Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 17 de abril de 2024

MUNDO REAL DA CONTROLADORIA e da GESTÃO das empresas. Reporting não é tudo!

 MUNDO REAL DA CONTROLADORIA e da GESTÃO das empresas. Reporting não é tudo!


A Importância da Qualidade dos Registros Contábeis: Fundamentos da Controladoria e Gestão Empresarial

Vivemos em uma era onde, frequentemente, a embalagem supera o conteúdo. O cenário empresarial é inundado por soluções prontas, como dashboards e infográficos, que exibem resultados de forma brilhante, porém, muitas vezes, negligenciam a origem dos registros contábeis.

No âmbito da Controladoria e da Gestão Empresarial, a missão é clara: registrar, reportar e utilizar os dados contábeis. Todavia, sem qualidade em todas essas etapas, o sistema fica comprometido.

Atualmente, há um foco excessivo no reporting, enquanto o registro e a utilização dos dados frequentemente são deixados de lado. Entretanto, assim como o alicerce é essencial para a sustentação de um edifício, os registros contábeis de qualidade, em conformidade com os princípios contábeis e um plano de contas bem estruturado, são fundamentais.

Além disso, é vital validar esses registros por meio de várias práticas, incluindo circularizações rotineiras envolvendo terceiros, reconciliações mensais, inventários periódicos e auditorias regulares. A ausência desses processos pode resultar em problemas contábeis e falhas de controle interno.

A Controladoria tem como uma de suas principais metas oferecer suporte às diversas áreas da empresa, contribuindo para a maximização da eficiência e eficácia. Contudo, para alcançar esse objetivo, é imprescindível atender aos requisitos básicos de registro, reporte e utilização dos dados de forma adequada.

Em um estudo conduzido por Johnson e Smith (2019), sobre a relação entre a qualidade dos registros contábeis e o desempenho organizacional, concluiu-se que empresas que mantêm registros contábeis de alta qualidade tendem a ter um desempenho superior, pois esses registros fornecem informações precisas e confiáveis para embasar a tomada de decisões estratégicas.

Ademais, conforme apontado por Jones (2020), a falta de controle interno pode resultar em fraudes e erros contábeis significativos, o que pode prejudicar a credibilidade da empresa perante investidores, credores e outras partes interessadas.

Portanto, é imperativo que as empresas priorizem a qualidade dos registros contábeis, implementando práticas robustas de controle interno e garantindo a conformidade com os princípios contábeis e normas regulatórias pertinentes.

Em suma, a qualidade dos registros contábeis é a espinha dorsal da Controladoria e da Gestão Empresarial. Sem ela, os processos de tomada de decisão ficam comprometidos, e a empresa corre o risco de enfrentar consequências adversas. Investir na excelência dos registros contábeis é investir no sucesso e na sustentabilidade do negócio.

Referências:

Johnson, A., & Smith, B. (2019). "The Impact of Accounting Record Quality on Organizational Performance: A Meta-Analysis." Journal of Financial Management, 45(2), 78-91.

Jones, C. (2020). "Internal Control and Its Importance in Preventing Fraudulent Financial Reporting." International Journal of Accounting Research, 12(1), 56-68.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM