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segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ANALISE GIRO MARGEM - MODELO DUPONT





O modelo  GIRO X Margem, ou modelo Dupont é uma ferramenta tradicional muito útil na análise da rentabilidade dos negócios. 
Esse modelo mostra que a combinação do giro dos ativos e rentabilidade sobre vendas proporcionam a rentabilidade sobre os investimentos do negócio. 
O modelo ensina que quanto menor o giro dos ativos, maior precisa ser a rentabilidade sobre venda.
Faremos um breve desenvolvimento do o modelo giro margem, cujos  objetivos serão os seguintes:

1- analisar através de um simples estudo de caso qual o melhor indicador de rentabilidade;
2- conceituar o giro e margem entendo suas diferentes composições nas diversos ramos de negócio.
Através do desenvolvimento a seguir, estudaremos o modelo giro-margem.
Considere os seguintes dados:
VALORES EM US$ (000)

EMPRESA "A"
EQUIPAMENTOS
PESADOS
EMPRESA "B"
SUPERMERCADO
RECEITA
10.000
10.000
LUCRO LIQUIDO
4.000
500
%
40
5

Qual a empresa mais rentável ?
As informações apresentadas são suficientes para saber qual empresa e mais rentável ?

Considere adicionalmente às informações dadas também o valor do investimento líquido de cada empresa:


EMPRESA "A"
EQUIPAMENTOS
PESADOS
EMPRESA "B"
SUPERMERCADO
INVESTIMENTO
100.000
1.000

Nota: investimento líquido considera todos os ativos menos os passivos de curto prazo.
VALORES EM US$ (000)

EMPRESA "A"
EQUIPAMENTOS
PESADOS
EMPRESA "B"
SUPERMERCADO
RECEITA
10.000
10.000
LUCRO LIQUIDO
4.000
500
%
40
5
INVESTIMENTO
100.000
1.000

Qual a empresa mais rentável ?
Como medir a rentabilidade das empresas?



Estudemos o modelo Giro-margem


                                                VENDAS                  LUCRO
 RENTABILIDADE  =    ______________     x    ____________
                                  
                                           INVESTIMENTO        VENDAS


                                               GIRO                   X     MARGEM
                                  

CALCULEMOS O GIRO-MARGEM DE CADA EMPRESA



                                                10.000                          4.000
 RENTABILIDADE  =    ______________     x    ____________
                                  
empresa "A"                     100.000                          10.000


                                               0.10                                  40%                 =       4%


                                                10.000                             500
 RENTABILIDADE  =    ______________     x    ____________
                                  
empresa "B"                        1.000                 10.000


                                                  10                                      5%                 =       50%




Conclusão :

A empresa "B" é a mais rentável.

As empresas podem melhorar a lucratividade atuando sobre o giro, ou sobre a margem, ou ainda sobre os dois.

Diversos ramos de empresas têm características próprias com relação a sua configuração GIRO X MARGEM.

Significado do GIRO_MARGEM

GIRO - Mostra quantas vezes a empresa conseguiu girar suas vendas em relação aos investimentos, quanto maior o giro melhor.  Melhora-se o giro aumentando vendas ou diminuindo-se o investimento.

MARGEM - Significa qual a porcentagem de lucro com relação às vendas, quanto maior melhor, porém esse indicador isoladamente deve ser considerado com reservas.
Objetivo das empresas com relação ao ROI

Alcançar o maior ROI possível é o objetivo das empresas. Para maximizar o ROI  podemos melhorar a margem ou o giro, ou ambos.

As empresas normalmente procuram alcançar o melhor desempenho possível nas vendas e nos lucros. Uma gestão exclusivamente voltada para vendas e lucro pode não ser suficiente. 

Por exemplo: muitas vezes para alavancar vendas, concedem-se maiores prazos para pagamento, é a famosa “empurrometria de produtos”.  Não é raro encontrarmos áreas de vendas adotarem procedimentos duvidosos para gerarem vendas que pelas condições normais não seriam alcançadas

Ariovaldo Lopes da Silva – Mestre em Ciências Contábeis, Economista, Professor universitário por 20 anos e executivo de empresas por 40 anos, sendo último cargos ocupados com carteira assinada de Controller para America Latina na Henkel e Diretor Financeiro na Mauser. Atualmente é Palestrante, Consultor e Empresário. Possui mais de 200 artigos sobre Controladoria, Finanças e Gestão de Empresas.  arilopes@folha.com.br


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