Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 2 de abril de 2022

Gestão de Resultados - Divulgação do DRE do mês encerrado

#Controladoria #DRE #P&L

Gestão de Resultados - Divulgação do DRE do mês encerrado.




Uma área de Controladoria que se prese deve divulgar os resultados no máximo até o terceiro dia útil, após o mês ser encerrado más de preferência no primeiro dia útil.

Esteja certo que desculpas não faltarão para fazer a divulgação dos resultados o mais tardar possível.

Certamente poderão faltar algumas notas e outros lançamentos para fechar o mês, mas deve o Controller eficaz, nesses casos, assumir as melhores estimativas e divulgar um resultado preliminar.

Resultados preliminares bem feitos costumam apresentar mínimas variações em relação aos resultados finais, mas por vezes contabilistas tradicionais preferem esperar até o último documento para divulgarem os resultados.

Costumo recomendar aos Controllers que preparem um checklist com os elementos essenciais ao fechamento dos resultados e aqueles que estiverem pendentes até o primeiro dia devem ser estimados.

Contadores que não têm visão gerencial não irão entender essa necessidade pois eles só estão preocupados em fechar os números quando tudo estiver concluído. Eles priorizam atender as obrigações fiscais tão somente. Lógico que essas são atividades muito importantes, mas a Controladoria para Gestão e Controle requer rapidez e foco na análise das informações que deve ocorrer logo nos primeiros dias após o mês ser fechado ainda que algumas informações preliminares sejam consideradas.


Vejam também


P & L Based Analysis / Análise Baseada no Demonstrativo de Resultados




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM