O Custo do Produto Vendido é um componente essencial do Demonstrativo de Resultados ( DRE ) da empresa.
Como calcular o CPV ( Custo do Produto Vendido )
Como o próprio nome diz esse montante corresponde aos Custos de todos os produtos que são vendidos ao longo de um mês.
RECEITAS
- CPV
- Outros Custos variáveis ou proporcionais de Vendas ( Comissões, Fretes s/ Vendas, etc. )
= LUCRO BRUTO ou MARGEM BRUTA
O Ideal é que tenhamos uma decomposição do CPV por item e da mesma forma teremos as Receitas por item. Deduzindo das Receitas Líquidas o CPV correspondente e demais custos proporcionais de vendas teremos a margem bruta ou o lucro bruto.
Em outras palavras, o DRE também corresponde às saídas dos Estoques da empresa que ocorrem em função da Venda de Produtos.
MOVIMENTAÇÃO DOS ESTOQUES
Saldo Inicial - XXXXXX
Entradas - XXXXXX
- CPV - XXXXXX <<<<< Baixa dos Estoques pela Venda
= Saldo Final
Acompanhar a margem bruta gerada para cada produto vendido é uma excelente informação para analise e posicionamento sobre a rentabilidade da empresa.
Também é recomendável demonstrar o CPV em custos fixos e variáveis.
Desta forma deduzindo da Receita Liquida o Custos Variáveis, assim como outros custos e despesas variáveis teremos a Margem de Contribuição, ficando assim:
Receita Liquida
- CPV variável ( normalmente materiais e embalagens )
- Outros custos variáveis ( mão de obra própria, mão de obra terceirizada )
- Fretes das vendas
- Comissões sobre Vendas
- Outros custos variáveis ( ex: combustíveis, parte variável da energia elétrica)
= Margem de Contribuição
Apurar a Margem de Contribuição Mensal e Acumulada é um indicador de muita utilidade.
A maximização da Margem de Contribuição é um dos objetivos essenciais numa empresa.
De uma forma geral, a margem de contribuição que exceder os custos fixos gerará o Lucro, que obviamente quanto maior melhor.
No DRE abaixo da Margem de Contribuição colocaríamos os Custos e Despesas Fixos.
Importante destacar nesse grupo as Depreciações e o Resultado Financeiro, pois eles entrarão na composição do EBITDA que é um outro indicador importante que deve ser apurado, comparado com períodos anteriores e valor planejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário