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sábado, 18 de junho de 2022

O que é CPV - ( COGS ) - Definição de COGS

Fiz uma análise envolvendo publicações sobre o que é e outros detalhes do COGS, que em português significa CPV ( Custo do Produto Vendido).

COGS - é a sigla para CPV em inglês, significa "Costs of Goods Sold".

É comum no Brasil encontrarmos 3 tipos de Custos da Vendas conforme segue:

1- CPV - Custos dos Produtos Vendidos

2- CMV - Custos da Mercadoria Vendida e 

3- CSV ou CSP - Custos dos Serviços Vendidos ou Custos dos Serviços Prestados.

Na realidade tudo poderia entrar como CPV, pois no sentido amplo Mercadorias e Serviços não deixam de ser produtos,

Sobre produtos e mercadorias eu sinceramente não vejo diferença. Alguns contadores convencionaram que CMV diz respeito a mercadorias que não foram produzidas mas foram comercializadas.

Mais importante sobre discutir o que é CMV, CPV ou CSP e detalhes o CPV por nota fiscal e ter um detalhamento desses custos.

O detalhamento dos Custos deve separar Matérias Primas, Embalagens, Mão de Obra e Gastos Gerais.

Uma boa relação de custos por produto, por nota fiscal, por cliente, etc., ajudará muito na análise dos custos.

Ao demonstrar Receitas Brutas e Liquidas e seus respectivos Custos por item faturado poderemos obter a Margem Bruta por produto. A somatória das margens brutas por produto será igual ao Lucro Bruto mostrado no DRE. 

Muitas matérias publicadas mostram o CPV como Saldo Inicial + Entradas - Saldo Final dos estoques.

Está correto, mas esse número deverá ser detalhado e composto por produto faturado.

Se houverem erros, ajustes ou manipulações dos estoques o cálculo  Saldo Inicial + Entradas - Saldo Final dos estoques = CPV estará prejudicado.

Esta parte abaixo desta postagem é tradução livre do link

https://www.accountingtools.com/articles/what-is-cogs-cost-of-goods-sold.html de 22/12/2020

O que é CPV - ( COGS ) - Definição de COGS


COGS é o custo dos bens associados às vendas do produto. O custo das mercadorias vendidas inclui os custos de todos os itens direta ou indiretamente associados à produção ou compra das mercadorias que foram vendidas. As principais categorias de custos incluídos no CPV são:


Materiais diretos
Mão de obra direta
Custos Indiretos da fábrica
Suprimentos de produção

                            CLIQUE NA FIGURA PARA SABER MAIS


Apenas o custo direto dos materiais é um custo variável que flutua com os níveis de receita e, portanto, é um componente indiscutível do custo dos produtos vendidos. A mão-de-obra direta pode ser considerada um custo fixo , em vez de um custo variável, uma vez que uma determinada quantidade de pessoal é necessária na área de produção, independentemente dos níveis de produção.

No entanto, a mão de obra direta é considerada uma parte do custo dos produtos vendidos. Os custos indiretos da fábrica são em grande parte um custo fixo e são alocados ao número de unidades produzidas em um período. Os custos de vendas, gerais e administrativos não estão incluídos no custo dos produtos vendidos; em vez disso, eles são cobrados como despesas conforme incorridos.

Existem várias maneiras de calcular o CPV. No nível menos preciso, pode ser um cálculo simples de adicionar compras ao estoque inicial e, em seguida, subtrair o estoque final , embora essa abordagem exija uma contagem precisa do estoque final. Um método mais preciso é rastrear cada item de estoque conforme ele se move pelas áreas de armazém e produção e atribuir custos em nível de unidade.

O CPV também pode ser impactado pela suposição de fluxo de custo usada por uma empresa. Se uma empresa segue a metodologia do primeiro a entrar , primeiro a sair , atribui o custo inicial incorrido à primeira unidade vendida do estoque. Por outro lado, se usar a metodologia last in, first out , atribui o último custo incorrido à primeira unidade vendida do estoque. Existem várias variações sobre essas premissas de fluxo de custo, mas o ponto é que a metodologia de cálculo usada pode alterar o custo dos produtos vendidos.

O CPV é reconhecido no mesmo período que a receita relacionada, de forma que as receitas e despesas relacionadas sejam sempre comparadas entre si (o princípio da correspondência ); o resultado deve ser o reconhecimento do valor adequado do lucro ou prejuízo em um período contábil .

O custo dos produtos vendidos é posicionado no meio da demonstração do resultado , imediatamente após todos os itens de linha de receita e antes das despesas gerais, de vendas e administrativas.

O valor do CPV é frequentemente usado como uma subtração da receita, para se chegar ao índice de margem bruta . Esse índice é medido com base na linha de tendência para ver se uma empresa está mantendo seus pontos de preço e custos de fabricação ou compra de maneira a manter sua capacidade de gerar lucro.

Uma variação no conceito de CPV é incluir apenas os custos variáveis, o que resulta em uma margem de contribuição calculada quando os custos variáveis ​​são subtraídos das receitas. Essa abordagem empurra os custos fixos ainda mais para baixo na demonstração de resultados.

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