Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 20 de junho de 2023

Ética e Antiéticos

Há alguns anos vi uma apresentação sobre Ética de um professor de uma grande universidade.

A apresentação apresentava vários tópicos baseados no Livro de Laura Nash, Ética nas Empresas, Boas Intenções à parte.

Ocorre que o Professor não mencionava em ponto algum da apresentação o nome do Livro e/ ou do autor..

Quando usamos conceitos e abordagens da autoria de outros é praxe dar o crédito ao autor mencionando a origem, senão estaremos tomando para nós o que é da autoria de outros. Quando se trata então de um trabalho sobre ética pior ainda.

Dou em exemplo abaixo com um slide de uma apresentação sobre Ética que costumo fazer:



Trabalhando numa grande multinacional, a Matriz solicitou às unidades que estabelecessem códigos de Ética e nomeassem um coordenador regional para a Política de Ética da empresa. Ocorre que o nomeado não era nenhum exemplo de bom comportamento ético. 

Por muitas vezes, tive problemas com membros de alto escalão devido a adotar posturas éticas e por defender as melhores práticas. Me recordo uma ocasião em que um diretor queria que fosse contratado um prestador de serviço amigo que cobrava três vezes o preço de um outro bom prestador do mesmo serviço. Ao definir pela contratação do serviço mais vantajoso para empresa fui duramente criticado.

Outra ocasião, numa das empresas onde prestei consultoria havia um presidente que em todo fechamento contábil, sentava ao lado do contador e não saia até que o resultado não ficasse do agrado dele.

Essa e muitas atitudes demonstram que a Ética e os Antiéticos caminham lado a lado nas empresas. 

# Ética e Antiéticos







   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM