#consultoria #finanças #palestras #blogger #custos #controller
Alguns clientes se surpreendem com a rapidez e custo benefício na elaboração de seus primeiros Budgets
Então vou dar algumas DICAS PARA ELABORAÇÃO DO PRIMEIRO BUDGET.
DICA NÚMERO UM - Nada de planilhas prontas.
Pode ser que uma outra planilha possa te ajudar mas antes de qualquer coisa procurem entender o processo do Budget.
DICA NÚMERO DOIS - Organize dados históricos
Obtenha e monte bancos de dados com os dados históricos envolvendo Receitas, Custos, Despesas, Volumes, Detalhes por produto por Cliente, etc. Pode ser feito de forma prática e simples.
Ordene os dados de Balanço que envolvem Investimentos, Capital de Giro e outras informações de balanço, mas de maior destaque para o DRE.
DICA NÚMERO TRÊS - Obtenha um Planejamento Estratégico
O orçamento deve ser alinhado com o Planejamento Estratégico. Por isso, é necessário tê-lo atualizado, Se a empresa não tiver faça uma versão simplificada de Planejamento Estratégico. Costumo fazer isso em 1 dia. O conhecimento de mercado, estimativa de Market Share, uma visão da concorrência, a elaboração de uma SWOT analysis serão de grande valia. Destaque três ou quatro variáveis e planeje onde você deverá estar em 2 a 5 anos no mínimo. Analise fatores críticos e avalie diferentes cenários. O Budget Tático ou Operacional que compreende o período de 1 a 2 anos deverá estar alinhado com o Planejamento Estratégico.
DICA NÚMERO QUATRO - Identifique Indicadores de Desempenho
Orçamentos eficazes devem trabalhar não somente com projeções de números de de outros indicadores relevantes que acabam impactando fortemente nos resultados. Exemplos desses indicadores: Volumes de Venda e de Produção, Utilização de Capacidade Instalada, Índice de OEE e outros indicadores.
Dependendo do Negócio serão selecionados indicadores importantes e específicos para o negócio. Por exemplo: Custos de Manutenção da Frota numa transportadora ou Giro dos Estoques e Margens praticadas num Supermercado.
DICA NUMERO CINCO - Separação do P&L ou DRE em fixos e variáveis
Os DRE deve ser diferente da versão contábil e ter muito mais detalhes. Ele deverá mostrar detalhadamente custos e despesas variáveis e fixas separadamente além de dar destaque para alguns itens relevantes como fretes, comissões,etc. Coloque também informações de volumes. Assim você poderá dividir as receitas e custos pelos volumes obtendo custos e receitas unitários.
DICA NÚMERO SEIS - Elabore pelo menos 3 Budgets.
Um que costumo chamar de Basic Business que seria a extrapolação dos dados históricos mais inflação e variações esperadas nas Receitas, Custos e Despesas.
Elabore um segundo Budget específico referente as ações para crescimento das receitas e volumes. Isso inclui novos desenvolvimentos, novos clientes, exportações, novas filiais, enfim são melhorias em Vendas que levarão a Receitas adicionais. Os custos e despesas adicionais para ações de crescimento de Vendas deverão ser considerados nesta etapa.
Prepare um terceiro Budget referente Reduções de Custos e Despesas e Aumento de Produtividade.
Cada um do segundo e terceiro Budget deverá ter projetos específicos e ações detalhadas para serem alcançados os objetivos.
O Budget Final será = Basic Budget +Budget de Crescimento das Receitas + Budget de Redução de Custos e Aumento de Produtividade. Vejam um pequeno exemplo a seguir:
Essa é uma metodologia usada em muitas grandes empresas. As projeções devem ser detalhadas. No caso as vendas e custos deve ser efetuada por cliente e por produto ou pelo menos separando grupos de produtos.
Deve-se preparar Budget separados para diferentes unidades de negócios.
Índices, indicadores, volumes de vendas e outros elementos devem ser introduzidos na planilha. Oportunamente abordarei.
Se precisar de um suporte ou treinamento para execução ou revisão de seu Budget faça um contato
arilopes@folha.com.br
(11) 97227.7471 whats app
Vejam também:
Nossas Consultorias e Palestras
Consultorias
Custos - Visão diferenciada sobre custos
Controladoria - Especialistas em Controladoria focada em ética e resultados
Manufatura e Qualidade - Melhores Práticas em Lean, Produtividade, Processos enxutos
Engenharia-de-Embalagens - Aumentando qualidade, comunicando melhor sua marca e atendendo requisitos legais
Gestão Pessoas - Contribuímos para Formação de equipes de alta performance
Supply Chain - - Obtendo produtividade e eficácia nos processos. Minimizando o Working Capital
Vendas e Marketing - Velocidade, Qualidade e Foco absoluto em Vender bem
Consultoria em Redução de Custos - Programas de Redução de Custos sob medida
Balanced Score Card - Somos especialistas em BSC que é o melhor sistema em gestão de indicadores e metas estratégicas
Para se preparar para o mercado de trabalho:
Adquira o Ebook - Papo de Controller
Vejam também :
22 de fev de 2017
| ||||||||||
7 de fev de 2017
| ||||||||||
30 de dez de 2016
| ||||||||||
Discricionários? fev de 2016
| ||||||||||
BSC - Balance Scored Card para pequenas
e médias Empresas
3 de fev de 2017 | ||||||||||
20 de fev de 2017
| ||||||||||
líder
30 de dez de 2016 | ||||||||||
28 de dez de 2016
|
Sensacionais suas dicas. Grato.
ResponderExcluirMUITO BOM E SEMPRE VOU DIZER...PARABÉNS PELO TALENTO.
ResponderExcluir