Sempre usei muito esta técnica nos relatórios financeiros e em outros relatórios sobre as mais variadas áreas da empresa.
Efeitos DRILL DOWN e DRILL TROUGH. Ferramentas preciosas para Controllers e CFO´s
Me lembro que no sistema de custos na empresa que não mais existe porque foi vendida para a Henkel, publicávamos um relatório com variações nos custos padrões que continha mais de 300 produtos, mas constava no relatório 22 itens. Desta forma o relatório mostrava os produtos com as dez maiores variações e na decima primeira linha totalizávamos todas as demais variações. Mostrávamos também as dez maiores variações negativas e igualmente na decima primeira linha totalizávamos as demais variações negativas. O relatório era em Excel e as decimas primeiras linhas eram agrupadas de forma que se quisemos ver os demais itens bastaria clicar sobre a linha e todos demais produtos seriam mostrados.
Já com relação às despesas e custos é raro uma empresa que tenha uma boa apresentação das despesas por conta contábil. O agrupamento das despesas nos demonstrativos de centros de custos poderiam ser agrupadas a partir de um plano de contas bem elaborado.
Fica muito melhor se que relatórios de custos e despesas fossem agrupados. Exemplo:
Despesas com Salários e Encargos
Em Salarios e Encargos poderíamos colocar diversas contas e se o recebedor do relatório quisesse abrir a informação obteria detalhes com uma serie de contas como:
Salários
- Salarios Normais
- Horas Extras - 65%
- Horas Extras - 100%.
Encargos
- INSS
- FGTS
- Férias
- 13.0
Vejam que neste simples exemplo em vez de um recebedor da informação financeira receber 7 diferentes contas com respectivos valores, receberia uma única informação agrupada
Quando o relatório incorpora a possibilidade de ver as informações agrupadas e mediante um clique abre-se a informação num nível mais detalhado, temos ai o efeito DRILL DOWN.
Destaco a seguir um trecho do eBook PAPO DE CONTROLLER
Efeito
Drill Down
Um
bom recurso é utilizar o sistema "Drill Down"
de reporte, cujo significado em português seria a capacidade de detalhar uma
determinada linha. Suponha que numa linha mostre o nome custos, ao clicar sobre
ela essa linha pode ser aberta em matéria prima, embalagem, outros materiais, e
custos com mão de obra direta, serviços de terceiros, custos diretos de
fabricação variáveis, custos diretos de fabricação fixos, custos indiretos de
fabricação, etc.
O
recurso "DRILL DOWN"
permite o detalhamento das contas do P & L. Assim um P&L com 100, 200
linhas ou mais pode ser apresentado inicialmente com 10 a 20 linhas principais.
Para relatórios desenvolvidos em Excel o Drill Down pode ser obtido por
agrupamentos ou por dados com link para outras planilhas ou outras pastas
dentro da mesma planilha.
Um
P&L bem detalhado com diversas linhas, com índices, variações, análises e
justificativas dessas variações cobrirá praticamente tudo que ocorre e impacta
nos resultados da empresa.
Um
P&L básico e simplificado, sem condições de detalhamento dos itens poderá
deixar os gestores da empresa cheio de dúvidas e com com pouca confiança nos
dados reportados.
Efeito
DRILL DOWN nas receitas
Nas receitas o efeito deve permitir que se abram as vendas por produtos, clientes, etc.
EXEMPLO DE DRILL DOWN
A partir das setas as informações seriam obtidas com 1 clique.
O sistema SAP tem como uma de suas principais funcionalidades a possibilidade de se fazerem Drill Downs múltiplos. Desta forma é possível, por exemplo, clicar sobre um grupo de despesas e ver a abertura por centro de custos, clicamos sobre o centro de custos e vemos a abertura por conta contábil, clicamos sobre a conta contábil e chegamos ao nível de lançamento.
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