Explore o mundo da Controladoria, Custos e Contabilidade Gerencial no Blog do Professor Ari. Descubra insights sobre Gestão, Ética e Liderança com o Mestre em Contabilidade e Finanças, Professor de Graduação e MBA, Consultor e Palestrante. O blog aborda temas especializados e é uma ótima opção para quem deseja aprofundar seus conhecimentos nessas áreas. O Professor Ari, com sua vasta experiência e expertise, compartilha conteúdo valioso e praticada nas melhores empresas.
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quarta-feira, 5 de junho de 2013
Headhunters - quase nunca dão feed back
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feed back,
Headhunters
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Manuais de Procedimentos
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ISO 9000,
Normas e Procedimentos
segunda-feira, 22 de abril de 2013
A Controladoria e Avaliação de desempenho
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aumentos,
Avaliação 360 graus
A Controladoria e o Grupo de Colaboradores
Atualmente
as empresas requerem estruturas pequenas, econômicas e eficientes. Os grupos devem ser reduzidos e altamente
qualificados. A gestão deve ser voltada para resultados, o treinamento e a
normatização devem ser constantes. Serviços não relacionados ao negocio
fim "core business" tendem a ser terceirizados cada vez mais. Desta
forma o corpo funcional das empresas tende a ser técnico e qualificado. Os
profissionais necessitam além do conhecimento técnico da área, também
conhecimentos gerais amplos, bem como dominar informática, e dependendo da
empresa serão necessários outras idiomas.
A equipe
de colaboradores deve ser dimensionada de forma a atender as necessidades de
recursos humanos necessários ao cumprimento das funções da Controladoria. Tanto
um sub como um superdimensionamento dos recursos necessários podem ser
prejudiciais..
Um grupo de funcionários com boa formação e educação para
trabalhar na área é fundamental para o alcance dos objetivos.
Especial
cuidado deverá ser tomado no que tange às admissões dos funcionários, visto que
uma admissão errada pode gerar prejuízos consideráveis. Por isso recomenda-se
que sejam esgotados os recursos de avaliação admissional. Assim, os testes de
conhecimento técnico, avaliação do perfil psicológico, análise curricular e
outros, não devem ser prescindidos.
Cada
funcionário deve ter uma descrição de funções detalhada (job description) e
definição das responsabilidades oficialmente estabelecidas, além disso as
avaliações funcionais, planos de treinamento, plano de carreira, rodízio de
funções (job rotation), são instrumentos de vital importância não só na
organização da Controladoria mas de toda a empresa.
A
motivação dos colaboradores da Controladoria está altamente relacionada à
capacidade de envolvimento e comando do Controller.
Existem basicamente dois tipos de comandos: o primeiro é baseado na autoridade
e dificilmente consegue motivar e obter comprometimento dos funcionários O
segundo é baseada na liderança, quando ocorre tende a proporcionar os melhores
ambientes e resultados em suas áreas.
Um estilo
de comando baseado na liderança voltado ao desenvolvimento de seus funcionários
(empowerment) é elemento chave para o
sucesso das equipes de trabalho.
Para o funcionário a empresa ideal é aquela
onde uma saída de um gerente pode ser reposta mediante uma serie de promoções
internas, resultando assim, na admissão de um estagiário ou auxiliar em início
de carreira, possibilitando uma ampla mobilidade na estrutura hierárquica da
empresa. Por outro lado empresas que vão buscar no mercado a maioria de seus
gerentes e diretores, demonstram incapacidade para aproveitamento dos
potenciais existentes, ou estruturas despreparadas que não formam sucessores,
sendo consequentemente mal gerenciadas.
arilopes@folha.com.br
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admissões,
funcionários,
Gestão,
motivação
Missão da empresa
Missão da Empresa
"Uma
empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se
define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de
existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos
da empresa."
Peter Drucker
|
A Missão
é o "Objetivo ou propósito básico e permanente; está sempre ligada ao
oferecimento de produtos e serviços para satisfação das necessidades do
consumidor.
É
necessário que a missão da empresa esteja clarificada para seu melhor
desempenho, assim como que as crenças e valores dos principais executivos que
compõem o sistema institucional da empresa sejam aceitos de modo geral por
todos os que dela fazem parte."
Masayuki
ressalta ainda que a Missão de uma empresa é a sua razão de ser e pode ser
expressa em diversos níveis, vejam abaixo exemplos de Missões:
- Nosso
negócio é serviço;
-
Desejamos ser a melhor organização de serviços do mundo;
-
Satisfação pública com nosso serviço.
Empresas estampam nos murais, sites e até cartões de visita suas missões, valores e outras informações relevantes.
terça-feira, 16 de abril de 2013
E-mail de gerentes do BB a clientes levou CVM a suspender abertura de capital
Fonte : Folha de São Paulo
E-mails enviados por dois gerentes de agência do Banco do Brasil, um de São Paulo e outro do Rio, levaram a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a suspender por até 30 dias a abertura de capital da BB Seguridade, braço de seguros do banco.
CVM suspende oferta de até R$ 12 bilhões do BB Seguridade por 30 dias
BB adotará 'medidas corretivas' para retomar abertura de capital de seguradora
Na mensagem, os gerentes avisavam a 66 clientes --50 no Rio e 11 em São Paulo-- sobre a oportunidade de comprar as ações, que seriam lançadas no dia 26 deste mês.
A CVM os considerou divulgação irregular, sem "aprovação prévia" da autarquia, e mandou parar o que seria a maior abertura de capital do país desde 2009.
Editoria de Arte/Folhapress |
Pelo caminho, ficaram sem as ações os clientes que não tiveram tempo de fazer a reserva em outra corretora.
Logo depois, a CVM decidiu padronizar e aprovar previamente o material de divulgação dessas operações.
Diante do fato, o BB corre contra o tempo para reverter a situação até amanhã.
Se a operação for adiada para maio, os coordenadores terão que começar quase do zero, porque o prospecto (principal documento da abertura do capital) terá de incluir o balanço do primeiro trimestre de 2013. Até abril, só precisa do de 2012.
Ontem, o BB contatou os clientes que receberam o e-mail, permitindo que eles cancelassem a reserva de ações. O BB pediu que a CVM reconsidere a decisão.
Procurados, a CVM e o BB não quiseram comentar.
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Banco do Brasil,
BB,
CVM,
Folha de São Paulo
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Ex-presidente do STF critica criação de conselhos externos para monitorar imprensa
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CNJ,
STF,
Supremo Tribunal Federal
domingo, 24 de março de 2013
Tópicos de Controladoria Estratégica e Controladoria Financeira
Atualizei as postagens sobre Tópicos de Controladoria
O material é composto por 6 postagens, onde encontrarão boa parte do material que costuma utilizar em classe.
Para facilitar os acessos coloco a seguir os links:
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 1
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 2
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 3
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 4
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 5
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 6
Use o material à vontade, mas não esqueça de mencionar a fonte. Se quiser fazer um comentário no Blog, será bem vindo.
Obrigado
arilopes@folha.com.br
O material é composto por 6 postagens, onde encontrarão boa parte do material que costuma utilizar em classe.
Para facilitar os acessos coloco a seguir os links:
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 1
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 2
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 3
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 4
TÓPICOS DE CONTROLADORIA - PARTE 5
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sábado, 23 de março de 2013
Headhunters - Como separar o joio do trigo?
Logo de início quero comentar que conheci deversos excelentes headhunters. Mas na minha avaliação de mais de 30 anos convivendo com headhunters posso afirmar que é frequente termos problemas com eles.
Boa parte dos headhunters não dão feed back e adotam práticas pouco respeitosas para com seus pesquisados.
Já troquei algumas vezes de emprego através deles e tive a sorte de cruzar com excelentes profissionais da área, mas também sofri um pouco na mão de outros tantos.
Sem contar com certas empresas que chegam a dominar o mercado, mas que possuem práticas inadequadas.
Certa ocasião fui contato por uma afamada empresa que me fez uma série de perguntas por telefone, disse que eu havia sido indicado e comentou que tinham uma posição em aberto. A empresa tinha pressa e pressionaram para marcar uma entrevista dali a alguns dias, no que eu me prontifiquei a atender.
Confirmei a data e horário da entrevista. Me lembro que pedi o primeiro horário, pois pretendia perder o menor tempo possível, visto que iria para o trabalho em seguida. Como é comum, me preparei no dia anterior. Reservei um bom terno, engraxei os sapatos, levantei bem cedo, me arrumei e sai com boa antecedência de casa, pois o trânsito em São Paulo assim o requer.
