SIGAM ESTE BLOG

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Contabilidade Estratégica. Uma nova Contabilidade.


A contabilidade tradicional no Brasil vem passando por uma revolução decorrente da harmonização das práticas contábeis locais. Nesse contexto as práticas contábeis passam de práticas mais focadas no atendimento das obrigações fiscais e trabalhistas para uma contabilidade alinhada com os padrões internacionais e especificamente com o padrão IFRS e mais representativa da situação econômica e financeira da empresa.

Elementos como observação do Fair Value, informações contábeis por segmento, cálculo do EBITDA e o atendimento ao restante dos padrões internacionais trouxeram para a contabilidade brasileira indiscutível avanço quando comparada com as práticas até então observadas onde o custo histórico e pouca utilização dos demonstrativos para fins gerenciais eram evidentes.
No entanto a contabilidade no Brasil e no mundo ainda estão fortemente focadas em valores e informações não financeiras, que apesar de poderem constar das notas explicativas ainda são pouco utilizadas.

Robert Kaplan um dos gurus da contabilidade gerencial e a meu ver o maior nome de todos é de opinião que a contabilidade do futuro será uma contabilidade voltada para a gestão de indicadores. Juntamente com Norton ele criou uma metodologia que vem sendo largamente utilizada e é a meu a melhor ferramenta de gestão de indicadores já idealizada. Essa ferramenta de gestão estratégica de indicadores é o Balanced Score Card.

No entanto o Balanced Score Card tem funcionamento não integrado com a contabilidade que apesar dos avanços continua tendo um viés centrado nas informações financeiras dos demonstrativos contábeis.

Pensando nisso e focando na contabilidade do futuro, criei uma forma de ligar a contabilidade tradicional financeira a indicadores de desempenho chave. A essa nova abordagem denominei
Demonstrativos Contábeis Estratégicos.  Os Demonstrativos Contábeis Estratégicos representam uma significativa expansão da contabilidade, pois aos associar indicadores de desempenho diversos, ao qualificar e atribuir "trafic lights" a esses indicadores e ao incorporar setas de tendências que no caso de tendência de melhora ( seta para cima ) é requerido o detalhamento e monitoração de um plano de ação, transforma-se a contabilidade ainda que avançada e alinhada com as práticas internacionais, em efetiva ferramenta de gestão estratégica.
A metodologia dos Demonstrativos Contábeis Estratégicos encontram-se delineados através de três postagens anteriores cujos links incluo abaixo.

Demonstrativos Contábeis Estratégicos - Introdução
Demonstrativos Contábeis Estratégicos – Parte 1
Demonstrativos Contábeis Estratégicos - parte 2. Contruindo um DRE Estratégico
Se quiser consultar a respeito uma palestra, treinamento ou consultoria sobre indicadores estratégicos escreva para arilopes@folha.com.br



As melhores Palestras para sua empresa, para seu evento ou convenção

Contatos : arilopes@folha.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...