Requisitos para a prática de uma Controladoria de primeira linha:
Fonte Ebook Papo de Controller
Como ter uma Controladoria de Primeira Linha
A seguir encontrem algumas sugestões que desenvolvi para empresas alcancem altos padrões de qualidade em suas Controladorias.
ü Assegurar reporte contábil de qualidade, incluindo
atendimento das normas contábeis, prazos de disponibilização das informações
ágeis e formato adequado.
ü Manter um sistema de Planejamento de Longo, Médio e
Curto Prazos com detalhe suficiente que permita fazer simulações rápidas e
detalhadas que permitam projetar resultados a nível de empresa como um todo,
por produto, por unidade de negócio, por cliente, etc. Tudo isso contribuindo
para empresas terem modelos de simulação detalhados e usarem tais modelos para
a construção de cenários diversos.
ü Coordenar sistemas de gestão de indicadores de
desempenho, planos de melhoria contínua, aumento de eficácia e eficiência e
foco na adoção das práticas seguidas nas melhores empresas, as de classe
mundial.
ü Dar suporte e ser a área chave para o
desenvolvimento de estudos especiais, que não ocorrem em situação de
continuidade. Esses estudos podem envolver, aquisições ou vendas de partes ou o
todo de empresas ou marcas, lançamento de novos produtos, estudos aprofundados
de planejamento tributário e tantos outros estudos pontuais.
ü Reportar, acompanhar e interagir com os principais
componentes humanos que influenciam nos resultados da empresas, o que inclui
funcionários de todos os níveis, fornecedores, clientes e o outros parceiros da
empresa sempre com foco em obter um sistema justo, onde a relação ganha-ganha
seja objetivada.
Atender outros elementos constantes no Ebook PAPO DE CONTROLLER
Tenho visto profissionais experientes e qualificados que coordenam Controladorias fracas, onde a vontade dos diretores e gerentes muitas vezes prevalecem sobre o que as melhores práticas recomendariam.
Observações: Conheci um Presidente de
empresa que em todo fechamento contábil sentava-se ao lado do Controller
e não saía enquanto os resultados não melhorassem consideravelmente em relação
aos primeiros e melhores números divulgados. Coisas como reclassificar gastos
de uma conta para outra, postergar provisões necessárias, classificar com ativo
fixo o que seria gasto de manutenção, atrasar start up de obras em andamento e muitas outras coisas eram praxe.
Recentemente soube a respeito de um grande grupo cuja direção exige que os custos do produtos vendidos, quando reportados, sempre fiquem em torno de uma certa porcentagem decretada pelos diretores. Ocorre que a porcentagem está subindo, por isso os números são manipulados para os níveis desejados.
Este texto é parte do Ebook Papo de Controller com mais de 300 folhas sobre CONTROLADORIA, abordada de forma prática e diferenciada.
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