Quando eu estava quase chegando, meu telefone toca e a headhunter pergunta se eu estava a caminho. Eu respondí que estava quase chegando. A headhunter falou: " Me desculpe mas surgiu um contra tempo e eu vou precisar marcar a entrevista para outro dia e entrarei em contato para remarcar. Sem muito o que fazer eu falei que aguardaria o contato.
Estou aguardando até hoje o contato da headhunter, o que já faz quase uma década.
Vemos também diversas empresas, algumas bem famosas e até líderes de mercado que possuem práticas voltadas a faturar o máximo, mas que raramente agregam valor para os candidatos. Uma vez fiz a bobagem de cadastrar um currículo num site pago, numa dessas empresas que tem um milhões de vagas disponíveis. Ocorre que a maioria dos conhecidos que que se candidam para essas vagas nunca são chamados. O que faz com que dê para desconfiar se as vagas realmente existem.
Outra empresa, líder do mercado de vagas para área financeira, é famosa por nunca responder aos CV´s enviados. Um conhecido meu excelente profissional, com ótima formação e inglês fluente, comentou que se candidatou inúmeras vezes às vagas dessa empresa mas nunca foi chamado. No meu caso eu fui uma vez contatado pela empresa e compareci lá para uma entrevista. Fui entrevistado por uma moça bem jovem, que não sabia nem o que perguntar e que depois de 5 minutos comentou que eu era a pessoa certa para a vaga que estavam buscando.
Ocorre que as empresas que contratam prestam pouca atenção em como o headhunter atua e se comporta com os candidatos, e acabam colocando na liderança de mercado empresas como essa que comentei acima. Eu participarmente prefiro as empresas menores, e preso a experiência e profissionalismo dos headhunters, sendo que varios dos melhores possuem a cabeça branca e uma lista imensa de realizações e seleções efetuadas com sucesso satisfazendo empresas e respeitando os candidatos.Entendo que a área trabalha com tempo curto. Um amigo e excelente headhunter comentou que para uma vaga publicada foram recebidos 1200 currículos. Obvio que não para dá dar retorno para todos, nem fazer uma análise profunda no material recebido.
Na realidade bons headhunters são prejudicados pelos ruins, e isso é mais culpa das empresas que contratam e que não sabem separar o joio do trigo. Por isso, profissionais que vão para o mercado precisam buscar colocação profissional através de diversas outras formas. Afinal Headhunters, como separar o joio do trigo?
Boa parte dos headhunters não dão feed back e adotam práticas pouco respeitosas para com seus pesquisados.
Já troquei algumas vezes de emprego através deles e tive a sorte de cruzar com excelentes profissionais da área, mas também sofri um pouco na mão de outros tantos.
Sem contar com certas empresas que chegam a dominar o mercado, mas que possuem práticas inadequadas.
Certa ocasião fui contato por uma afamada empresa que me fez uma série de perguntas por telefone, disse que eu havia sido indicado e comentou que tinham uma posição em aberto. A empresa tinha pressa e pressionaram para marcar uma entrevista dali a alguns dias, no que eu me prontifiquei a atender.
Confirmei a data e horário da entrevista. Me lembro que pedi o primeiro horário, pois pretendia perder o menor tempo possível, visto que iria para o trabalho em seguida. Como é comum, me preparei no dia anterior. Reservei um bom terno, engraxei os sapatos, levantei bem cedo, me arrumei e sai com boa antecedência de casa, pois o trânsito em São Paulo assim o requer.
Quando eu estava quase chegando, meu telefone toca e a headhunter pergunta se eu estava a caminho. Eu respondí que estava quase chegando. A headhunter falou: " Me desculpe mas surgiu um contra tempo e eu vou precisar marcar a entrevista para outro dia e entrarei em contato para remarcar. Sem muito o que fazer eu falei que aguardaria o contato.
Estou aguardando até hoje o contato da headhunter, o que já faz quase uma década.
Vemos também diversas empresas, algumas bem famosas e até líderes de mercado que possuem práticas voltadas a faturar o máximo, mas que raramente agregam valor para os candidatos. Uma vez fiz a bobagem de cadastrar um currículo num site pago, numa dessas empresas que tem um milhões de vagas disponíveis. Ocorre que a maioria dos conhecidos que que se candidam para essas vagas nunca são chamados. O que faz com que dê para desconfiar se as vagas realmente existem.
Outra empresa, líder do mercado de vagas para área financeira, é famosa por nunca responder aos CV´s enviados. Um conhecido meu excelente profissional, com ótima formação e inglês fluente, comentou que se candidatou inúmeras vezes às vagas dessa empresa mas nunca foi chamado. No meu caso eu fui uma vez contatado pela empresa e compareci lá para uma entrevista. Fui entrevistado por uma moça bem jovem, que não sabia nem o que perguntar e que depois de 5 minutos comentou que eu era a pessoa certa para a vaga que estavam buscando.
Ocorre que as empresas que contratam prestam pouca atenção em como o headhunter atua e se comporta com os candidatos, e acabam colocando na liderança de mercado empresas como essa que comentei acima. Eu participarmente prefiro as empresas menores, e preso a experiência e profissionalismo dos headhunters, sendo que varios dos melhores possuem a cabeça branca e uma lista imensa de realizações e seleções efetuadas com sucesso satisfazendo empresas e respeitando os candidatos.Entendo que a área trabalha com tempo curto. Um amigo e excelente headhunter comentou que para uma vaga publicada foram recebidos 1200 currículos. Obvio que não para dá dar retorno para todos, nem fazer uma análise profunda no material recebido.
Na realidade bons headhunters são prejudicados pelos ruins, e isso é mais culpa das empresas que contratam e que não sabem separar o joio do trigo. Por isso, profissionais que vão para o mercado precisam buscar colocação profissional através de diversas outras formas. Afinal Headhunters, como separar o joio do trigo?
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domingo, 17 de março de 2013
quinta-feira, 14 de março de 2013
Comunicação perneta domina as redes sociais
O Linkedin é uma ferramenta excelente mas um pouco desbalanceada. Nele existe muito mais oferta do que procura. Vi uma posição publicada na seção de empregos para a qual se candidataram mais de 700 pessoas. Muitos enviam propagandas e muitas vezes se você responde ou comenta. isso é ignorado. Tem um senhor que me conectou e semanalmente ele envia postagens de seu Blog. Já comentei e fiz perguntas a ele algumas vezes mas ele nunca respondeu. Lógico que desisti de interagir com o sujeito e ao ver aos postagens dele, eu deleto sem ler.
Para a comunicação funcionar ela deve ser de duas vias. Para isso, este canal é importante, mas a importância é relativa. Devemos em paralelo cuidar do nosso network, e para este fim o Linkedin é apenas mais uma peça dentre varias outras.
Para construirmos um network o meio virtual é super válido, mas não devemos abrir mão do contato direto que pode ocorrer de diversas formas tal como: participar de associações profissionais, comparecer a cursos, palestras, ou até mesmo uma mensagem de uma linha.
Identifique o mercado foco e para abordá-lo desenvolva estratégias inteligentes. Cuidado para não demonstrar que o seu interesse é um caminho de mão única. Tenho sido procurado diversas vezes por pessoas que não vejo há uma decada ou mais, mas que quando se vêm necessitados não exitam procurar.
Se você teve um contato com algum profissional no passado, esse contato pode ser útil no futuro. Então, de vez em quando, pode ser uma ou duas vezes ao ano, mande uma mensagem ou ligue para para a pessoa. Pode ser uma linha, isso já serve para mostrar que você não a procura apenas em momentos de seu interesse.
Um simples "like" numa postagem, ou outras formas de interagir servirão para mostrar que você não procura a pessoa somente em momentos de necessidade.
Mas não iluda, "a comunicação perneta", ou de via única, que em vez de estabelecer relaçoes saudáveis e parcerias duradouras, tende a obter resultados medíocres e voláteis.
Meu avô costumava dizer: meu ouvido é paiol. O quer dizer isso? Nas fazendas, sitios e casas do campo antigamente tudo que não sabiamos onde colocar ia para o Paíol. Ou seja, ao dizer que o ouvido era Paiol, estava dizendo que o ouvido dele aceitava tudo, ou seja, todo tipo de bobagem.
Hoje na era da Internet podemos dizer: Nosso murau também é Paiol aceita tudo até mesmo o que resulta de uma comunicação perneta, que funciona no sentido inverso ao da parceria e da amizade, o que aliás, no mundo dos negócios está cada vez mais raro.
Nota: se quiserem me adicionar no linkedin para termos uma comunicação bilateral, ou se quiserem mandar uma mensagem anotem meu email: arilopes@folha.com.br
Meu endereço no linkedin: br.linkedin.com/in/ariovaldosilva/
Para a comunicação funcionar ela deve ser de duas vias. Para isso, este canal é importante, mas a importância é relativa. Devemos em paralelo cuidar do nosso network, e para este fim o Linkedin é apenas mais uma peça dentre varias outras.
Para construirmos um network o meio virtual é super válido, mas não devemos abrir mão do contato direto que pode ocorrer de diversas formas tal como: participar de associações profissionais, comparecer a cursos, palestras, ou até mesmo uma mensagem de uma linha.
Identifique o mercado foco e para abordá-lo desenvolva estratégias inteligentes. Cuidado para não demonstrar que o seu interesse é um caminho de mão única. Tenho sido procurado diversas vezes por pessoas que não vejo há uma decada ou mais, mas que quando se vêm necessitados não exitam procurar.
Se você teve um contato com algum profissional no passado, esse contato pode ser útil no futuro. Então, de vez em quando, pode ser uma ou duas vezes ao ano, mande uma mensagem ou ligue para para a pessoa. Pode ser uma linha, isso já serve para mostrar que você não a procura apenas em momentos de seu interesse.
Um simples "like" numa postagem, ou outras formas de interagir servirão para mostrar que você não procura a pessoa somente em momentos de necessidade.
Mas não iluda, "a comunicação perneta", ou de via única, que em vez de estabelecer relaçoes saudáveis e parcerias duradouras, tende a obter resultados medíocres e voláteis.
Meu avô costumava dizer: meu ouvido é paiol. O quer dizer isso? Nas fazendas, sitios e casas do campo antigamente tudo que não sabiamos onde colocar ia para o Paíol. Ou seja, ao dizer que o ouvido era Paiol, estava dizendo que o ouvido dele aceitava tudo, ou seja, todo tipo de bobagem.
Hoje na era da Internet podemos dizer: Nosso murau também é Paiol aceita tudo até mesmo o que resulta de uma comunicação perneta, que funciona no sentido inverso ao da parceria e da amizade, o que aliás, no mundo dos negócios está cada vez mais raro.
Nota: se quiserem me adicionar no linkedin para termos uma comunicação bilateral, ou se quiserem mandar uma mensagem anotem meu email: arilopes@folha.com.br
Meu endereço no linkedin: br.linkedin.com/in/ariovaldosilva/
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sábado, 23 de fevereiro de 2013
SOBRAM CANDIDATOS MAS FALTAM TALENTOS
Perfis hesitantes são aqueles que, quando se deparam com dois caminhos optam por nenhum dos dois. Eles nunca erram porque não assumem nada.
Muitas empresas enfrentavam o desafio de recrutar milhares de pessoas de uma só vez.
Mas paradoxalmente, muitas vagas não conseguem ser
preenchidas apesar da grande quantidade de candidatos e elevado interesse pela
vaga, que faz com que sejam recebidos algumas dezenas e às vezes até centenas
de currículos.
O mercado tem estado aquecido para bons profissionais, e podemos antever que para os próximos anos as oportunidades e a procura por competência serão cada vez maiores.
O mercado tem estado aquecido para bons profissionais, e podemos antever que para os próximos anos as oportunidades e a procura por competência serão cada vez maiores.
Lecionei por cerca de 20 anos. Sei que as universidades em geral pouco preparam os estudantes para exercer funções de liderança, e os cursos de graduação estão muito mais voltados para os conteúdos técnicos do que para a formação de gestores. Desta forma, os recém-formados ao chegarem no mundo corporativo acabam se deparando com dificuldades para as quais eles nunca foram preparados.
Por outro lado, a maioria das empresas não formam gestores - elas vão buscar no mercado a maioria das posições de comando ou mesmo de especialistas experientes que estiverem necessitando.
Escolas e empresas ajudariam muito a sí próprias e ao mercado em geral, se
procurassem formar ou propiciar desenvolvimento de seus profissionais, preparando-os para posições de liderança. No entanto é muito mais fácil buscar no mercado profissionais já prontos.
Em ordem de importância, elenco a seguir alguns requisitos aos profissionais em geral nas empresas:
PRIMEIRO REQUISITO: ÉTICA E INTEGRIDADE
São matérias primas essenciais que tanta falta fazem
ao nosso país. Não fosse pela absoluta ausência
desses elementos, nosso país certamente estaria em outro patamar de
desenvolvimento. Menciono esses dois termos juntos, porque um não funciona sem
o outro. Conheço alguns executivos que são os atuais responsáveis pelos padrões
éticos de suas empresas, mas que nunca tiveram a integridade suficiente para
isso. Nada pior do que você cobrar dos outros algo que você nunca praticou, ou
colocar “a raposa tomando conta do galinheiro”, como temos observado tanto em
empresas privadas, como em órgãos públicos.
SEGUNDO REQUISITO: BOM SENSO
O profissional atual precisa ter capacidade de
identificar os prós e os contras para levar em conta nas decisões. É necessária
alta capacidade para fazer um exame do cenário antes da tomada de decisão. A
análise SWOT é uma boa ferramenta para avaliar situações antes de tomar
decisões. O bom senso também está associado à sabedoria, à inteligência
emocional, ao custo benefício e a tantos outros elementos. Pessoas com bom
sendo fazem algo como uma análise SWOT mentalmente e agilmente e se manifestam
de forma racional e com sabedoria.
TERCEIRO REQUISITO: CORAGEM
Conviver com pessoas medrosas não é tarefa fácil. Um
líder inseguro e hesitante é um perigo para qualquer organização. Perfis
hesitantes são aqueles que, quando se deparam com dois caminhos optam por
nenhum dos dois. Eles nunca erram porque não assumem nada.
QUARTO REQUISITO: PAIXÃO
Ter paixão é
gostar do que se faz, é querer sempre dar o melhor de si, é ter entusiasmo para
buscar avanços continuamente. Trabalhar com paixão é saber que somos parte
muito importante de um grande projeto, maior, e que, independentemente de
alguns aspectos bons ou maus do momento atual, nosso papel está sendo executado
da melhor forma. A paixão tem como companheiros o otimismo, a perseverança, a
vontade de aprender e a humildade, entre outras tantas virtudes.
QUINTO REQUISITO: CAPACIDADE DE APRENDIZADO
Precisamos estar dispostos a aprender a cada dia. Conhecimentos
de hoje pouco valem para o amanhã, precisamos estar antenados com o mundo, as
mudanças estão por toda parte.
O aprendizado contínuo pode ocorrer de varias formas e
não existe uma receita sobre a forma ideal. Mas existe uma receita para
permanecer estacionado e distante do aprendizado contínuo. Para isso, ignore o
que ocorre fora das paredes da empresa, não dê atenção ao mercado, leia pouco,
não acompanhe as notícias através de revistas, internet, jornais, não participe
das associações de classe nem de seminários e cursos de reciclagem, não cuide
de seu network, e tantas outras
formas.
SEXTO REQUISITO: BAGAGEM PROFISSIONAL
Incluo aqui a formação acadêmica, idiomas,
conhecimentos e habilidades técnicas e experiência profissional. Observe que não
raro os profissionais preocupam-se apenas com o aspecto da bagagem profissional
e acabam deixando de lado os outros requisitos acima citados. Ainda mais
preocupante é que alguns dos requisitos anteriores são pouco sensíveis a
desenvolvimento e são mais inerentes à personalidade de cada um. Todavia,
alguns deles podem ser trabalhados.
Considerando tudo isso, trabalhe para aumentar a sua bagagem profissional, mas não descuide dos outros requisitos, pois são eles que determinarão o seu perfil e serão fatores-chave para seu sucesso ou fracasso profissional.
Aos empregadores fica a sugestão: Procurem identificar
e desenvolver talentos. Cuidados com os “insubstituíveis” dentro da empresa.
Eles podem estar bloqueando o desenvolvimento de funcionários com potencial
para crescer.
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