Robert Kaplan, um dos gurus em atividade e um dos criadores do Balanced Scored Card, destaca que a contabilidade do futuro será uma contabilidade voltada para a gestão de indicadores. Estou de acordo, mas indicadores tomados isoladamente podem representar uma armadilha em certos casos.
Há alguns anos, analisando os custos de um certo produto bem conhecido no mercado, notei que rótulos de componentes do mesmo estavam com grandes reduções de custos, isso porque que a área de compras havia efetuado negociação obtendo grande redução no preço.
Notei também que, naquela época, a empresa havia colocado como uma das metas e base para pagamento de bônus, reduções de custos obtidas, e que várias reduções de custos estavam sendo alcançadas.
Analisando os estoques procurei pelo rótulo, e me saltou à vista o motivo daquela enorme redução de custos. Haviam comprado um estoque de rótulos para 3 anos de consumo, e que provavelmente nunca seria usado pois as áreas de marketing geralmente adoram alterar o design das embalagens. Jamais passaria um período tão longo sem alterar a imagem do rótulo.
Lógico que a empresa também controlava indicadores de giro dos estoques, no entanto os rótulos representavam muito pouco nos estoques totais, o que logicamente levou a crer que aquele estoque monstruoso não seria notado.
Ao avaliar o giro dos estoques sempre tive o "mau costume" de calcular o giro por item, e mostrar o resultado na forma de rank. Isso faz com que salte à vista itens com baixo giro, ou até mesmo com giro nenhum. Desta forma detectei rapidamente o "famigerado" alto estoque de rótulos.
Acredito muito que a gestão por indicadores seja uma forma excepcional de gestão, e pessoalmente adoro a ferramenta balanced scored card, no entanto é importante que não fiquemos só nisso. Ao analisarmos indicadores, o número geral obtido representa o síntetico, mas é importante descer ao nível análitico e avaliar item a item o que está por trás do indicador obtido.
Com relação aos índices de redução de custos ou giros de estoques, os números globais obtidos são importantes, mas poderemos ter surpresas. É importante levar em conta que a redução de custos de hoje pode representar perdas importantes amanhã.
É necessário uma análise cuidadosa sempre boas compras estiverem por trás de indicadores favoráveis, Afinal de contas! O que é uma boa compra?
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sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Afinal de contas! O que é uma boa compra?
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
João Ubaldo - Educao
O real problema do nosso país!
Para ler e refletir:
Para ler e refletir:
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Steve Jobs - Um cara à frente de sua época
Um dos maiores elogios que recebí sobre este Blog, foi que se trata de um Blog fora da caixa, o que foi mais marcante ainda sendo um Blog contábil financeiro. Numa área em que pouco que se cria e muito se copia, como diz o mestre Bonine ( USP e PUC ).
Mas se existiu um sujeito com pensamento e atitudes fora da caixa, ele foi Steve Jobs. Ele revolucionou o mundo da tecnologia e ficará na história como uma das melhores mentes que passaram por este planeta.
O mundo se despede desse "monstro" que só não conseguiu vencer a batalha contra a sua doença.
Dele deixo um pensamento para refletirmos:
"E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.
Steve Jobs"
Que outras grandes mentes venham e atuem em diferentes áreas no planeta, que apesar de tudo está tão carente de valores, atitudes e realizações, principalmente nas áreas da ética, da justiça, meio ambiente e tantas outras.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Cresce número de Contabilistas que farão o Exame de Suficiência em São Paulo
Cerca de 6 mil bacharéis em Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade prestarão a prova no dia 25 de setembro | |
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domingo, 11 de setembro de 2011
Papai Noel existe
Estou convencido a respeito da existência de Pai Noel, e vou mostrar o porquê dessa minha conclusão.
Tenho visto alguns gerentes e diretores em atividade, onde não se consegue entender como alcançaram tais níveis. São péssimos gestores, não formam ninguém, preferem manter equipes medíocres, creio que para não se sentirem ameaçados. Alguns desses tipos não tiram férias, certamente para que não percebam que não fazem falta, e também para adicionarem alguma reserva no caso de demissão.
Alguns desses dinossáuricos amigos chegam a se aposentar e fazem carreira, muitas vezes com nível de conhecimento muito abaixo do que seria exigido a qualquer iniciante.
As grandes corporações descobriram há muito tempo sobre a alta importância da área de treinamento, bem como aplicam técnicas de avaliação bastante elaboradas, principalmente nas admisssões. Isso impede que executivos e outros funcionários, que ocupam posições chave, sejam admitidos sem serem atendidos requisitos mínimos. Ou seja, em empresas competentemente administradas, está cada vez mais difícil ocorrerem admissões de profissionais despreparados.
Ao longo da minha carreira de 40 anos, tenho visto de tudo um pouco. Conhecí um cara que conseguiu comprar cargas de canetas BIC cujos refis eram entregues mediante a devolução de outros refis usados e vazios. Trabalhei numa empresa onde o café era servido duas vezes ao dia, às 9 e as 15 horas.
Vi diferenças astrônomicas nos controles de estoque sendo ajustados sem nenhuma ação corretiva sobre a real causa do problema. Ví sistemas integrados que custaram milhoes sendo utilizados de forma incompetente. Vi desperdícios enormes sendo gerados sistematicamente com perdas de milhões. Normalmente, por trás de situações como essas, estavam gerentes e diretores incompetentes.
Péssimos gestores estão sempre mais preocupados em se manterem nos cargos que ocupam, do que em galgar posição superior, visto que, no íntimo, eles têm consciência de suas limitações. Estão felizes por ter chegado onde chegaram, não se preocupam nenhum pouco em desenvolver pessoas e em liderar com competência e respeito os seus colaboradores.
Executivos como esses atrapalham o ambiente, geram descrédito aos dirigentes da empresa, que por mais que se esforcem, não conseguem fazer com que práticas modernas de gestão e liderança não passem apenas de discurso.
Mesmo com tudo isso e muito mais, alguns deles continuam em atividade, se é que se pode chamar de atividade o que fazem, e muitas vezes chegam até a ser promovidos. No entanto, o espaço para esse tipo de profissional está cada vez mais restrito.
Hoje em dia, até mesmo empresas familiares, empresas que estão estrando no mercado e também empresas tradicionais, estão cada vez preocupadas na utilização de técnicas que são tidas como " benchmark " a nível mundial.
Então pergunto como é possível ainda encontrarmos esse tipo de gente em posições importantes e contando com apoio de seus superiores? A conclusão que cheguei é que isso foi um presente de Papai Noel, e conseqüentemente que PAPAI NOEL ainda existe para alguns desses !!!
sábado, 29 de janeiro de 2011
Começando na empresa? Como deve ser a sua integração?
Pessoalmente, como funcionário, consultor ou como colaborador, eu já iniciei em dezenas de empresas, além disso tenho visto muitos funcionários iniciando em diferentes áreas e funções. Posso afirmar com segurança que são muitos os casos em que ocorre uma má integração do funcionário que está chegando.
Elenco a seguir, sem esgotar as possibilidades, uma serie de ações que entendo serem necessárias à uma adequada integração do funcionário que está chegando:
1- Efetuar uma apresentação que fale sobre a organização, histórico da empresa, estrutura, produtos, políticas, mercados, etc. Se for uma multi nacional pode-se iniciar pela matriz e empresa no mundo, e em seguida entrar na empresa localmente e seu posicionamento no país. Em muitas empresas são desenvolvidos vídeos que além de serem apresentados para os colaboradores que iniciam, também podem ser apresentados para outros parceiros, como bancos, fornecedores e clientes, sempre que necessário.
2- Após uma apresentação mais descontraída sobre a organização podem-se apresentar as normas, políticas, benefícios, horário de trabalho, código de ética, etc. Nessa parte apresenta-se quais são os limites na empresa, deve-se deixar claro o que pode e o não se pode fazer na empresa. Importante destacar que algo normal em uma empresa, pode ser considerado falha grave em outra, então isso deve ser abordado na integração do funcionário.
3- Em seguida podemos abordar a respeito dos benefícios, muitas vezes o diferencial que pode atrair o afastar um funcionário da empresa é o plano de benefícios. As empresas costumam elaborar uma cartilha, bem como deixar um canal com o RH sempre acessível para esclarecer pontos necessários. Na área de benefícios o pacote é importante, mas igualmente importante é a forma como o RH gerencia junto aos funcionários a comunicação a respeito desse tópico.
4- Fornecer também um bom pacote de informações detalhadas, que muitos podem julgar não muito importantes, mas que para o colaborador recém chegado pode fazer a diferença, assim recomendo que esclareçam quanto a aspectos como: Posicionamento sobre o dia a dia, uso de máquinas de café, área de descanso e copa, fumódromos, salas de reuniões, casual day, horário flexível se houver, compensações de pontes dos feriados, uso de taxis, uso de copiadoras e telefones, etc.
5- Para o funcionário iniciante deve-se preparar um programa de integração que pode durar entre 2 dias e uma semana ou mais. Deve-se preparar uma agenda contendo áreas, profissionais e processos que serão apresentados. Nada pior do que um programa de integração ser desvirtuado pelas usuais emergências que os profissionais vivem na empresas.
6- Ao iniciante deve-se apresentar os fatores chave esperados para o sucesso da função que ele vai ter. Deve-se deixar claro o que espera-se dele e qual o apoio e ferramentas que ele terá para entregar os resultados esperados. Essa missão cabe ao gerente ou supervisor da área e deve ser assegurada pela cúpula da empresa com o acompanhamento do RH.
7- Hoje em dia a sustentabilidade é tão importante que muitas empresas reservam um tempo especialmente dedicado para apresentar o posicionamento que mantêm com relação ao meio ambiente.Nessa etapa recomenda-se apresentar de forma transparente indicadores, metas e políticas voltadas para a sustentabilidade.
8- Outro aspecto que ganha espaço diz respeito às práticas da empresa com relação à responsabilidade social. A cada dia mais as empresas se convencem de que suas missões incluem responsabilidade em contribuir com a comunidade onde estão inseridas. Assim, muitas empresas criam seus institutos ou desenvolvem ações que por vezes incentivam funcionários a se tornarem voluntários.
9- Recomenda-se que as empresas façam pesquisas com todos os funcionários no sentido de obter sugestões para melhorar o programa de integração dos novos funcionários. Assim podemos perguntar o que eles acham que contribuiria com os novos funcionários para eles melhor desempenharem suas funções bem como se sentirem mais confortáveis na organização.
10- Finalizada a integração peça para que o funcionário recém chegado prepare um relatório de feed back do programa de integração. Deixe claro que o relatório é confidencial e que sua crítica, sugestão e comentário será tomada como contribuição para desenvolvimento do programa. Em seguida, para cada funcionário admitido, mas principalmente para os de maior potencial, nomeie um tutor e informe ao novo funcionário que seu tutor estará disponível para responder aos seus questionamentos que porventura surjam durante dua trajetória na empresa.
Durante os primeiros dias de empresa o superior imediato e RH devem acompanhar a integração e assegurar que tudo ocorra bem. Assim como num casamento, um bom começo é essencial, por isso o RH e o gestor imediato têm grande responsabilidade para o sucesso do novo colaborador.
Nos primeiros meses de trabalho do novo colaborador é essencial prover feed back contínuo, destacando os pontos positivos, e avaliando e atuando sobre pontos passivos de melhoria, para isso o novo funcionário precisa se sentir apoiado e estar ciente que faz parte de um eficiente e qualificado sistema, onde cada um faz a sua parte, e nesse contexto o resultado tende a ser o melhor.
Elenco a seguir, sem esgotar as possibilidades, uma serie de ações que entendo serem necessárias à uma adequada integração do funcionário que está chegando:
1- Efetuar uma apresentação que fale sobre a organização, histórico da empresa, estrutura, produtos, políticas, mercados, etc. Se for uma multi nacional pode-se iniciar pela matriz e empresa no mundo, e em seguida entrar na empresa localmente e seu posicionamento no país. Em muitas empresas são desenvolvidos vídeos que além de serem apresentados para os colaboradores que iniciam, também podem ser apresentados para outros parceiros, como bancos, fornecedores e clientes, sempre que necessário.
2- Após uma apresentação mais descontraída sobre a organização podem-se apresentar as normas, políticas, benefícios, horário de trabalho, código de ética, etc. Nessa parte apresenta-se quais são os limites na empresa, deve-se deixar claro o que pode e o não se pode fazer na empresa. Importante destacar que algo normal em uma empresa, pode ser considerado falha grave em outra, então isso deve ser abordado na integração do funcionário.
3- Em seguida podemos abordar a respeito dos benefícios, muitas vezes o diferencial que pode atrair o afastar um funcionário da empresa é o plano de benefícios. As empresas costumam elaborar uma cartilha, bem como deixar um canal com o RH sempre acessível para esclarecer pontos necessários. Na área de benefícios o pacote é importante, mas igualmente importante é a forma como o RH gerencia junto aos funcionários a comunicação a respeito desse tópico.
4- Fornecer também um bom pacote de informações detalhadas, que muitos podem julgar não muito importantes, mas que para o colaborador recém chegado pode fazer a diferença, assim recomendo que esclareçam quanto a aspectos como: Posicionamento sobre o dia a dia, uso de máquinas de café, área de descanso e copa, fumódromos, salas de reuniões, casual day, horário flexível se houver, compensações de pontes dos feriados, uso de taxis, uso de copiadoras e telefones, etc.
5- Para o funcionário iniciante deve-se preparar um programa de integração que pode durar entre 2 dias e uma semana ou mais. Deve-se preparar uma agenda contendo áreas, profissionais e processos que serão apresentados. Nada pior do que um programa de integração ser desvirtuado pelas usuais emergências que os profissionais vivem na empresas.
6- Ao iniciante deve-se apresentar os fatores chave esperados para o sucesso da função que ele vai ter. Deve-se deixar claro o que espera-se dele e qual o apoio e ferramentas que ele terá para entregar os resultados esperados. Essa missão cabe ao gerente ou supervisor da área e deve ser assegurada pela cúpula da empresa com o acompanhamento do RH.
7- Hoje em dia a sustentabilidade é tão importante que muitas empresas reservam um tempo especialmente dedicado para apresentar o posicionamento que mantêm com relação ao meio ambiente.Nessa etapa recomenda-se apresentar de forma transparente indicadores, metas e políticas voltadas para a sustentabilidade.
8- Outro aspecto que ganha espaço diz respeito às práticas da empresa com relação à responsabilidade social. A cada dia mais as empresas se convencem de que suas missões incluem responsabilidade em contribuir com a comunidade onde estão inseridas. Assim, muitas empresas criam seus institutos ou desenvolvem ações que por vezes incentivam funcionários a se tornarem voluntários.
9- Recomenda-se que as empresas façam pesquisas com todos os funcionários no sentido de obter sugestões para melhorar o programa de integração dos novos funcionários. Assim podemos perguntar o que eles acham que contribuiria com os novos funcionários para eles melhor desempenharem suas funções bem como se sentirem mais confortáveis na organização.
10- Finalizada a integração peça para que o funcionário recém chegado prepare um relatório de feed back do programa de integração. Deixe claro que o relatório é confidencial e que sua crítica, sugestão e comentário será tomada como contribuição para desenvolvimento do programa. Em seguida, para cada funcionário admitido, mas principalmente para os de maior potencial, nomeie um tutor e informe ao novo funcionário que seu tutor estará disponível para responder aos seus questionamentos que porventura surjam durante dua trajetória na empresa.
Durante os primeiros dias de empresa o superior imediato e RH devem acompanhar a integração e assegurar que tudo ocorra bem. Assim como num casamento, um bom começo é essencial, por isso o RH e o gestor imediato têm grande responsabilidade para o sucesso do novo colaborador.
Nos primeiros meses de trabalho do novo colaborador é essencial prover feed back contínuo, destacando os pontos positivos, e avaliando e atuando sobre pontos passivos de melhoria, para isso o novo funcionário precisa se sentir apoiado e estar ciente que faz parte de um eficiente e qualificado sistema, onde cada um faz a sua parte, e nesse contexto o resultado tende a ser o melhor.
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segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Boas atitudes podem fazer diferença na carreira profissional
Encontrei uma postagem simples mas não por isso pouco importante. Ao longo da minha vida profissional tenho visto muitos profissionais com atitudes inadequadas. Na realidade não estamos livres de vez ou outra nos surpreendermos com nossas atitudes no trabalho, então devemos ficar atentos. Por outro lado, jovens profissionais que se iniciam no mercado de trabalho devem ficar ainda mais atentos porque estes tendem a encontrar ambientes muitas vezes não adequados ao seu desenvolvimento profissional.
Vou começar a postar algumas dicas para jovens profissionais que querem se desenvolver profissionalmente. Jovens profissionais devem ficar cientes de que atitude é tudo no campo profissional, e se ele quer ser um supervisor ou gerente deve começar a parecer assim no seu meio profissional.
Fonte:
Construir uma carreira profissional sólida é o que todas as pessoas querem. Mas além da formação e da qualificação adequada, quem busca ascensão profissional de forma ética e responsável precisa ficar atento a algumas regras de comportamento no ambiente de trabalho. Veja algumas dicas simples que podem fazer a diferença na carreira. Confira:
1. Use roupas discretas, mesmo que o ambiente de trabalho não seja exactamente formal. As mulheres devem evitar roupas decotadas;
2. Respeitar e cumprimentar os colegas, independente do cargo, além de demonstrar educação, são expressões de companheirismo no trabalho. Evite também falar alto e usar palavras de baixo calão;
3. Não ouça música em volume alto, pois pode atrapalhar a concentração dos que estão a sua volta;
4. Procure deixar os problemas pessoais em casa, para que eles não atrapalhem o seu desempenho profissional e também para não ocupar o tempo dos colegas durante o horário de trabalho;
5. Evite mexericos sobre atitudes de outros funcionários, sejam elas pessoais ou profissionais, inclusive sobre as chefias. Você pode passar a impressão de que se acha mais qualificado que o chefe;
6. Não seja oportunista, utilizando-se de privilégios de sua função para tirar proveito de alguma situação. Isso é muito mal visto no mercado de trabalho;
7. A sociabilidade, a atenção e a paciência são também comportamentos esperados de um bom profissional, que deve saber ouvir e não se envergonhar de pedir opinião aos colegas;
8. Seja pontual, pois chegar atrasado ao trabalho, a alguma reunião ou até mesmo não estar preparado para uma apresentação pode comprometer a sua imagem;
9. Exerça sua função com ética, responsabilidade e competência, pois estes são os principais instrumentos para construir uma carreira sólida.
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