https://t.me/joinchat/QqtL5Rmv6xM7bNWrU8pB8A
Como consultor tenho verificado que boa parte das empresas apresentam sérios problemas em seus Controles dos Estoques.
Para auxiliar estou postando:
Controle dos Estoques - Grande fonte de problemas nas empresas
Muitos almoxarifados têm nos estoques valores superiores aos que as agencias bancárias possuem.
Imagine então se numa agencia bancária quando fosse identificada uma diferença no caixa, para regularizar fizessem um ajuste pura e simplesmente.
Nas agências bancárias os saldos têm que bater. O caixa é fechado diariamente e se houver diferença o operador do caixa é responsabilizado. Ou seja, quem controla o caixa tem responsabilidade pela acurácia.
Já nas empresas quando os saldos dos estoques não batem, faz-se um ajuste dos estoques, e pronto, "fica tudo certo"
Já publiquei diversos tópicos sobre o assunto e vou colocar os links das postagens aqui. Mas nesta postagem voltarei a apontar para as causas raiz na desorganização instalada na maioria das empresas.
São muitas as causas dos problemas nos estoques, algumas das mais significativas seguem:
1- PROCESSOS MAL DEFINIDOS OU NEM SEQUER DEFINIDOS
No Controle dos estoques como em qualquer área os processos precisam cumprir com as seguintes etapas:
- serem definidos;
- respeitados;
- cumpridos e;
- auditados.
Em algumas empresas, senão muitas, processos são desrespeitados o tempo todo, ou ainda pessoas que seriam as responsáveis pela execução dos processos não possuem conhecimento ou interesse em executar essas etapas acima.
Em alguns casos como consultor ou como funcionário ao propor processos que iriam contribuir com a melhora nos controles, não raro escutei argumentos contrários dizendo que iria engessar outros processos considerados mais importantes, e esta é a segunda grande causa dos problemas dos estoques que destaco em seguida.
2- PROCESSOS MAIS IMPORTANTES QUE ACARRETAM DESRESPEITO DOS PROCESSOS NAS ÁREAS DOS ESTOQUES
Nas melhores empresas não há processos mais importantes. Todos os processos são importantes e precisam ser executados com eficácia.
Porém não é isso que acontece:
Há organizações onde a maior importância é dada para produzir, e sobre o pretexto de não engessar ou de facilitar a produção ou comercialização, se for uma empresa comercial, processos da área de Estocagem acabam ficando para trás.
Para essas empresas, por vezes, as mercadorias mal estão chegando e os interessados da produção já estão pegando as peças, sem mesmo efetuar os procedimentos básicos de recebimento, conferência fiscal e inspeções necessários.
Quando os processos são atropelados continuamente e os funcionários da área não tem como assegurar uma execução eficaz, muitas vezes a responsabilidade pelos Controles estão na mão de pessoas como Responsáveis por Produção ou Responsável pelo PCP, que coloca os interesses dessas áreas acima do interesse em controlar eficazmente os estoques e isso define a causa número 3 dos descontroles nos estoques.
3- RESPONSABILIDADE PELA ÁREA NA MÃO DE PESSOAS QUE PRIORIZAM OUTROS PROCESSOS
Isso significa que "estão dando a chave do galinheiro para o lobo tomar conta". Logo não se poderá esperar bons resultados nesse tipo de situação.
É preciso entender que Logística e Produção ou PCP, não combinam. Essas áreas devem ter coordenações diferentes.
Estou cansado de assistir ao mesmo filme em diferentes empresas, onde a definição da responsabilidade sobre os processos é "o samba do crioulo doido", e onde sob a alegação de agilizar produção faz-se qualquer coisa.
CONCLUSÃO
Essas são alguns dos poucos motivos para os enormes problemas encontrados nas áreas de CONTROLE DOS ESTOQUES. Nos links abaixo vocês encontrarão vários comentário e dicas para que se utilizados e assimilados poderão contribuir para que o Estoques na sua empresas sejam como o caixa de um banco, com um nível de diferença praticamente ZERO.
arilopes@folha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário