Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Contabilidade para Engenheiros - Introdução

O que precisa um engenheiro saber sobre Contabilidade?

Um engenheiro precisa saber quais são as finalidades dos demonstrativos contábeis. Isso inclui o que é um Balanço e um DRE. Precisa também saber o que os demonstrativos contábeis  representam e como analisá-los.
O Balanço e o DRE são como um Raio X do Patrimônio e Desempenho da Empresa. Neles estão registrados todos os principais números sobre o desempenho do Negócio.
Os diversos componentes do Balanço e DRE demonstrarão importantes detalhes sobre a empresa.

Conforme o CFC:

Finalidade das demonstrações contábeis 9. As demonstrações contábeis são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade. O objetivo das demonstrações contábeis é o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados. Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte: (a) ativos; (b) passivos; (c) patrimônio líquido; (d) receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas; (e) alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles; e (f) fluxos de caixa. Essas informações, juntamente com outras informações constantes das notas explicativas, ajudam os usuários das demonstrações contábeis a prever os futuros fluxos de caixa da entidade e, em particular, a época e o grau de certeza de sua geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM