Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

sábado, 14 de maio de 2022

Para que serve um cálculo de Evaluation em sua empresa?

For English press here <<<


Muitas pessoas, principalmente empresários, sócios de empresas, gestores e pessoas que atuam em área financeira ao ouvir o termo evaluation, imediatamente se remetem a cálculos que irão dar suporte para operações de Compra e Venda na empresa. Essas operações são conhecidas como atividades de M&A, que em Inglês significa Merges e Aquisições.

Nesses casos, de um lado vendedores e de outro compradores irão buscar um evaluation do que está em processo de venda, ou processo de compra.

Trataremos nessa breve postagem:

Para que serve um cálculo de Evaluation em sua empresa? 




Lógico que tanto um como outro lado irão procurar otimizar seus cálculos, ou seja vendedores, irão buscar o maior valor possível, enquanto compradores o menor valor. O desafio consiste em fechar uma operação onde se chega a um valor para fechar o negócio.

Em processos de compra e venda de empresas completas, segmentos das empresas, ou ainda marcas, tanto um lado, vendedores e  de outro lado compradores deverão estar bem assessorados por consultores especializados.

Múltiplos de EBITDA

Nos processos de M&A além de um bom Evaluation costuma-se utilizar como como complemento Multiplos do EBITDA anual. A questão é por quantos múltiplos de EBITDA uma transação irá ser fechada. Novamente temos aqui uma disputa entre Vendedores e Compradores, onde os primeiros buscarão os maiores múltiplos e os compradores os menores. Quando as expectativas são muito divergentes muitas vezes as negociações param nessa fase. Por exemplo: O vendedor espera receber pelo menos um múltiplo de 10 EBITDAS, enquanto compradores oferece, 4. 

São múltiplos os fatores que influenciam os múltiplos de EBITDA. Fatores como rentabilidade, Setor, Vida Útil do Negócios e práticas do Mercado influenciam nos múltiplos de EBITDA a ser negociado. Esse é mais um ponto onde a assessoria de um consultor de M&A é essencial. Mas deixaremos maiores detalhes sobre este tema para próximos artigos. 

Mas um evaluation é necessário apenas em processos de compra e venda de empresas?

A resposta é não, pois existem diversas outras utilizações onde ter um bom cálculo de evaluation é de grande importância.

Na realidade,  além de servir de apoio aos processos de negociações  das empresas as avaliações são extremamente úteis em diversos outros processos.

Na minha opinião a utilização comentada nem é a utilização mais importante desse cálculo, embora seja a mais utilizada.

A seguir destaco algumas das Utilizações de Evaluations


1- Dar suporte em processos de Compra e Venda de empresas;
2- Definir valor a ser pago no caso de saída de um dos sócios no caso previsão em contrato;
3- Revisar valores contabilizados para efeito de Teste de Impaiment
4- Dar suporte aos sócios / proprietários no caso de admissão no negócio de sócios investidores

Mas a meu ver a utilização mais importante é talvez a menos utilizada diz respeito ao seguinte:

Utilização mais importante dos cálculos de evaluation:

Posicionamento aos Sócios e Diretores quanto ao Valor gerado pelo Negócio, ou seja qual foi a geração de valor que o negócio alcançou até a data do Evaluation,.

Desta forma, um evaluation efetuado de tempos em tempos dará boa noção sobre quanta riqueza a gestão da empresa está gerando. Em outras palavras.

Um evaluation serve para posicionar aos sócios e proprietários sobre a efetiva contribuição que a gestão da  empresa está dando no sentido de criar valor fazendo os investimentos dos sócios crescerem ou serem destruidos.

Por isso, é super importante que empresários tenham noção do valor de suas empresas e saibam se a empresa criar e gerar valor ou destrói o capital investido.

Um reavaliação a cada ano encerrado é de importância vital.

Se quiser uma proposta para avaliação do seu negócio seja qual finalidade for faço um contato.

Tenho uma modalidade de avaliação breve que tem um custo bastante atrativa

55.11.97227.7471 Ari


#evaliuation

#M&A

#EBITDA

#multiplosdeEBITDA

#ConsultordeM&A






   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM