Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Afinal de contas! O que é uma boa compra?

Robert Kaplan, um dos gurus em atividade e um dos criadores do Balanced Scored Card, destaca que a contabilidade do futuro será uma contabilidade voltada para a gestão de indicadores. Estou de acordo, mas indicadores tomados isoladamente podem representar uma armadilha em certos casos.

Há alguns anos, analisando os custos de um certo produto bem conhecido no mercado, notei que rótulos de componentes do mesmo estavam com grandes reduções de custos, isso porque que a área de compras havia efetuado negociação obtendo grande redução no preço.

Notei também que, naquela época, a empresa havia colocado como uma das metas e base para pagamento de bônus, reduções de custos obtidas, e que várias reduções de custos estavam sendo alcançadas.

Analisando os estoques procurei pelo rótulo, e me saltou à vista o motivo daquela enorme redução de custos. Haviam comprado um estoque de rótulos para 3 anos de consumo, e que provavelmente nunca seria usado pois as áreas de marketing geralmente adoram alterar o design das embalagens. Jamais passaria um período tão longo sem alterar a imagem do rótulo.

Lógico que a empresa também controlava indicadores de giro dos estoques, no entanto os rótulos representavam muito pouco nos estoques totais, o que logicamente  levou a crer que aquele estoque monstruoso não seria notado.

Ao avaliar o giro dos estoques sempre tive o "mau costume"  de calcular o giro por item, e mostrar o resultado na forma de rank. Isso faz com que salte à vista itens com baixo giro, ou até mesmo com giro nenhum. Desta forma detectei rapidamente o "famigerado" alto estoque de rótulos.

Acredito muito que a gestão por indicadores seja uma forma excepcional de gestão, e pessoalmente adoro a ferramenta balanced scored card, no entanto é importante que não fiquemos só nisso. Ao analisarmos indicadores, o número geral obtido representa o síntetico, mas é importante descer ao nível análitico e avaliar item a item o que está por trás do indicador obtido.

Com relação aos índices de redução de custos ou giros de estoques, os números globais obtidos são importantes, mas poderemos ter surpresas. É importante levar em conta que a redução de custos de hoje pode representar perdas importantes amanhã.

É necessário uma análise cuidadosa sempre boas compras  estiverem por trás de indicadores favoráveis,  Afinal de contas! O que é uma boa compra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM