Fiz uma análise envolvendo publicações sobre o que é e outros detalhes do COGS, que em português significa CPV ( Custo do Produto Vendido).
COGS - é a sigla para CPV em inglês, significa "Costs of Goods Sold".
É comum no Brasil encontrarmos 3 tipos de Custos da Vendas conforme segue:
1- CPV - Custos dos Produtos Vendidos
2- CMV - Custos da Mercadoria Vendida e
3- CSV ou CSP - Custos dos Serviços Vendidos ou Custos dos Serviços Prestados.
Na realidade tudo poderia entrar como CPV, pois no sentido amplo Mercadorias e Serviços não deixam de ser produtos,
Sobre produtos e mercadorias eu sinceramente não vejo diferença. Alguns contadores convencionaram que CMV diz respeito a mercadorias que não foram produzidas mas foram comercializadas.
Mais importante sobre discutir o que é CMV, CPV ou CSP e detalhes o CPV por nota fiscal e ter um detalhamento desses custos.
O detalhamento dos Custos deve separar Matérias Primas, Embalagens, Mão de Obra e Gastos Gerais.
Uma boa relação de custos por produto, por nota fiscal, por cliente, etc., ajudará muito na análise dos custos.
Ao demonstrar Receitas Brutas e Liquidas e seus respectivos Custos por item faturado poderemos obter a Margem Bruta por produto. A somatória das margens brutas por produto será igual ao Lucro Bruto mostrado no DRE.
Muitas matérias publicadas mostram o CPV como Saldo Inicial + Entradas - Saldo Final dos estoques.
Está correto, mas esse número deverá ser detalhado e composto por produto faturado.
Se houverem erros, ajustes ou manipulações dos estoques o cálculo Saldo Inicial + Entradas - Saldo Final dos estoques = CPV estará prejudicado.
Esta parte abaixo desta postagem é tradução livre do link
https://www.accountingtools.com/articles/what-is-cogs-cost-of-goods-sold.html de 22/12/2020
O que é CPV - ( COGS ) - Definição de COGS
COGS é o custo dos bens associados às vendas do produto. O custo das mercadorias vendidas inclui os custos de todos os itens direta ou indiretamente associados à produção ou compra das mercadorias que foram vendidas. As principais categorias de custos incluídos no CPV são:
Materiais diretos
Mão de obra direta
Custos Indiretos da fábrica
Suprimentos de produção
CLIQUE NA FIGURA PARA SABER MAIS
Apenas o custo direto dos materiais é um custo variável que flutua com os níveis de receita e, portanto, é um componente indiscutível do custo dos produtos vendidos. A mão-de-obra direta pode ser considerada um custo fixo , em vez de um custo variável, uma vez que uma determinada quantidade de pessoal é necessária na área de produção, independentemente dos níveis de produção.
No entanto, a mão de obra direta é considerada uma parte do custo dos produtos vendidos. Os custos indiretos da fábrica são em grande parte um custo fixo e são alocados ao número de unidades produzidas em um período. Os custos de vendas, gerais e administrativos não estão incluídos no custo dos produtos vendidos; em vez disso, eles são cobrados como despesas conforme incorridos.
Existem várias maneiras de calcular o CPV. No nível menos preciso, pode ser um cálculo simples de adicionar compras ao estoque inicial e, em seguida, subtrair o estoque final , embora essa abordagem exija uma contagem precisa do estoque final. Um método mais preciso é rastrear cada item de estoque conforme ele se move pelas áreas de armazém e produção e atribuir custos em nível de unidade.
O CPV também pode ser impactado pela suposição de fluxo de custo usada por uma empresa. Se uma empresa segue a metodologia do primeiro a entrar , primeiro a sair , atribui o custo inicial incorrido à primeira unidade vendida do estoque. Por outro lado, se usar a metodologia last in, first out , atribui o último custo incorrido à primeira unidade vendida do estoque. Existem várias variações sobre essas premissas de fluxo de custo, mas o ponto é que a metodologia de cálculo usada pode alterar o custo dos produtos vendidos.
O CPV é reconhecido no mesmo período que a receita relacionada, de forma que as receitas e despesas relacionadas sejam sempre comparadas entre si (o princípio da correspondência ); o resultado deve ser o reconhecimento do valor adequado do lucro ou prejuízo em um período contábil .
O custo dos produtos vendidos é posicionado no meio da demonstração do resultado , imediatamente após todos os itens de linha de receita e antes das despesas gerais, de vendas e administrativas.
O valor do CPV é frequentemente usado como uma subtração da receita, para se chegar ao índice de margem bruta . Esse índice é medido com base na linha de tendência para ver se uma empresa está mantendo seus pontos de preço e custos de fabricação ou compra de maneira a manter sua capacidade de gerar lucro.
Uma variação no conceito de CPV é incluir apenas os custos variáveis, o que resulta em uma margem de contribuição calculada quando os custos variáveis são subtraídos das receitas. Essa abordagem empurra os custos fixos ainda mais para baixo na demonstração de resultados.
Vejam também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário