SIGAM ESTE BLOG

sexta-feira, 13 de março de 2020

KPI´s Financeiros e não Financeiros

KPI significa Key Performance Indicator


Destaquei um excelente artigo sobre KPI´s e mais abaixo um link referente ao primeiro capítulo do livro Mapas Estratégicos.


Este artigo é uma tradução livre do excelente artigo publicado em 

#consultoria #finanças #palestras #blogger #custos #controller 

Clique acima para ver o original em Inglês



O que eles são?

Medidas
Um indicador-chave de desempenho (KPI) é uma medida usada para refletir o sucesso ou o progresso organizacional em relação a um objetivo especificado.
O propósito dos KPIs é monitorar o progresso em direção à realização dos objetivos estratégicos que são tipicamente comunicados em um mapa estratégico.
Os KPIs normalmente são incluídos em um scorecard ou painel de relatório que permite que a alta gerência, a diretoria ou outras partes interessadas se concentrem nas métricas consideradas mais críticas para o sucesso de uma organização.
Os KPIs financeiros são geralmente baseados em demonstrações de resultados ou componentes do balanço patrimonial, e também podem relatar mudanças no crescimento das vendas (por famílias de produtos, canal, segmentos de clientes) ou em categorias de despesas.
KPIs não financeiros são outras medidas usadas para avaliar as atividades que uma organização considera importantes para a realização de seus objetivos estratégicos. 
Os KPIs não financeiros típicos incluem medidas relacionadas a relacionamentos com clientes, funcionários, operações, qualidade, tempo de ciclo e a cadeia de suprimentos da organização ou seu pipeline.Alguns preferem usar o termo "extra-financeiro" em vez de não-financeiro, sugerindo que todas as medidas que contribuem para o sucesso organizacional são, em última análise, financeiras. Além de financeiras e não financeiras, outras categorizações comuns de indicadores de desempenho são quantitativas versus qualitativas;levando ou atrasando; a curto ou longo prazo; entrada, saída ou indicadores de processo, etc.
O elemento crítico no desenvolvimento de KPIs é determinar o que é importante ou "chave" para a organização. As medidas operacionais também são importantes - elas podem ser denominadas apenas como 'indicadores de desempenho, para distingui-las dos KPIs.
O desenvolvimento de KPIs deve fazer parte de um processo geral de gestão estratégica que conecte a missão, a visão e a estratégia geral de uma organização e seus objetivos de curto e longo prazo a objetivos de negócios estratégicos específicos e seus projetos ou iniciativas de apoio. Entender os direcionadores de valor da organização e as principais atividades e competências que sustentam sua proposta de valor é um primeiro passo importante nesse processo.
Modelo de mapa de criação de valor
Modelo de mapa de criação de valor
Fonte: Marr, B. (2008) Gerenciando e entregando desempenho, Elsevier Ltd, Oxford

Quais os benefícios que os principais indicadores de desempenho fornecem?

Os KPIs podem melhorar a execução da estratégia, alinhando atividades de negócios e ações individuais com objetivos estratégicos. KPIs bem projetados podem fornecer um meio para que a administração e o conselho monitorem as principais atividades do negócio, em vez de simplesmente medidas de resultado de sucesso financeiro. 
A integração de KPIs financeiros e não financeiros pode contribuir para um maior foco no sucesso a longo prazo, em vez de no desempenho financeiro de curto prazo.

Perguntas a serem consideradas ao implementar os principais indicadores de desempenho?

  • Entendemos nossos fatores de valor e atividades principais?
  • Quais KPIs nós precisamos? Quais questões de desempenho precisamos responder?
  • Que combinação de medidas financeiras e não financeiras precisamos?
  • Que medidas de cliente, capital humano, operacional, cadeia de fornecimento ou pipeline precisamos monitorar?
  • Existem outras medidas importantes que são impulsionadores importantes de nossos negócios, como P & D, patentes desenvolvidas?
  • Existem indicadores líderes que podemos desenvolver a partir dos dados disponíveis?
  • Podemos coletar dados significativos de maneira econômica para cada uma das medidas desejadas?
  • Nossos sistemas de informações gerenciais existentes são adequados para apoiar o processo de coleta, análise e relatório?
Ações a tomar / fazerAções para evitar / não fazer
  • KPIs básicos em drivers de valor estratégico
  • Verifique se os KPIs são baseados em dados válidos e são fáceis de entender
  • Conecte os KPIs através da organização
  • Certifique-se de que os KPIs levam a uma ação positiva
  • Criar uma cultura de aprendizado contínuo e melhoria de desempenho
  • Inclua uma combinação de KPIs financeiros e não financeiros
  • Não colete dados e meça muitas coisas - muitos KPIs geram confusão em vez de clareza.Cinco a dez KPIs 'críticos' e 20 a 30 no geral, é uma boa regra geral
  • Evite se concentrar apenas em medidas quantitativas - avaliações qualitativas também fornecem informações valiosas
  • Não se esqueça da importância do feedback e da aprendizagem

Na prática: 
Indicadores Chave de Performance

Desbloqueio de desempenho 
(Revista CGMA, fevereiro de 2012)
Este artigo, baseado em entrevistas com executivos de finanças da Maersk Energy e da International Flavors & Fragrances (IFF), discute a importância do desenvolvimento de KPIs relevantes e o papel da função financeira no fornecimento de informações mais perspicazes para gerenciar o desempenho.
Albert Birck, chefe de gestão de desempenho da empresa dinamarquesa de energia Maersk Oil, descreve o processo de pensamento da organização para desenvolver KPIs da seguinte forma: “Toda vez que discutimos ou projetamos algo para gerenciamento de desempenho, avaliamos as opções para ver se elas criam valor. transparente, acionável (relevante, significativa, capaz de influenciar), oportuna (que é mais importante que 'perfeita') e voltada para o futuro. '
Adotar essa abordagem e fazer bom uso de sua solução de tecnologia de gerenciamento de desempenho permitiu que a função financeira levasse a Maersk de gerenciar, por instinto, a percepção analítica de alta qualidade.
Roger Blanken, CPA, vice-presidente de finanças - cadeia de suprimentos da IFF, fala sobre o uso do lucro econômico de sua empresa e o custo médio ponderado de capital (WACC) na estratégia de planejamento. Ele também explica como a IFF analisa indicadores de alto nível como o PIB, os preços ao consumidor e as taxas de câmbio - fatores que afetam seus negócios baseados em commodities.
Tornar o lucro econômico a principal medida de rentabilidade elevou a qualidade das discussões dentro da empresa ao tomar decisões de investimento.


Nota do Blog

Destaco a seguir link referente alguns links de capítulos do livro Mapa Estratégico
Ao alunos: Estudarem e resumirem esse texto




Nenhum comentário:

Postar um comentário