Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

domingo, 5 de junho de 2022

Aumentando a produtividade com Células de Produção

Célula de Produção é um conceito que existe há décadas.

Quando bem utilizadas elas reduzem o Lead Time e otimizam a produtividade nos processos diversos.

Costumo combinar análises de Células de Produção com estudos para otimização de Ergonomia.

Aumentando a produtividade com Células de Produção 

Em algumas empresas onde foram expandidos aos poucos, os fluxos dos produtos e serviços ocorrem de forma não planejada, fazendo com que seja perdido considerável esforço. 

Nessas empresas, não raro, encontramos "puxadinhos" que foram acontecendo aos poucos  para acomodar necessidades de momento que acabam se eternizando.

Células de Produção associadas com estudos de ergonomia trazem enormes oportunidades e contribuem com redução de custos e melhorias nos processos, além de outros benefícios dos quais alguns se encontram na figura abaixo

A seguir destaco o excelente artigo:

Tipos de células de manufatura enxuta

Fonte: https://www.emsstrategies.com/dd020104article2.html

Figura 1: Vantagens da fabricação de celulares
Fonte: https://www.whatissixsigma.net/cellular-manufacturing-advantages/
1 de fevereiro de 2004
Por Darren Dolcemascolo

Desde meados da década de 1990, quase todas as fábricas em que estive tiveram ou alegaram ter tido células de manufatura de uma forma ou de outra. Tenho visto de tudo, desde células de fluxo contínuo verdadeiras (muito raras) a um banco de máquinas semelhantes reunidas para formar uma "célula". Na maioria dos casos, entretanto, a administração frequentemente admitiria que não viu o tipo de melhorias que esperava com a implementação dessas células. Vejamos os tipos comuns de células e como (e se) elas se encaixam em um ambiente de manufatura enxuta.

1. Células funcionais - as células funcionais são células que consistem em equipamentos semelhantes. Por exemplo, uma fábrica que faz principalmente operações de usinagem pode ter um banco de tornos juntos em uma "célula de torneamento". Outro exemplo seria uma célula que consiste em vários conjuntos de equipamentos de teste semelhantes. Essas células são chamadas de "células funcionais" porque desempenham uma função específica (em oposição à fabricação de um produto completo, montagem, etc.).

Embora haja exceções, na maioria dos casos as células funcionais não se adaptam a um ambiente de manufatura enxuta. Em uma fábrica que consiste em células funcionais, o produto geralmente viaja de célula em célula, para realizar várias operações. As células funcionais costumam criar um refúgio para vários tipos de muda:

  • Inventário - O inventário WIP geralmente se acumula na frente do equipamento e / ou processos em uma célula funcional.
  • Transporte - o produto geralmente se move de célula em célula em toda a fábrica. · Esperando - O produto geralmente espera longos períodos de tempo sem ser operado.
  • Superprodução - as células funcionais geralmente têm equipamentos grandes e caros. A ênfase geralmente está em manter a máquina funcionando. No entanto, geralmente há pouca ênfase na troca rápida. Isso causa uma tendência de superprodução para fins de economia de escala.
  • Processamento excessivo - Equipamentos grandes e caros são freqüentemente usados ​​onde equipamentos menores devem ser usados.
  • Defeitos - Como os operadores geralmente estão focados no processo e geralmente não estão cientes do panorama geral (ou seja, o produto concluído), a qualidade é prejudicada em uma célula funcional. Os defeitos são freqüentemente criados e não detectados até muito mais tarde no processo.

  • 2. Células de tecnologia de grupo (ou modelo misto) - são as menos compreendidas dos tipos de células. Muitas pessoas confundem células de Tecnologia de Grupo com células funcionais quando, na verdade, elas estão mais intimamente relacionadas às células focadas no produto; essa é talvez a razão pela qual muitos agora chamam células de "Modelo Misto" das células de Tecnologia de Grupo, dando ênfase ao produto. São células nas quais ocorre uma série de operações para diversos produtos. Os produtos são geralmente muito semelhantes e as operações são muito semelhantes para cada produto (embora geralmente não idênticas). Esse tipo de célula pode funcionar muito bem em um ambiente de manufatura enxuta, principalmente se a organização for caracterizada por produtos de alto volume e baixo volume. Em tais organizações, raramente é possível ter células com foco no produto.

    3. Células com foco no produto - as células com foco no produto normalmente executam um tipo de produto por meio de uma série de operações. Muitas vezes, elas são consideradas a célula de manufatura enxuta ideal. Eles são perfeitos para ambientes de baixo mix e alto volume.

    Esperançosamente, este artigo pode ajudar a esclarecer muitos dos equívocos em torno das células de manufatura. Células funcionais, que contêm equipamentos que realizam um processo idêntico, geralmente são incompatíveis com a manufatura enxuta. Por outro lado, a Tecnologia de Grupo (ou modelo misto) e as células Focadas no Produto funcionam bem para o produtor enxuto. Para um ambiente de alta combinação, células de tecnologia de grupo, que geralmente administram famílias de produtos por meio de uma série de operações semelhantes, são mais apropriadas. Para um ambiente de baixa mistura, as células com foco no produto são ideais. Quer você use células com foco no produto ou com tecnologia de grupo, o fator mais importante é se você cria ou não fluxo contínuo.


    Complementando destaco outro excelente artigo


    Vantagens da manufatura celular


    Fonte: https://www.whatissixsigma.net/cellular-manufacturing-advantages/

    As vantagens da manufatura celular em comparação com a manufatura tradicional por meio de um projeto de layout eficiente são representadas na figura 1 e explicadas a seguir.

    1. Redução no tempo de configuração

    O tempo de configuração é definido como o período necessário para preparar um dispositivo, máquina, processo ou sistema para estar pronto para funcionar ou aceitar um trabalho. As células de fabricação são projetadas para processar peças com formas semelhantes e tamanhos relativamente semelhantes. Portanto, não é necessário alterar ou ajustar máquinas e ferramentas dentro das células para processar peças semelhantes. Assim, o tempo de preparação é muito reduzido na fabricação de celulares.

    2. Redução no trabalho em andamento

    Trabalho em andamento refere-se a todos os materiais e produtos parcialmente acabados que estão em vários estágios do processo de produção. O trabalho em andamento exclui o estoque de matérias-primas no início do ciclo de produção e o estoque de produtos acabados no final do ciclo de produção. Com tempos de configuração reduzidos, a quantidade de trabalho em andamento pode ser reduzida. O trabalho em andamento pode ser reduzido em 50% quando o tempo de configuração é reduzido pela metade.

    3. Redução no custo e tempo de manuseio de materiais

    O manuseio de materiais é a arte e a ciência de mover, armazenar, proteger e controlar o material com o menor custo possível por meio do uso de métodos e equipamentos adequados. Centenas e milhares de toneladas de materiais são movimentadas diariamente, exigindo a utilização de grande quantidade de mão de obra, enquanto a movimentação dos materiais ocorre de uma área de processamento para outra ou de um departamento para outro departamento da fábrica.

    Se o método adequado não for empregado no manuseio de materiais, o custo total de fabricação e o tempo aumentam significativamente. Na manufatura celular, cada peça é processada completamente dentro de uma única célula (quando possível), o que reduz a distância e o tempo de viagem da peça. Quase nenhum esforço é necessário na fabricação de celulares para armazenar, proteger e controlar os materiais. Na manufatura celular, as máquinas estão juntas sob um ou mais trabalhadores em cada célula. Assim, torna-se fácil mover materiais de uma máquina para outra. A redução no trabalho em andamento também reduz o custo de manuseio de material na fabricação de celulares.


    Clique abaixo 


    4. Redução na distância do fluxo de material

    A distância do fluxo de material é definida como a distância total percorrida por todas as peças / materiais para fabricar um único produto ou uma variedade de produtos diferentes. Ao reduzi-lo, podemos reduzir significativamente o tempo e o custo total de fabricação. A distância do fluxo de material é baixa na manufatura celular porque todas as peças viajam apenas em uma pequena área (célula). Em cada célula, as máquinas estão próximas umas das outras. Por meio do projeto de layout eficiente das máquinas em cada célula, é possível obter uma redução de 30 a 70% na distância do fluxo de material.

    5. Melhoria na utilização da máquina

    Na manufatura celular, uma única máquina pode ser usada para fabricar um ou mais produtos em cada célula. Máquinas desnecessárias são identificadas e removidas do processo de fabricação. A redução no tempo de configuração também reduz o tempo ocioso das máquinas, portanto, a utilização da máquina é melhorada na manufatura celular.

    6. Redução no prazo de entrega de produção

    O lead time de produção é definido como o período entre o recebimento de um pedido e até quando ele está disponível para embalagem ou envio. O lead time de produção é reduzido na manufatura celular devido à redução no tempo de configuração, redução no trabalho em andamento, redução no tempo de manuseio de material, redução na distância do fluxo de material e melhoria na utilização da máquina.

    7. Melhoria na qualidade

    Na fabricação de celulares, a maioria ou todas as operações ocorrem em uma área e entre uma pequena equipe. Isso concentra a responsabilidade e motiva a equipe a evitar defeitos semelhantes no futuro. O feedback sobre os problemas de qualidade é mais rápido e seguro, portanto, a qualidade é melhorada na fabricação de celulares.

    8. Melhor moral do trabalhador

    Ao alcançar todas as vantagens listadas acima da manufatura celular, o lucro da indústria manufatureira aumenta mais e mais dia a dia e, por causa do aumento no lucro, o trabalhador receberá alto incentivo (bônus) além do salário. Os processos de manufatura se tornam simples na manufatura celular. Os processos de fabricação simplificados e de alto incentivo aumentam o moral do trabalhador.

    Veja também: 

    OEE (eficácia geral do equipamento)



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    VEJAM TAMBÉM