Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sexta-feira, 16 de junho de 2023

Objetivo da Contabilidade para Gestão - Procedimentos para Fechamento

Objetivo da Contabilidade para Gestão



Fornecer informações de qualidade de forma rápida e eficaz contribuindo para tomada de ações quando requeridas de forma ágil. Para isso é necessário informar os resultados de cada mês fechado logo no primeiro ou mais tardar, no segundo dia útil após o mês ser encerrado.

Durante o mês, por volta do dia 20 recomenda-se divulgar uma estimativa, também chamada de “forecast”, mostrando o potencial resultado para o mês. Pois nessa altura deveria ser possível ter uma visão dos resultados que seriam alcançados no fechamento do mês em curso.

Gestores das áreas de negócios precisam sempre ter os olhos voltados para o futuro, e a Contabilidade ou Controladoria deve prover um fluxo de informações atualizadas e não raro baseadas nas melhores estimativas.

No entanto, é comum que as áreas contábeis clássicas só divulguem os resultados quando todos os números fechados estejam devidamente apurados e contabilizados com base nos números reais apurados. 

Ter resultados apurados nos primeiros dias úteis é prática comum nas boas contabilidades. Isso requer que a visão dos contabilistas tradicionais sejam adequadas às necessidades das informações gerenciais. Em muitos casos é melhor trabalhar com informações preliminares estimadas, que podem ser ajustadas assim que se obtenham dados reais.

Para isso algumas atitudes são recomendáveis, a saber:

 

Corte da Documentação ( Cutt Off )  <<<  Clique


Orientações internas às diversas áreas - Procedimentos para Fechamento Contábil  <<< Clique acima

Outros Procedimentos para Fechamento Mensal 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM