Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Liderando pelo Exemplo: a Importância da Liderança Inspiradora

 Liderando pelo Exemplo: a Importância da Liderança Inspiradora

A liderança inspirada é aquela que influencia positivamente seus seguidores, os motivando a agir em direção aos objetivos compartilhados. E um dos aspectos mais importantes dessa liderança é liderar pelo exemplo. Quando um líder envelhece de forma coerente com seus valores e expectativas, ele se torna um modelo a ser seguido por seus liderados.

Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, “a liderança não é uma questão de personalidade, é uma questão de desempenho”. E liderar pelo exemplo é uma forma eficaz de mostrar o desempenho esperado dos liderados. Quando um líder é ético, responsável, comprometido e coerente com suas atitudes, ele inspira seus liderados a seguirem o mesmo caminho.

Um exemplo de liderança inspiradora é o do empresário e filantropo Bill Gates, cofundador da Microsoft. Ele liderou a empresa por muitos anos e se destacou por sua visão inovadora e compromisso com a responsabilidade social. Gates é um exemplo de líder que lidera pelo exemplo, pois ele sempre foi coerente com seus valores e princípios, investindo em projetos sociais e educacionais para melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas.

Outro exemplo de liderança inspirada é o do ex-presidente norte-americano Barack Obama. Durante seu mandato, Obama inspirou muitos jovens a se envolverem na política e trabalharem pela mudança social. Ele liderou pelo exemplo, demonstrando em suas atitudes e discursos os valores que acreditava e os princípios pelos quais lutava.

Peter Drucker destaca a importância do líder como modelo a ser seguido pelos liderados: "O líder é alguém que tem seguidores. Se você não tem seguidores, você não é um líder. As pessoas não seguem você por causa de suas habilidades técnicas, mas sim por causa de suas qualidades pessoais, como a integridade, a honestidade, a coragem e a visão".

Além de ser um modelo a ser seguido, o líder que lidera pelo exemplo também tem a capacidade de inspirar seus inspirados a fazerem o mesmo. Segundo Drucker, "o líder eficaz é aquele que se comunica diretamente com os liderados, encorajando-os a agir de acordo com seus próprios valores e motivações".

Mas liderar pelo exemplo não é uma tarefa fácil. O líder precisa ser consciente de suas ações e estar disposto a reconhecer seus erros e delimitar. Ele também precisa estar aberto ao diálogo e ao feedback de suas emoções, para que possa ajustar seu comportamento e atitudes quando necessário.

Em resumo, liderar pelo exemplo é uma das melhores formas de inspirar e positivamente seus liderados. Como afirmou Peter Drucker, “o líder eficaz é aquele que se preocupa mais em fazer a coisa certa do que em fazer as coisas certas”. E isso é algo que deve ser atendido diariamente, com humildade, comprometimento e controles.

Palavras-chave: Liderança inspiradora, liderança pelo exemplo, ética, responsabilidade social, compromisso, valores, princípios, reconhecimento de erros, feedback.


  • Drucker, PF (1999). O Drucker essencial. Harper Collins.
  • Drucker, PF (2006). O líder eficaz: Como desenvolver as melhores atitudes no trabalho. Elsevier Brasil.
  • Robbins, SP, & Coulter, M. (2017). Administração. Pearson Educação.
  • Tavares, MCGC (2010). Liderança empresarial: uma revisão crítica. Revista de Administração Mackenzie, 11(6), 103-129.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM