SIGAM ESTE BLOG

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ANALISE GIRO MARGEM - MODELO DUPONT





O modelo  GIRO X Margem, ou modelo Dupont é uma ferramenta tradicional muito útil na análise da rentabilidade dos negócios. 
Esse modelo mostra que a combinação do giro dos ativos e rentabilidade sobre vendas proporcionam a rentabilidade sobre os investimentos do negócio. 
O modelo ensina que quanto menor o giro dos ativos, maior precisa ser a rentabilidade sobre venda.
Faremos um breve desenvolvimento do o modelo giro margem, cujos  objetivos serão os seguintes:

1- analisar através de um simples estudo de caso qual o melhor indicador de rentabilidade;
2- conceituar o giro e margem entendo suas diferentes composições nas diversos ramos de negócio.
Através do desenvolvimento a seguir, estudaremos o modelo giro-margem.
Considere os seguintes dados:
VALORES EM US$ (000)

EMPRESA "A"
EQUIPAMENTOS
PESADOS
EMPRESA "B"
SUPERMERCADO
RECEITA
10.000
10.000
LUCRO LIQUIDO
4.000
500
%
40
5

Qual a empresa mais rentável ?
As informações apresentadas são suficientes para saber qual empresa e mais rentável ?

Considere adicionalmente às informações dadas também o valor do investimento líquido de cada empresa:


EMPRESA "A"
EQUIPAMENTOS
PESADOS
EMPRESA "B"
SUPERMERCADO
INVESTIMENTO
100.000
1.000

Nota: investimento líquido considera todos os ativos menos os passivos de curto prazo.
VALORES EM US$ (000)

EMPRESA "A"
EQUIPAMENTOS
PESADOS
EMPRESA "B"
SUPERMERCADO
RECEITA
10.000
10.000
LUCRO LIQUIDO
4.000
500
%
40
5
INVESTIMENTO
100.000
1.000

Qual a empresa mais rentável ?
Como medir a rentabilidade das empresas?



Estudemos o modelo Giro-margem


                                                VENDAS                  LUCRO
 RENTABILIDADE  =    ______________     x    ____________
                                  
                                           INVESTIMENTO        VENDAS


                                               GIRO                   X     MARGEM
                                  

CALCULEMOS O GIRO-MARGEM DE CADA EMPRESA



                                                10.000                          4.000
 RENTABILIDADE  =    ______________     x    ____________
                                  
empresa "A"                     100.000                          10.000


                                               0.10                                  40%                 =       4%


                                                10.000                             500
 RENTABILIDADE  =    ______________     x    ____________
                                  
empresa "B"                        1.000                 10.000


                                                  10                                      5%                 =       50%




Conclusão :

A empresa "B" é a mais rentável.

As empresas podem melhorar a lucratividade atuando sobre o giro, ou sobre a margem, ou ainda sobre os dois.

Diversos ramos de empresas têm características próprias com relação a sua configuração GIRO X MARGEM.

Significado do GIRO_MARGEM

GIRO - Mostra quantas vezes a empresa conseguiu girar suas vendas em relação aos investimentos, quanto maior o giro melhor.  Melhora-se o giro aumentando vendas ou diminuindo-se o investimento.

MARGEM - Significa qual a porcentagem de lucro com relação às vendas, quanto maior melhor, porém esse indicador isoladamente deve ser considerado com reservas.
Objetivo das empresas com relação ao ROI

Alcançar o maior ROI possível é o objetivo das empresas. Para maximizar o ROI  podemos melhorar a margem ou o giro, ou ambos.

As empresas normalmente procuram alcançar o melhor desempenho possível nas vendas e nos lucros. Uma gestão exclusivamente voltada para vendas e lucro pode não ser suficiente. 

Por exemplo: muitas vezes para alavancar vendas, concedem-se maiores prazos para pagamento, é a famosa “empurrometria de produtos”.  Não é raro encontrarmos áreas de vendas adotarem procedimentos duvidosos para gerarem vendas que pelas condições normais não seriam alcançadas

Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

getsitecontrol

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

Palestras Controladoria custos Gestão liderança Consultoria marketing Contabilidade comportamento Controller Livros linkedin ética IFRS comunicação Normas Contábeis BSC Material de Controladoria Palestra RH planejamento planejamento estratégico postura sistemas de custos vagas CPC Crise Palestrante Plano de Negócios auditoria compliance facebook meio ambiente melhores práticas treinamento vendas Bain CRC Consultoria de Gestão ERP Ebook KPI Logística Mapa Estratégico codigo de ética consultor educação empregos estratégia funcionários lider processos proteção animal qualidade ABC Alpha Premium Ativos Fixos Balance Scored Card Bancos Brasil CFC CV CVM Comportamento Organizacional Controladoria de Negócios Controle interno Costs Custo ABC DRE Demonstrativos Financeiros EMPRESAS Editora Saraiva Emprego Estagiários FASB FIFA Futebol Interim management Internet Kaizen Marcas e Produtos Missão P&L Planning Qualitymark Redução de Custos SAP STF TCC Transfer Price Treinamentos Unidades de Negócio ações sociais best in class candidatos carreira contábil consultoria de custos consultoria financeira controle currículo definição de controladoria desempenho eficiência empreendedorismo estoques gerentes gestão estratégica headhunter inventários jovens profissionais lançamento lucro líder líderes motivação nível de serviço orkut presidente produtividade produto práticas contábeis recursos humanos redes sociais sistemas sustentabilidade talentos terceirização twitter valores youtube 11.638/07 11638 4 P´s 5 "S" ACCOUNTING Acurácia Adiantamentos Administração AlphaPremium Amazônia Anvisa Apple Ari Lopes Artigos. Palestras Assédio Moral Avaliação 360 graus Ayres Brito BB BLOCO K Bahia Bain Company Balanced Score Card Balanced Scorecard Banco do Brasil Blog Blog do Professor Ari Blogger Blogs do Ari Boite Bradesco Brazil Bullying Escolar Business CAMBIO CEO CNJ CPC 30 CPC PME Capacidade Ociosa Capex Carnaval Censura Cestos Champy Change Management Ciência/Tecn. Consulting Consultor Financeiro Contabilidade Estratégica. Balanço Patrimonial Estratégico. Contabilidade Internacional Contingências Controladoria estratégica Controle dos estoques Controles Cora Coralina Corrupção Créditos de carbono Custos industriais DL 6976 Dilma Dinossauros E-commerce EBITDA Ebooks Edelman Eficácia Emarketing Empresa de treinamentos Empresas feitas para vencer Estados Unidos Evitando contingências trabalhistas Excel Expedição FECOMERCIO FMCG Finanças Folha de São Paulo Forecast Fretes Gestão de Custos Gestão de pessoas Gestão interina Goobec Google Guru Haiti Hammer Headhunters INSS IPCA ISA ISO 9000 Indicadores de Desempenho Indicadores de produção Informação contábil Informática Injustiça Inovação Instituto Royal Integração Integridade Interino Itaú Jim Collins Jovens Juizes Kaplan Leader Liderados Liderança e Ética Lideres Links patrocianados Livro M&A Manuais de Procedimentos Melhores práticas em vendas Melhores práticas nos estoques Melhoria Contínua Melhoria con tínua Millennials NWC Negociação Norma Contábil Normas e Procedimentos Nutrição OGSAM Orçamento Orçamento doméstico PEC 231/95 PIB PME Palestrante Ari Palestrante Professor Palestras Liderança Palestras Ética Pessoas Peter Drucker Plant Controller Polícia Praça Preço Procedimentos Professor Ari Promoção Propostas de vendas QI RKW ROI Rec. Humanos Recursos Rede Gospel Reestruturação Financeira Relatórios Financeiros Rendimento Representação de vendas Resultados Revista Veja Rui Barbosa SBU SWOT Sales Santander Saúde Saúde Completa Seminário Sergio Cabral Sistemas de Custeio Startups Supremo Tribunal Federal TIR TV a cabo Terceirização. Termos em inglês Teóricos Trabalho Trote Universitári Trânsito UFSCar UN USP Unibanco União Européia Valor Justo Vídeo Wal-Mart Y admissões agência de empregos antiética apostila apostila de controladoria. Controle aquecimento global arquivo PDF arrogância atitude aumentos avaliação de desempenho balanços big brother biotecnologia blog do Ari blogs carne catástrofe cliente clientes comercio virtual competência competências compliance conduct code consultores consumidor consumo convergência convergênia copa 2014 cost accounting cotação crimes crédito custos de serviços código de ética deputados desemprego devastação dinheiro e sexo diretor presidente eleições empresa empresas globais energia ethics evaluation excelência feed back ferramentas de gestão fiscalização fluxo de caixa fontes renováveis formação de líderes fraud geraldo alckmin geração Y gerenciamento gerente gestor gestores gestão de pessoas gestão financeira globalização greenbuilding harmonização high potential importação inclusão indicadores indicaçoes informação integrity investidores juizo juros liminar management manual contábil marketing social mediação medidas corretivas menor infrator mercado de trabalho modelos de gestão moral mpréstimo. comportamento multinacionais mídia negócio próprio normatização obrigações fiscais operações oportunismo organização os 4 p´s padaria padre padrões intenacionais painél de controle palestras custos peopledoors perdas perfis performance pesquisa plano contábil plano de negócio população postagens povo prestação de serviço previdência social produtividade; indicadores de desempenho projetos projeções proteção animal. ratocorp re-engenharia refoma contábil regra contábil rentabilidade responsabilidade responsabilidade civil responsabilidade social reuniões rodeios senadores sistemas integrados sites suporte supremo terremoto unidade de negócio variedades vegetarianismo vegetariano venda