Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 7 de junho de 2022

Usos da Contabilidade de Custos


Fonte: https://www.accountingedu.org/cost-accounting.html


Usos de contabilidade de custos



A contabilidade de custos é uma faceta da contabilidade de gerenciamento que determina o custo real associado à fabricação de um produto ou à prestação de um serviço, observando todas as despesas da cadeia de suprimentos. Isso é feito para fins de preparação do orçamento e análise de rentabilidade. As informações derivadas desse processo são úteis para os gerentes na determinação de quais produtos, departamentos ou serviços são mais lucrativos e quais precisam ser aprimorados.
A contabilidade de custos envolve a determinação de custos fixos e variáveis. 
Custos fixos 
são gastos recorrentes a cada mês, independentemente do nível de produção. Exemplos incluem aluguel, depreciação, juros sobre empréstimos e despesas de arrendamento. 
Custos variáveis 
​​são gastos que variam com as mudanças no nível de produção, como despesas de suprimentos, mão de obra e manutenção. Esses custos estão relacionados à produção, na medida em que quanto mais unidades de um produto são produzidas, mais despesas são associadas aos materiais e mão-de-obra que foram utilizados na fabricação do produto.

A contabilidade de custos determina os custos fixos e variáveis ​​associados a uma linha de produtos para determinar o ponto de equilíbrio e, finalmente, o lucro. 
O ponto de equilíbrio representa o ponto em que as despesas são cobertas pelas vendas. 
O lucro é determinado usando o ponto de equilíbrio como ponto de partida para o cálculo do lucro. 
Todas as vendas além do ponto de equilíbrio são lucro. 

Meu comentário: Na realidade o certo é dizer que todas as Vendas menos Custos Variáveis além do Ponto de Equílíbrio são Lucro.

Determinar o número de unidades que precisam ser vendidas para atingir o ponto de equilíbrio e depois obter lucro é conhecido como análise de custo-volume-lucro.

O papel de um contador de custos

Enquanto a maioria dos contadores de custos trabalha em organizações governamentais ou em grandes empresas, alguns trabalham como consultores por meio de empresas de contabilidade ou por sua própria prática independente. 

Os consultores particulares costumam ser chamados a prestar serviços para pequenas e médias empresas que não podem comprovar o emprego em tempo integral de um contador de custos. Quem trabalha em período integral desempenhará uma ampla variedade de funções:
  • Fornecendo dados para desenvolvimentos orçamentários estáveis
  • Usando software para alocar custos indiretos para processos internos
  • Análise detalhada sobre fatores de custo adequados
  • Avaliação de potenciais empreendimentos comerciais
Os contadores de custos devem estar familiarizados com todos os métodos de contabilidade de custos, bem como com os programas de software que suportam funções de contabilidade de custos. 
Existem quatro métodos principais de contabilidade de custos, cada um dos quais aloca custos indiretos para linhas de produtos e / ou serviços individuais:
  • O sistema de custo padrão atribui um custo médio a cada custo direto (mão-de-obra, material, custos indiretos etc.) associado a um produto, a fim de padronizar o sistema de contabilidade de custos. Esse é um dos métodos mais populares de contabilidade de custos usados ​​por pequenas e médias empresas devido à sua simplicidade.
  • O custeio baseado em atividades determina custos fixos e variáveis ​​em proporção ao custo direto associado a uma linha de produtos.
  • A Contabilidade de produção se concentra na expansão da eficiência de uma organização, reduzindo gargalos e / ou limitações de produção e, assim, maximizando a produção.
  • A análise de custo-volume-lucro (CVP) determina os custos fixos e variáveis ​​totais com base na quantidade total de produtos produzidos. Ele usa essas informações para calcular o ponto de equilíbrio de uma empresa ou o nível de produção em que começará a obter lucro.
Embora muitos pacotes de software sejam específicos para setores específicos, os programas populares incluem SAP, Oracle e JD Edwards. A familiaridade com esses pacotes fortalecerá a capacidade de um contador de custos de executar e analisar dados nos níveis da fundação. Os contadores de custos devem ficar a par dos novos desenvolvimentos em tecnologia e tendências contábeis, para garantir eficiência e eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM