Como Executar uma Reunião Mensal de Revisão de Resultados - Business Review
Introdução
Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, a gestão eficiente e eficaz de uma empresa se torna vital para o seu sucesso. Nesse contexto, a reunião de revisão de resultados, ou Business Review, é um evento mensal ou trimestral no qual os principais resultados e análises são apresentados, sempre comparando os dados planejados com os períodos anteriores (Standler, 2017).
Desenvolvimento
Algumas empresas fazem uma revisão trimestral de resultados, no entanto, uma reunião mensal com os principais executivos da empresa é de extrema importância. Áreas de negócios costumam realizar reuniões específicas para abordar as suas divisões, enquanto as reuniões corporativas são geralmente realizadas com o conselho de administração da empresa alguns dias após as reuniões divisionais.
O CFO ou controller é o responsável por preparar um pacote com as principais informações financeiras e não financeiras. Algumas informações são comuns a praticamente todas as empresas, enquanto outras informações e indicadores são definidos conforme as características do ramo e até as prioridades do negócio (Horngren et al., 2020).
A abordagem do P&L, cobrindo desde o P&L até o EBIT, é uma etapa chave de uma reunião de Business Review. Outros elementos, como o working capital, preços, custos e margens, a performance de clientes, a produtividade nas diversas áreas e outros KPIs relevantes (por exemplo, giro dos estoques, OEE), CAPEX e OPEX, costumam ser abordados. Algumas empresas dedicam uma parte da apresentação a programas de melhoria contínua e outras ferramentas, como o BSC e outros programas de melhoria, qualidade e produtividade.
Recomenda-se que a reunião tenha uma agenda que finalize com a atribuição de responsabilidades. A abertura do Business Review pode ocorrer com o repasse dos pontos da reunião anterior. Reuniões desse tipo devem durar no máximo 90 minutos, pois após esse tempo os participantes começam a perder a atenção (Standler, 2017). O poder de síntese, a organização da pauta e a dinâmica são essenciais.
Conclusão
A reunião de revisão de resultados, ou Business Review, é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma empresa. Ao apresentar e discutir os principais resultados e análises de forma sistemática e comparativa, essa reunião ajuda a identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, bem como a promover a melhoria contínua e o desenvolvimento de uma cultura de desempenho e accountability (Lencioni, 2002).
Referências:
Horngren, C. T., Sundem, G. L., Schatzberg, J., Burgstahler, D., & Schatzberg, J. W. (2020). Introduction to Management Accounting (17th ed.). Pearson.
Lencioni, P. (2002). Death by Meeting: A Leadership Fable...About Solving the Most Painful Problem in Business. Jossey-Bass.
Standler, R. B. (2017). The 90-Minute Manager: Lessons from the Sharp End of Management. Pearson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário