução livre do link: https://www.myaccountingcourse.com/financial-ratios/gross-margin-ratio 

O índice de margem bruta é um índice de lucratividade que compara a margem bruta de uma empresa com as vendas líquida. Essa proporção mede o quão lucrativa uma empresa vende seu estoque ou mercadoria. 

Em outras palavras, a taxa de lucro bruto é essencialmente a diferença percentual sobre o custo da mercadoria. Este é o lucro puro da venda de estoque que pode ir para o pagamento de despesas operacionais. 

O índice de margem bruta costuma ser confundido com o índice de margem de lucro, mas os dois índices são completamente diferentes. O índice de margem bruta considera apenas o custo das mercadorias vendidas em seu cálculo porque mede a lucratividade da venda de estoque. 

O índice de margem de lucro, por outro lado, considera outras despesas. Fórmula O índice de margem bruta é calculado dividindo-se a margem bruta pelas vendas líquidas.
A margem bruta de um negócio é calculada subtraindo o custo das mercadorias vendidas das vendas líquidas. As vendas líquidas são iguais às vendas brutas menos quaisquer devoluções ou reembolsos. A fórmula dividida é semelhante a esta: 

Nota do Blog: Como vendas Líquidas também deduzimos das vendas brutas todos os impostos incidentes sobre Vendas, No caso ICMS, IPI, PIS e COFINS 

O índice de margem bruta é um índice de lucratividade que mede o quão lucrativo uma empresa pode vender seu estoque. Só faz sentido que índices mais altos sejam mais favoráveis. 

Índices mais altos significam que a empresa está vendendo seu estoque com uma porcentagem de lucro maior. Índices elevados geralmente podem ser obtidos de duas maneiras. Uma maneira é comprar estoque muito barato. 

Se os varejistas puderem obter um grande desconto na compra ao comprarem seu estoque do fabricante ou do atacadista, sua margem bruta será maior porque seus custos estão baixos. 

A segunda maneira pela qual os varejistas podem alcançar uma proporção alta é marcando seus produtos com um valor mais alto. Isso obviamente deve ser feito de forma competitiva, caso contrário os produtos ficarão muito caros e os clientes farão compras em outro lugar. 

Uma empresa com altos índices de margem bruta significa que a empresa terá mais dinheiro para pagar despesas operacionais como salários, serviços públicos e aluguel. Como esse índice mede os lucros da venda de estoque, ele também mede a porcentagem das vendas que pode ser usada para ajudar a financiar outras partes do negócio. 

Aqui está outra grande explicação. Exemplo Suponha que a loja de roupas de Jack gastou US $ 100.000 em estoque para o ano. Jack conseguiu vender este estoque por $ 500.000. Infelizmente, $ 50.000 das vendas foram devolvidas pelos clientes e reembolsadas. Jack calcularia sua taxa de margem bruta assim. Fórmula da relação da margem bruta Como você pode ver, Jack tem uma proporção de 78%. 

Este é um índice alto na indústria de vestuário. Isso significa que, depois que Jack pagar seus custos de estoque, ele ainda terá 78% de sua receita de vendas para cobrir seus custos operacionais. 

Nota do Blog: Em empresas industriais e Comerciais que vendem e entregam produtos é recomendável demonstrar separadamente para cada produto faturado outros custos variáveis como fretes e comissões sobre sobre vendas.


Participe do grupo no Telegram

Dicas de Contabilidade, Controladoria e Custos


https://t.me/joinchat/QqtL5Rmv6xM7bNWrU8pB8A


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM