Quanto mais técnica e profissional a gestão da empresa, maior o grau de normatização e padronização. Maior grau de normatização não significa uma imensa quantidade de normas e procedimentos. Ao se elaborar um manual é muito importante capacidade de síntese, manuais enormes são convites ao descumprimento, por isso as normas devem ser sucintas e suficientes.
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Pior do que não possuir um
manual, é ter e não respeitá-lo, ou ainda ter e frequentemente serem
autorizadas exceções pelos níveis de comando da organização.
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Exemplos
de Manuais de Procedimentos:
- Manual Contábil;
- Manual
de Custos;
- Manual
da Qualidade;
- Manual
de Procedimentos dos diversos departamentos.
- Manual do Funcionário
- Manual das Políticas de Vendas e Crédito
- Manual da Sustentabilidade
- Manual de Contratos
- Manual do Funcionário
- Manual das Políticas de Vendas e Crédito
- Manual da Sustentabilidade
- Manual de Contratos
A
dependência que as empresas possuem em relação a alguns funcionários que se
tornam insubstituíveis é indicador de problema de gestão. Bons manuais de
procedimentos colaboram para que essa situação seja evitada. A elaboração de
manuais de procedimentos com o registro criterioso e atualizado das principais
rotinas da empresa contribui para sistematização dos processos e rotinas evitando a criação de funcionários insubstituíveis.
Um bom
manual de procedimentos deve ser claro e conter passo a passo como devem ser
executadas as principais atividades da empresa. Os manuais também contribuem
para a avaliação dos processos e atividades a que dizem respeito.
O simples fato de documentarmos processos, rotinas, responsabilidade através de manuais de procedimentos já evidencia a necessidade de tais atividades e processos serem melhorados ( reengenharia de processos ), ou até mesmo eliminados (processos discricionários ), outras vezes os processos avaliados são terceirizados ( outsourcing ). Assim um bom manual deve incentivar à melhoria contínua.
O simples fato de documentarmos processos, rotinas, responsabilidade através de manuais de procedimentos já evidencia a necessidade de tais atividades e processos serem melhorados ( reengenharia de processos ), ou até mesmo eliminados (processos discricionários ), outras vezes os processos avaliados são terceirizados ( outsourcing ). Assim um bom manual deve incentivar à melhoria contínua.
Por outro
lado, as normas e os procedimentos não devem representar uma camisa de força,
mas sim um importante elemento de apoio para a operação da empresa. Uma vez
estabelecidos os procedimentos não significa que os mesmos sejam imutáveis.
Mudanças, melhorias alterações deverão ocorrer sempre que necessário porem de
forma coordenada e organizada.
Sempre que um manual for alterado, o registro e aprovação da alteração deve ser feito de forma oficial o que deve ser documentado de forma clara e demonstrável no caso de futuras auditorias.
Sempre que um manual for alterado, o registro e aprovação da alteração deve ser feito de forma oficial o que deve ser documentado de forma clara e demonstrável no caso de futuras auditorias.
Os fluxos
das principais rotinas devem fazer parte dos procedimentos para tal é necessário
que os funcionários envolvidos recebam treinamento específico sobre elaboração
de procedimentos e elaboração de fluxogramas.
Por fim
lembramos que quanto mais padronizada e normatizada uma empresa maior a
possibilidade de descentralização e delegação. Algumas grandes empresas são
altamente padronizadas. Exemplo: Mc Donalds, Carrefour, etc.
Como começar?
Comece de forma simples e com as normas principais. Comece com normas de alguns parágrafos. Vá melhorando e complementando o manual com o tempo.
O que incluir no manual?
Inclua
Nome da norma;
Responsabilidades;
Datas, prazos;
Um fluxograma dos processos envolvidos;
As parte descritiva das normas;
Aprovações;
Exceções;
etc.
Como começar?
Comece de forma simples e com as normas principais. Comece com normas de alguns parágrafos. Vá melhorando e complementando o manual com o tempo.
O que incluir no manual?
Inclua
Nome da norma;
Responsabilidades;
Datas, prazos;
Um fluxograma dos processos envolvidos;
As parte descritiva das normas;
Aprovações;
Exceções;
etc.
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