Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Gestão 360 graus


Gestão 360 graus é mais uma abordagem criada por mim.

Abordo frequentemente esse tema nas minhas palestras. Vou explicar sucintamente no que consiste uma gestão 360 graus.

Muito se fala sobre gestão profissional, sobre gestão estratégica, sobre ferramentas de gestão e tantos temas correlatos.

Kaplan, um dos papas da gestão menciona que a contabilidade do futuro será voltada para a gestão de indicadores de desempenho. Por sua vez a gestão estratégica foca a estratégia da empresa para otimizar indicadores como rentabilidade, marketing share,serviço ao cliente,etc.

Muitos seminários, treinamentos e palestras abordam formas das empresas otimizarem seus diversos indicadores, e enfatizam que a visão do futuro é essencial. Quando tratam do futuro curto prazo de 1 a 2 anos temos o planejamento operacional ou tático, mas quando o foco é uma visão de um futuro de longo prazo temos aí o planejamento estratégico.

A gestão 360 graus mantem forte atenção para o futuro de curto, médio e longo prazos, mas não deixa de considerar que a gestão do passado e do presente são essenciais para o sucesso dos negócios.

Muitas empresas se preocupam demasiadamente com o futuro, e chegam a optar por ferramentas de primeira linha para alcançarem as metas de curto, médio e longo prazos. No entanto, não raramente elas se esquecem da gestão do passado e presente.

A seguir destaco uma figura que elenca elementos essenciais da gestão de indicadores do passado, do presente e do futuro, configurando uma visão de gestão 360 graus. A figura é auto explicativa e o recado é simples e direto; o futuro só será promissor, se não esquecermos das lições do passado, se atuarmos sobre problemas, contingências e oportunidades surgidas no passado em paralelo a uma execução profissional e competente do presente.


Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE SEM PASSADO NÃO TERMOS PRESENTE MUITO MENOS FUTURO,APRENDER COM OS ERROS É D SUMA IMPORTÂNCIA.

    ABRAÇOS A TODOS GUERREIRO

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM