Funcionários que têm permissão para errar destroem os sistemas.
Durante varias décadas tenho me deparado com enormes problemas causados por funcionários que cometem grande quantidade de erros.
Minha vida tem sido em significativa proporção combater, controlar, e se no caso de não conseguir que melhorem e se puder influenciar na decisão em último caso demitir esse tipo de funcionário pelo bem e para a qualidade dos sistemas de informações.
É importante ressaltar que muitos erros não são exclusivamente culpa de funcionários ineficientes, mas também são por sistemas medíocres, ou até por sistemas razoáveis ou bons porém pessimamente operados.
A área de estoque é uma das principais vítimas de erros que implicam em problemas diversos, dentre eles a ocorrência de estoques negativos e erros outros nos estoques, que podem causar a venda do não existe fisicamente, ou fazer com que algo existente não seja vendido.
Na área de produção o fechamento de ordens com erros é algo que causa inúmeros problemas.
Erros ocorrem aos montes nas diversas áreas das empresas. A quantidade de erros e a preocupação dos diretores e gerentes variam, mas a experiência mostra que quanto menor a preocupação da direção da empresa com os problemas, maior as dificuldades da área financeira em obter acurácia dos dados que irão compor os números reportados pela empresa.
Não faltam justificativas dos que erram ou deixam de fazer o que é devido. Pior ainda é que em alguns casos a chefia acaba autorizando transgressões aos sistemas que justificam devido a urgências, pressa em faturar o produto, etc.
Um programa de melhoria contínua com follow up apertado sobre os principais problemas identificados é um dos principais elementos para a promoção da necessária melhoria. Não raro demissões, alterações nos processos, auditorias e consultorias são requeridos.
As empresas precisam desenvolver uma cultura onde o erro não seja aceito como algo comum, onde fazer certo na primeira vez não seja opção mas obrigação, caso contrário erros continuarão se multiplicando e destruindo os sistemas.
arilopes@folha.com.br
Minha vida tem sido em significativa proporção combater, controlar, e se no caso de não conseguir que melhorem e se puder influenciar na decisão em último caso demitir esse tipo de funcionário pelo bem e para a qualidade dos sistemas de informações.
É importante ressaltar que muitos erros não são exclusivamente culpa de funcionários ineficientes, mas também são por sistemas medíocres, ou até por sistemas razoáveis ou bons porém pessimamente operados.
A área de estoque é uma das principais vítimas de erros que implicam em problemas diversos, dentre eles a ocorrência de estoques negativos e erros outros nos estoques, que podem causar a venda do não existe fisicamente, ou fazer com que algo existente não seja vendido.
Na área de produção o fechamento de ordens com erros é algo que causa inúmeros problemas.
Erros ocorrem aos montes nas diversas áreas das empresas. A quantidade de erros e a preocupação dos diretores e gerentes variam, mas a experiência mostra que quanto menor a preocupação da direção da empresa com os problemas, maior as dificuldades da área financeira em obter acurácia dos dados que irão compor os números reportados pela empresa.
Não faltam justificativas dos que erram ou deixam de fazer o que é devido. Pior ainda é que em alguns casos a chefia acaba autorizando transgressões aos sistemas que justificam devido a urgências, pressa em faturar o produto, etc.
Um programa de melhoria contínua com follow up apertado sobre os principais problemas identificados é um dos principais elementos para a promoção da necessária melhoria. Não raro demissões, alterações nos processos, auditorias e consultorias são requeridos.
As empresas precisam desenvolver uma cultura onde o erro não seja aceito como algo comum, onde fazer certo na primeira vez não seja opção mas obrigação, caso contrário erros continuarão se multiplicando e destruindo os sistemas.
arilopes@folha.com.br
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