Do lado do empregador algumas situações beiram o descaso e a grosseria, mas o objetivo desta postagem e abordar o outro lado, ou seja, o caso daqueles que buscam uma colocação.
Tendo efetuado centenas, talvez milhares de entrevistas a candidatos dos mais variados níveis me sinto razoavelmente preparado para abordar o tema.
Abaixo relaciono uma serie de dicas e recomendações para aqueles que irão passar por uma entrevista de emprego. Algumas delas por mais simples que pareçam poderão fazer a diferença na hora de definição do escolhido:
DICAS E RECOMENDAÇÕES PARA ENTREVISTAS DE EMPREGO
- Se desistir avise antes. É horrível e falta de consideração não comparecer na entrevista e não dar satisfação.
- Prepare uma roupa apropriada para a entrevista. O traje deve ser discreto. Sapatos engraxados e roupas bem passadas. Para mulheres roupas discretas não muito coloridas. No caso de funções executivas para homens as roupas tradicionais são adequadas: terno escuro e camisa clara com gravata. Para mulheres blazers e saias discretas.
- Entre no site da empresa e conheça o máximo possível sobre a mesma. Quando o candidato demonstra que pesquisou sobre a empresa soa como algo positivo.
- Chegue meia hora antes. Chegar com atraso é um péssimo indicador.
- Estude o local e se for de carro a um local que pouco conhece, faça o percurso antes e assegure que o caminho está dominado. Conte com algumas dificuldades de trânsito, alias isso é normal em nossas cidades.
- Cuide de unhas, cabelo e aparência em geral. Cuidado para não parecer relaxado.
- Quando chegar comprimente de forma segura. Aperte a mão e olhe nos olhos. Alguns candidatos são prejudicados já no primeiro contato. Eles não olham nos olhos e não apertam a mão das pessoas.
- Não minta durante a entrevista. Fale a verdade e se não souber confesse não saber.
- Não enrole, seja objetivo.
- Não fale mal de suas empresas anteriores. Quando falar a respeito concentre-se nos pontos positivos.
- Tenha com você uma pasta com detalhes sobre referências, projetos executados e outras informações relevantes mas somente mostre se for pedido.
- Tenha claro em mente quais foram as suas principais realizações em cada local por tenha passado.
- Não fique olhando demasiadamente e examinando o ambiente onde sendo entrevistado, isso pega mal.
- Tenha pelo menos uma via do CV em papel com você.
- Estude antes potenciais respostas para o que poderá ser perguntado na entrevista. Veja que perguntas similares são efetuadas pela maioria dos entrevistadores.
- Não demonstre estar ansioso na entrevista.
- Evite perguntar demasiadamente. Alguns entrevistados parecem que são os entrevistadores. Lógico que poderá fazer perguntas, mas faça com moderação.
- Mente positiva. Acredite firmemente que você irá se sair sempre muito bem em entrevistas. Isso ajudará muito.
- Avalie muito bem a vaga, empresa, ambiente de trabalho e outros indicadores, pois a seleção deve ser mútua.
- Depois da entrevista você pode até ligar uma ou outra vez, mas evite ficar ligando em demasia para o selecionador. Infelizmente em alguns casos você não obterá retorno.
Veja também
CUIDADO NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO
Nenhum comentário:
Postar um comentário