Esta postagem tratará da Estrutura do DRE e DRE Gerencial
Estrutura do DRE e DRE Gerencial
Do CPC destaco:
9. O regime de competência, o respeito à relevância e à materialidade das informações,
a não compensação de valores que não possam legal ou contratualmente ser
compensados, a adoção consistente dos mesmos critérios ao longo do tempo e o
seguimento a todos os demais preceitos estabelecidos na Estrutura Conceitual para
Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro devem sempre estar
presentes nas demonstrações que devem ser apresentadas pelo menos anualmente.
16. Todos os itens de receitas e despesas reconhecidos no período devem ser incluídos
no resultado do exercício a menos que um Pronunciamento, uma Interpretação ou
uma Orientação o exija de outro modo, como no caso das circunstâncias específicas
em que ocorre o ajuste de avaliação patrimonial diretamente no patrimônio líquido.
19. A entidade não deve apresentar rubricas ou itens de receitas ou despesas como itens
extraordinários ou não operacionais, quer na demonstração do resultado abrangente,
quer na demonstração do resultado do período, quer nas notas explicativas.
O DRE poderá ter as despesas apresentadas agrupando-as pela natureza dos gastos ou pelas funções dos tipos de gastos
Receitas X
Outras Receitas X
Variação do estoque de produtos acabados e em elaboração X
Consumo de matérias-primas e materiais X
Despesa com benefícios a empregados X
Depreciações e amortizações X
Outras despesas X
Total da despesa (X)
Resultado antes dos tributos X
101. As despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho
que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e
previsibilidade. Essa análise dever ser proporcionada em uma das duas formas descritas a
seguir, obedecidas as disposições legais.
Exemplo de agrupamento pela Natureza das Despesas
- Receita Bruta
- (-) Deduções e abatimentos
- (=) Receita Líquida
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto
- (-) Despesas com Vendas
- (-) Despesas Administrativas
- (-) Despesas Financeiras
- (=) Resultado Antes IRPJ CSLL
- (-) Provisões IRPJ E CSLL
- (=) Resultado Líquido.
Exemplo de agrupamento pela função da Despesa
- Receita Bruta
- (-) Deduções e abatimentos
- (=) Receita Líquida
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto
- (-) Despesas com Vendas
- (-) Despesas Administrativas
- (-) Despesas Financeiras
- (=) Resultado Antes IRPJ CSLL
- (-) Provisões IRPJ E CSLL
- (=) Resultado Líquido.
Abaixo segue uma boa estrutura de um DRE
Fonte:
Em Inglês o termos adequado para DRE é P&L ( fala-se Pianéu ), que significa Lucros e Perdas. Como no Brasil costumam reinventar a roda, mudaram o termo Lucros e Perdas para Demonstrativo de Resultados do Exercício, mas esqueceram de avisar o resto do mundo para alterar a nomenclatura.
Essa é a estrutura contábil do DRE.
O DRE Gerencial nada mais é do que o próprio DRE contábil com maior detalhamento e até inclusões. Eu costumo incluir dados como volumes de Vendas e muitas porcentagens resultantes das análises horizontais e verticais.
Bem utilizado e publicado logo nos primeiros dias úteis após terem o meses sido encerrados o DRE trata-se de importante instrumento de apoio à Gestão da Empresa.
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