Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

domingo, 9 de outubro de 2022

Outros Procedimentos para Fechamento Mensal

Outros Procedimentos para Fechamento Mensal 


Procedimentos e orientações a fornecedores - - Procedimentos para Fechamento Contábil

Fornecedores de bens ou serviços precisam estar devidamente orientados sobre a necessidade de enviarem documentos, e no caso
de produtos, efetuarem entregas nos prazos previstos.

Ter os dias pré-definidos para recebimento de produtos de acordo com procedimento previamente informado aos fornecedores é algo que auxilia consideravelmente nos fechamentos mensais.

Processamentos de atividades mensais - - Procedimentos para Fechamento Contábil

 

Alguns processos como folha de Pagamento e Ativos Fixos são mensais e para que não retardem o fechamento de cada mês, é recomendável que tenha o corte e consequente processamento ocorrido alguns dias antes de fechar o mês. Isso requer ajuste de alguns processos e mudanças básicas que são possíveis.

 

Planejamento do fechamento do mês - Procedimentos para Fechamento Contábil

 

Boas contabilidades planejam o fechamento de cada mês. É recomendável uma reunião com o grupo contábil onde são avaliadas as principais dificuldades dos meses precedentes e são discutidas ações para melhoria dos processos para o fechamento em curso.

Ter um grupo com postura proativa e não reativa é essencial para a melhoria contínua dos processos de fechamento contábil.


Boa utilização dos sistemas integrados -Procedimentos para Fechamento Contábil


Muitas empresas apesar de possuirem bons sistemas, acabam processando por boa parte das informações. O uso de planilhas excel por exemplo, não raro ocorre de forma exagerada, por fora do sistema e de forma não integrada. Planilhas são excelentes ferramentas para demonstração e divulgação das informações contábeis, mas elas não devem substituir processos que podem ser rodados nos sistemas integrados.

 


Divulgação de fechamentos parciais - - Procedimentos para Fechamento Contábil

 

Fechamentos parciais para gestores e interessados em geral dos informes contábeis podem e devem ser divulgados. Um bom sistema de informação mantem os usuários do sistema devidamente atualizados. Muitas vezes a diferença entre uma informação prévia e a informação final é mínima, mas mesmo assim contabilistas tradicionais preferem não divulgar nada antes de terem os números 100% fechados.

 

 

Utilização de dados estimados para Fechamentos Mensais - Procedimentos para Fechamento Contábil

 

É comum termos que considerar algum custo ou despesa cuja documentação não tenha sido recebida, e que será comunicada futuramente.

Isso pode ser o caso de multas contratuais, verbas de marketing comprometidas, gastos de viagens ocorridas mas não processadas.

Nesse contexto também devem ser consideradas potenciais e prováveis perdas. Nesse grupo podemos incluir estoques obsoletos, provaveis perdas de recebíveis e outras perdas prováveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM