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sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Centros de Custos

A primeira parte desta postagem teve origem na publicação deste blog 

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Centros de Custos 


Conceitos Básicos de contabilidade de custos



(4) Centro de custo:

Um centro de custo é o menor segmento de atividade, área ou responsabilidade pela qual os custos são acumulados. Normalmente, os centros de custo são departamentos, mas em alguns casos, um departamento pode conter vários centros de custo. Esses centros de custo são os departamentos ou sub-departamentos de uma organização com referência aos quais os custos são coletados para apuração e controle de custos.

Por exemplo, embora um departamento de montagem possa ser supervisionado por um capataz, ele pode conter várias linhas de montagem. Às vezes, cada linha de montagem é considerada um centro de custo separado com seu próprio assistente. Um centro de custo pode ser um local, ou seja, uma área como departamento, armazém ou área de vendas ou um item de equipamento, por exemplo, máquina de torno, veículo de entrega ou uma pessoa, por exemplo, vendedor, capataz.

A determinação de um centro de custo adequado é muito importante para determinar e controlar os custos. O gerente encarregado de um centro de custo é responsável pelo controle do custo do seu centro de custo. Permite o acúmulo de todos esses custos em um local para o qual uma base comum de recuperação pode ser usada.

ANÚNCIOS:TIPOS DE CENTROS DE CUSTO:

Os centros de custo podem ser classificados em:

(i) Centros de custo pessoais e impessoais:

O centro de custo pessoal é aquele que consiste em uma pessoa ou um grupo de pessoas. Por outro lado, o centro de custo impessoal consiste em uma máquina, um departamento ou fábrica.

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(ii) Centros de custo de operação e processo:

O centro de custo de operação consiste nas pessoas e / ou máquinas que executam o mesmo tipo de operação. Por outro lado, um centro que possui uma sequência contínua de operações é chamado de centro de custo do processo.

(iii) Centros de custo de produção e serviço:

Centro de produtos refere-se a um centro pelo qual um produto passa e geralmente corresponde a um departamento de produção. Nesses centros, as matérias-primas são convertidas em produtos acabados. O centro de serviço é um departamento ou centro que incorre em custos diretos e indiretos, mas não trabalha diretamente em produtos. O departamento de manutenção e o escritório geral da fábrica são exemplos desses centros.

Esses centros são auxiliares e prestam serviços aos centros de produção para permitir que eles realizem o trabalho de produção sem problemas. O número de centros de custo varia de organização para organização.

Na indústria de engenharia, os centros de custo podem ser:

i) oficina mecânica

ii) oficina de soldagem;

iii) oficina de montagem,

(iv) departamento de manutenção,

(v) departamento administrativo geral; (i) a (iii) centros são centros de produção, enquanto (iv) e (v) centros são centros de custo de serviços.

A seleção de centros de custo ou unidades de custo adequados para os quais os custos devem ser determinados em uma empresa depende da organização da fábrica; condição de incidência de custo; requisitos de custo, ou seja, adequação da unidade ou centro de custo para fins de custo; disponibilidade de informações; política de gestão em relação a fazer uma escolha específica dentre várias alternativas.

(5) Centro de lucro:

Um centro de lucro é o segmento de atividade de uma empresa que é responsável pelas receitas e despesas e divulga o lucro de um segmento de atividade específico. Centros de lucro são criados para delegar responsabilidade a indivíduos e medir seu desempenho. O centro de lucro é diferente do centro de custo.

Continua após links abaixo:




Continuação .......

Centros de Custos


Esta parte a seguir é uma tradução livre e adaptada do excelente site
STRATEGIC CFO


Definição

Em contabilidade , um centro de custo é um tipo de centro de responsabilidade . Um centro de responsabilidade é uma subunidade organizacional cujo gerente é responsável por certas medidas de desempenho financeiro e não financeiro . Para fins contábeis , considere um centro de responsabilidade - neste caso, um centro de custo - uma entidade distinta dentro do contexto da organização maior .

Além disso, um centro de custo é uma subunidade organizacional que incorre em custos, mas não contribui diretamente para os lucros da empresa . Na verdade, um centro de custo pode não gerar nenhuma receita . O gerente em um centro de custo tem autoridade para incorrer em custos relacionados às atividades e operações comerciais normais . Além disso, o objetivo principal do gerente do centro de custo é conter e controlar os custos da subunidade. Como resultado, o gerente de um centro de custo é avaliado com base na contenção e controle de custos .

Centros de custo e centros de custo discricionários

Além disso, há uma distinção entre centros de custo e centros de custo discricionários. A diferença está na relação entre entradas e saídas no processo de produção .

Quando existe uma relação bem definida entre entradas e saídas no processo de produção , a subunidade organizacional é um centro de custo. Por exemplo, um processo de manufatura é um centro de custo normal porque cada unidade de produção requer uma entrada mensurável de matérias- primas e uma quantidade mensurável de tempo de trabalho direto . Além disso, nesse tipo de processo , é fácil ver a relação entre as entradas que geram custos e as saídas que geram receitas .

Quando não há uma relação bem definida entre entradas e saídas em uma atividade empresarial , a subunidade organizacional é um centro de custo discricionário. Um bom exemplo de centro de custo discricionário é um departamento administrativo em que o trabalho dos administradores não está claramente vinculado a nenhuma saída tangível ou mensurável. Não é fácil ver a relação entre as entradas que incorrem em custos e qualquer tipo de saídas que geram receita .

Exemplos

Os centros de custo são unidades de negócios típicas que incorrem em custos, mas apenas indiretamente contribuem para a geração de receita . Por exemplo, considere o departamento jurídico , o departamento de contabilidade , a pesquisa e desenvolvimento , a publicidade, o marketing e o atendimento ao cliente de uma empresa como um centro de custo. Os gerentes responsáveis ​​por esses departamentos podem controlar e conter custos - e são avaliados por sua capacidade de controlar e conter custos. Mas não há muito que eles possam fazer para impactar diretamente as receitas da empresa .
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Fontes:

Hilton, Ronald W., Michael W. Maher, Frank H. Selto. “Estratégias de Gerenciamento de Custos para Decisão de Negócios”, Mcgraw-Hill Irwin, New York, NY, 2008.

Barfield, Jesse T., Michael R. Kinney, Cecily A. Raiborn. “Cost Accounting Traditions and Innovations,” West Publishing Company, St. Paul, MN, 1994.

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