Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Calculando a Inflação Interna Empresarial


Calculando a Inflação Interna Empresarial



A Inflação interna requer informação detalhada e deve ser calculada item a item, e depois se calculam por tipos de custos (matéria prima), mão de obra direta, embalagens, utilidades, etc.

Em algumas empresas muitas vezes poucos itens representam a maior parte dos custos. Se este for o caso da sua empresa o cálculo fica um pouco mais fácil, mas a metodologia é a mesma.

Calculando a inflação Interna de um único item.

Para saber como está inflação interna comparada com mesmo período de ano anterior

Exemplo de cálculo da Matéria Prima ABC

Volume comprado de Janeiro a Outubro de 2015 - 100.000 quilos
Preço unitário pago em 2015 ( tomar o preço Médio Ponderado ) R$ 5,00

Volume comprado de Janeiro a Outubro de 2016 - 90.000 quilos
Preço unitário pago em 2016 ( Médio Ponderado ) R$ 5,50

No caso fica a Inflação interna apurada nos 12 meses foi de 10%.

Trata-se de um cálculo bastante simples. Todavia, para calcular a inflação de diversos itens se faz calcule a inflação interna com base num cálculo médio ponderado de todos os itens.

O quadro abaixo demonstra um cálculo de inflação interna. Vejam que é necessário calcular quantidades compradas em 2016 a preços de 2015. A variação porcentual entre totais efetivamente pagos em 2016 comparados com os mesmos valores que seriam pagos a custos unitários de 2015 demonstram a inflação ocorrida nos diversos itens.

Melhor demonstrado fica no quadro abaixo.


ERRATA : Na realidade devemos dividir ( 43,004 menos 34.160 ) por 34.160 e não por 43.004. Então no exemplo a inflação interna é ainda maior ====> 25,9%



Vejam que a inflação interna nada mais é do que as compras efetuadas aos preços reais pagos comparadas como variação porcentual em relação aos volumes comprados valorizados pelos preços pagos do período anterior.

Seguindo esse raciocínio poderemos calcular a inflação interna de diversos, outros, grupos, famílias de elementos de custos e despesas até chegar na inflação total da empresa.

Qualquer dúvida me manda um email.


Sigam a Pagina da Alpha Premium no Linkedin CLIQUE PARA SEGUIR

arilopes@folha.com.br

Vejam também:

Um comentário:

  1. Ari, boa noite.
    Usei seu modelo de calculo de inflação demosntrado acima, e foi muito util. Porem surgiu uma duvida, gostaria de sua ajuda. Calculei as inflações de alguns itens/grupos de produtos, agora preciso saber a inflação interno geral da empresa. è so calcular (somar) todas os resultados da inflação dos subgrupos ou existe uma outra maeira/formula para saber a inflação interna de uma empresa de modo geral?
    obrigado.

    Diego
    medeiros_dc@hotmail.com

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM