PROCEDIMENTOS “INTER COMPANY”
As empresas de um mesmo grupo precisam manter uma série de controles a fim de poderem apresentar suas demonstrações de forma correta. Algumas dessas práticas são:
- Contabilizações em Trânsito das Vendas e Estoques “Inter Company”. Quando uma empresa afiliada vende produtos ou serviços para outra empresa do mesmo ou de outro país, se faz necessário efetuar contabilizações de produtos em transito.
- Circularizações das operações Inter Company. São procedimentos que visam conciliar registros contábeis das transações efetuadas entre afiliadas.
A existência de empresas com múltiplas subsidiárias e o intenso processo de fusões e aquisições trazem para a esfera contábil novas e complexas responsabilidades.
Organizações com múltiplas filiais requerem controles das transações entre empresas (operações inter-company ). Esse tipo de empresa também pode proporcionar sinergias importantes no caso de adoção de gestão regional de processos.
Uma prática comum é que as contas intercompany sejam demonstradas nos Demonstrativos Financeiros, para isso devem ter contas e grupos de contas separados.
A circularização entre filiais e / ou matriz é prática necessária e faz parte das reconciliações obrigatórias que devem assegurar qualidade nos números intercompany reportados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário