Entender a importância dos profissionais

“O principal fator é o humano. Um grupo de colaboradores bem liderados e comprometidos com os propósitos da empresa é crucial para que os clientes fiquem satisfeitos. Bons sistemas de gestão da frota e das entregas também são peças essenciais  para uma empresa de transporte de cargas. Identificar alguns indicadores-chave de desempenho e desenvolver estratégias e planos de ações para otimização também pode contribuir”, explica Ariovaldo.
O principal receio das empresas que contratam fretes é que a mercadoria não chegue ao cliente nos prazos e condições de entrega esperados. As contratantes receiam a ocorrência de três tipos de falhas: humana, no equipamento e a ocorrência de algum fator externo, como roubo ou acidente.

Investir em gerenciamento de riscos

Por essa razão, a prevenção de riscos e segurança do trabalho no serviço de fretes são elementos essenciais para evitar problemas.
“Mapeamento dos riscos, definição de estratégias e ações detalhadas devem fazer parte de um bom programa de prevenção de riscos e segurança do trabalho. Empresas focadas em prevenção de riscos e em segurança do trabalho alcançam padrões de desempenho muito superiores do que aquelas sem essa preocupação”, afirma o especialista em redução de custos.

Solucionar o problema de retenção de clientes

O maior problema enfrentado pelas empresas de transporte de cargas é a baixa capacidade de retenção do cliente. A grande causa é, mais uma vez, o fator humano. Por isso, formar uma equipe de primeiro nível e bem liderada é essencial.
A perda de clientes ocorre devido a um serviço aquém do esperado, que se reflete em atrasos nas entregas e na falta de feedback.

Seguir o passo a passo para ter sucesso nas operações

Segundo Ariovaldo Lopes, todas as empresas de transporte de cargas deveriam cumprir a seguinte lista de requisitos para ter sucesso:
  • Monitorar detalhadamente os indicadores-chave de performance;
  • Investir em programas de melhoria contínua;
  • Usar tecnologia avançada de monitoramento de frotas;
  • Não abrir mão de segurança e qualidade em detrimento de redução gastos;
  • Implantar sistema de gestão de alto desempenho, operado por profissionais bem treinados e focados na satisfação dos clientes.

Implementar um sistema de monitoramento de imagens

Nesse segmento, um sistema de monitoramento de imagens é elemento indispensável. Empresas que o adotam têm um grande diferencial sobre as que não o fazem.
“Já tive muitos problemas antes e depois dos sistemas de monitoração por câmera serem mais difundidos. Os sistemas de monitoração representam um grande diferencial. Associados a capacitação dos funcionários envolvidos, eles contribuem decisivamente para a boa execução na área”, finaliza Ariovaldo.



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