Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Problemas que afetam profundamente a Controladoria das empresas



Problemas básicos ocorrem nas empresas com frequência. Muitas vezes uma diretoria apenas se preocupa com questões de vendas, marketing e operações, e se esquece da área de  Controladoria e Finanças, que não raro estão na mão de pessoas com pouco experientes.

Contribuí para a formação de diversos profissionais da área contábil financeira. Para formar um bom profissional, em média é necessária uma experiência 4 a 5 anos. O tempo considera desde a admissão de um iniciante de nível de estagiário ou Analista Junior até a promoção para uma posição sênior, que pode ser um nível de supervisão ou até mesmo uma gerência junior.

Hoje, em algumas empresas as coisas estão mudadas e por vezes encontramos pessoas que apesar de estarem há pouco tempo de carreira, já se encontram em posições elevadas. Muitas vezes essas pessoas são tidas como “jovens talentos” ou “high potential

Considerando esse cenário, é necessário que as empresas preparem adequadamente os seus jovens profissionais, bem como formem equipes com diferentes perfis, onde a presença de alguns profissionais mais maduros não seja prescindida.

Equipes formadas por membros de diferentes perfis e experiências podem  mostrar os bons resultados. Jovens profissionais com alto potencial e profissionais mais experientes podem conviver num mesmo grupo e proporcionar excelentes resultados. Para isso é necessário uma coordenação competente.
=====================================================================


Muitos jovens profissionais tem boa formação sobre temas estratégicos e muitos outros tópicos avançados, mas são relativamente leigos em termos de questões básicas que envolvem o dia a dia das empresas, assim como requerem maior embasamento nos aspectos liderança e comunicação.

A falta de tarimba dos profissionais está entre as principais causas da ocorrência de problemas básicos nas áreas de Controladoria e Finanças nas empresas. Alguns dos problemas menciono a seguir.


Muitos outros problemas podem ocorrer nas áreas de Controladoria, Finanças e em outras áreas da empresa. Os exemplos acima são apenas algumas possibilidades. Para cada problema medidas corretivas precisas e rápidas devem ser tomadas.

A capacidade de identificação e correção dos problemas depende muito da qualidade do gerenciamento e do nível da equipe das áreas envolvidas. Contratar uma boa consultoria de tempos em tempos, para avaliação e análise pode ser uma medida com ótimo resultado em termos de custo benefício.

Ao detectar problemas ou potenciais problemas deve a Controladoria tomar rapidamente medidas corretivas, ou no caso de envolver outras áreas, deve contribuir para que sejam tomas as medidas para corrigir definitivamente as causas.





Esse processo não pode tomar mais do que 3 a 5 dias. Mas o apoio e suporte às empresas para realizarem efetivamente o que planejam requer mais tempo.

Permitida a utilização deste artigo desde que mencionada a fonte

Palestrante e Consultor Ari Lopes @arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br

Consultorias, Treinamentos e Palestras Presenciais ou Virtuais

(11) 97227.7471






              Adquira o EBOOK            
 PAPO DE CONTROLLER
200 páginas de material riquíssimo 
        Clique  na  figura  abaixo:       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM