Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 31 de maio de 2023

14 PRÁTICAS PARA CONTROLE E GESTÃO EM EMPRESAS GLOBAIS / Operações Intercompany



Empresas multinacionais ou globais costumam apresentar certas similaridades no que diz respeito às práticas de gestão e controle. A seguir destaco algumas práticas comuns nessas empresas.

14 PRÁTICAS PARA CONTROLE E GESTÃO EM EMPRESAS GLOBAIS / Operações Intercompany


cliquem nos itens abaixo

1- PREÇOS DE TRANSFERÊNCIA ENTRE EMPRESAS DO GRUPO   <<<<<   Clicar




5- PADRONIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GERENCIAMENTO

6- POLÍTICA DE AQUISIÇÕES, FUSÕES, JOINT VENTURE


7- GERENCIAMENTO REGIONAL

Gerenciamento Regional é uma prática muito utilizada em corporações internacionais. Assim as multinacionais costumar ter executivos responsáveis por determinadas atividades para uma região. Exemplo: Região Latino-Americana, Região Européia, etc... O gerenciamento região facilita a gestão de negócios, muitas vezes reduz cargos nos países, mas gera despesas de viagens devido às frequentes reuniões regionais.

8- PADRONIZAÇÕES

As grandes corporações são altamente padronizadas. Abaixo seguem alguns exemplos de padronização frequentemente encontrados nas multinacionais:

  • Sistema de Gestão;
  • Indicadores de Desempenho;
  • Plano de Contas;
  • Softwares diversos;
  • Codificação de produtos, estoques, clientes, fornecedores e outros;
  • Manuais de Procedimentos;
  • Código de conduta e Política de Ética;
  • Etc.

A padronização facilita e auxilia no processo de controle da matriz sobre as filiais, facilitando a gestão e propiciando avaliação comparativa entre as diversas unidades distribuídas pelo mundo.

10- GERENCIAMENTO GLOBAL DE MARCAS


Grandes corporações possuem estratégia direcionada às suas principais marcas, assim estratégias locais devem estar alinhadas com a estratégia mundial para as marcas. As marcas estão entre os principais ativos das empresas assim políticas globais voltadas para as mesmas são usuais nas grandes corporações.


11- ORÇAMENTO GLOBAL E REGIONAL

Os orçamentos operacionais ( curto prazo ) devem estar alinhados com o Plano Estratégico ( Longo Prazo ) e ambos alinhados com as estratégias globais.

Nas grandes corporações os orçamentos são padronizados, consolidado regional e mundialmente. Cada etapa do orçamento (local, regional e mundial) deve passar pelos níveis de aprovação necessários, além de requerer uma ampla participação dos diversos níveis da empresa.


12- CONTRATOS GLOBAIS DE FORNECIMENTO e

PARCERIAS COM FORNECEDORES DE SERVIÇOS

As empresas com filiais em diversos países podem negociar contratos mundiais de fornecimento, usando tal recursos para baixar custos e aumentar qualidade.

Parcerias com fornecedores de serviços também se constituem em importante elemento de melhoria para a empresa multinacional. Contratos globais podem ser negociados com consultorias, corretoras de seguros, empresas de auditoria, etc.

13- BENCHMARKING

A comparação entre diversas unidades de um mesmo grupo de empresas pode ser constituir em forte elemento de auxílio na identificação de unidades passivas de pontos de melhorias. Em um processo de benchmarking as unidades de uma empresa multinacional podem aprender mutuamente. Reuniões periódicas e relatórios com dados comparativos entre países podem ser formas de benchmarking entre empresas de um grupo.

14- UNIDADES DE NEGÓCIOS

As unidades de negócios também podem ser encontradas em empresas domésticas, más ela é altamente utilizada na empresa multinacional. Unidade de Negócio significa segmentar a empresa e dirigir cada segmento como se fosse uma empresa individual. Nas mega corporações é praticamente impossível a administração sem a adoção de unidades de negocio.

    Adquira o EBOOK            
 PAPO DE CONTROLLER
600 páginas de material riquíssimo 
        Clique  na  figura  abaixo:       

Conheçam o Blog SAÚDE COMPLETA   < < < < Clique para acessar


Blog Saúde Completa


Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com  carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br







Nossas postagens sobre custos - e muitas outras postagens sobre Gestão e Controladoria
http://saudecompleta.blogspot.com/

Nosso site Profissional - Palestras / Treinamentos / Consultoria

Conecte-se comigo no Linkedin
 https://www.linkedin.com/in/ariovaldosilva/   


Possuo dois grupos principais no Linkedin conforme segue: Grupo Gestão, Ética e Liderança Todos são convidados a participar Assuntos pertinentes ao tema https://www.linkedin.com/groups/4127573/ CEO´s, CFO´s e Controllers ( Exclusivo para quem possua posição gerencial nessas áreas ) https://www.linkedin.com/groups/8788603/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM