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quarta-feira, 6 de março de 2024

M&A - Como tornar a sua empresa atrativa para compradores?



Muitos potenciais compradores de empresas ao efetuarem uma avaliação inicial de empresas que estão à venda ou em busca de sócios investidores, desistem do negócio pois identificam pontos que poderão interferir negativamente no fluxo de caixa da empresa.

Investidores basicamente atentam sobre o potencial de geração de um fluxo de caixa consistente. 

A seguir citarei alguns pontos que poderão afetar negativamente a avaliação de suas empresas:

Como tornar a sua empresa atrativa para compradores?


Boa Qualidade dos Demonstrativos Financeiros

Os Demonstrativos Financeiros devem estar baseados em boas práticas contábeis. Bons Balanços, DRE´s e Fluxos de Caixa são essenciais.

Demonstrativos de pelo menos os últimos três exercícios devem estar disponíveis e de preferência devem estar auditados por empresa de auditória de primeira linha.

Uma boa análise sobre os demonstrativos e até sobre as notas explicativas é essencial. Analises devem garantir que a empresa não tenha potenciais "esqueletos" que podem surgir trazendo efeitos nefastos e até devastadores sobre o fluxo futuro de caixa da empresa.


Fique de olho nas métricas financeiras

O know how, experiência e respeito no mercado são fatores que podem influenciar positivamente na venda empresa, mas isoladamente esse itens não são suficientes para assegurar boas vendas.

Indicadores como Working Capital, EBITA, EVA, Vendas Líquidas, Margem Bruta e outras quando demonstram uma evolução consistente ao longo dos anos são fatores que podem afetar positivamente na negociações.

Boas empresas focam todos esses indicadores, além do costumeiro foco para as Vender e Faturar.

Facilite o trabalho dos compradores

A análise de muitas empresas se tornam tão difíceis e complexos que os potenciais compradores acabam desistindo no meio do caminho.

Quanto mais difícil for para os compradores entenderem o negócio maior a possibilidade dos compradores desistirem. Dificuldade para entender o negócio está altamente associado a um maior nível de risco e menor chance do negócio evoluir.

Atenção para o Capital de Giro  ( Working Capital )

Assegure que a empresa seja financiada  com linhas de capital de giro e financiamento de terceiros e  capital próprio em níveis adequados. No capital de terceiros os custos devem estar em níveis de mercado. No capital próprio o destino dados ao capital precisa ser analisado se está ocorrendo de forma adequada.

Praticas de empresas familiares

Algumas práticas de algumas empresas familiares acabam prejudicando o negócio e até mascarando os reais resultados.

Empresas administradas pelo sócio ou sócios não raro tem seus administradores fora da folha de pagamento da empresa. Nesses casos, é possível que a venda da empresa e a saída dos sócios implique redução de resultados devido ao custo dos gestores que precisarão ser adicionados ao negócio.

Existem casos em que o dono toca a empresa e sem ele novos proprietários não conseguem dar continuidade ao funcionamento da empresa sem os gestores anteriores.

São muitas as empresas onde as estruturas são mínimas e a centralização é excessiva. Nesse caso o Lucro pode ser  altamente influenciado por esse fator e as empresas após serem vendidas podem não conseguir manter o nível de lucratividade que vem apresentando.

Vai estudar a compra uma empresa familiar, pergunte ao proprietário se ele consegue tirar um mês de férias por ano sem que a empresa se ressinta.

Empresas que não desenvolvem líderes e onde há centralização excessiva na mão dos donos poderão encontrar dificuldade de serem vendidas.

De olho no mercado

Empresas que são dependentes de um ou de poucos clientes poderão ter os resultados muito prejudicados no caso da perda de algum cliente que detenha importante participação no negócios. Diversificar, desenvolver novos negócios e foco em inovação poderão ser importantes fatores para o sucesso duradouro do negócio.


Visão de Futuro

Manter um Plano de Negócios e um Planejamento Estratégico para pelo menos 5 anos irão  mostrar ao investidor / comprador que a direção da empresa tem uma boa visão do futuro.

Visão de futuro requer um olhar da empresa e seus gestores para os mercados, produtos, tecnologias para o período futuro.

Empresas com visão de Planejamento Estratégico podem ser melhor negociadas.


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