Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 16 de abril de 2024

Controladoria de Adiantamentos - Tópico importante e pouco abordado

 

Controladoria de Adiantamentos - Tópico importante e pouco abordado


A controladoria desempenha um papel fundamental no controle de adiantamentos nas empresas, garantindo a correta concessão, registro e liquidação desses valores. Diversos tipos de adiantamentos, como: 



    - Adiantamentos para despachantes de importações desembaraçarem os produtos;

    - Adiantamentos fornecedores nacionais ou internacionais;

    - Adiantamentos de viagens e outros.

A contabilização e o controle dos adiantamentos requerem regras eficazes e monitoramento rigoroso. É comum a ocorrência de erros, como valores pendentes por longos períodos e lançamentos inadequados, o que pode levar a relatórios financeiros imprecisos e a riscos para as empresas. 

A atenção aos detalhes e a adoção de boas práticas são essenciais para evitar problemas. A complementação deste texto poderá explorar de forma mais aprofundada as práticas recomendadas para o controle de adiantamentos. 

Erros grosseiros, mesmo em empresas auditadas, ressaltam a importância de priorizar o básico, em vez de se concentrar exclusivamente em práticas avançadas. Reconciliações frequentes e normas para que os detentores dos adiantamentos prestem conta assim que os gastos que gerarem esses adiantamentos ocorrerem são mandatários.

Reconciliações mensais, circularizações frequentes, que é a confirmação com o detentor adiantamento, são alguns dos elementos imprescindíveis que não podem ficar na mão de um ou outro funcionário sem critério e sem que seja cobrada responsabilidade sobre a acurácia desse conta. No final, o Contador e o Controller são responsáveis pela boa ou má qualidade nesse reporte. E na sua empresa, qual é a qualidade no controle dessa conta?

Autor: Prof. Ariovaldo Silva

Permitido o uso desde que citada a fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM