Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

domingo, 14 de janeiro de 2024

Critério para Reconhecer uma Provisão Contábil

Há algum tempo preparei a postagem:


Agora complementarei essa postagem falando sobre os critérios que devem ser seguidos para se efetuarem provisões contábeis.

Provisões para Contingências devem ser efetuadas em 100% do valor o risco previsto, no momento em que a provável perda futura for avaliada como Provável, pelos advogados e / ou peritos responsáveis pela avaliação do risco da potencial contingência.

Para isso, listas contendo todas as potenciais contingências devem ser enviadas para os responsáveis citados, que deverão classificar as contingências em: Remota, Possível e Provável.

Todas as contingências classificadas como risco provável deverão ter os valores das potenciais perdas 100% provisionados.

No caso de Contingências Trabalhistas a estimativa dos valores para as perdas prováveis também deverão ser efetuados pelos advogados e peritos envolvidos. Há casos em que existem grande diferença entre o valor total da contingência e o valor efetivamente estimado como perda provável. 

É importante que sejam adicionados valores como honorários de advogados, encargos trabalhistas e outros valores não previsto nos montantes das contingências calculadas. 

Algumas empresas ainda resolvem parcelar os débitos das provisões nos resultados, dividindo-os em parcelas. Mas essa não e uma prática aceitável, visto que uma vez identificado e quantificado um risco provável, ele deve ser 100% provisionado.

Em muitas empresas ainda  assunto provisão é algo exclusivo da área contábil. Já em outras, elas são discutidas frequentemente nas reuniões de revisão mensal de resultados, com diretores, gerentes e outros executivos que participam desses fóruns. Esse último, é o melhor procedimento, pois boas empresas devem adotar práticas que evitem e minimizem potenciais perdas com contingências.

A pior coisa que pode acontecer numa empresa é ter a notícia que seu resultado será piorado em alguns milhares ou milhões devido à provisões não efetuadas quando devido. É comum essas necessidades serem identificadas por auditorias que ocorrem em períodos específicos.

Infelizmente também é comum ver dirigentes de empresas opinando e influenciando nos resultados para que os números mostrados não sejam desfavoráveis.

Por isso, uma área contábil forte e participativa é primordial.

Contatos : 55.11.97227.7471 whatsapp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM