Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Sistema de Custos kaizen - Kaizen Costs System


Sistemas de Custos Kaizen é uma metodologia voltada para redução de custos e melhoria contínua.

De acordo com KAPLAN & ATKINSON, o sistema de custos Kaizen apresenta as seguintes características:


- Foco para informar e motivar processos de redução de custos, e não em obter custos dos produtos mais acurados.
- Redução de custos como responsabilidade de um grupo e não individual.
- Freqüentemente, até mesmo lote por lote, os custos atuais de produção são calculados, compartilhados, e analisados pelos empregados da linha de frente. Em várias instâncias o time mesmo, não o grupo da área contábil, coleta e prepara informações de custos.


- As informações de custos usadas pelos grupos são customizadas para seus ambientes de produção assim que esforços de aprendizado e melhoria são direcionados sobre as áreas para maiores oportunidades de redução de custos.


- Custos padrões são freqüentemente ajustados para refletir reduções passadas, custos presentes e melhorias planejadas nos custos futuros. Isso assegura que inovações comprovadas nos processos de custos sejam sustentadas, e será definido um novo parâmetro para próximas melhorias.

- Grupos de trabalho são responsáveis pela geração de idéias para alcançar os objetivos de redução de custos; eles têm autoridade para fazer investimentos em pequena escala caso possa ser demonstrado que haja retorno em termos de redução de custos.


A filosofia do KCS teria grande utilidade com relação aos custos de manutenção, principalmente naquelas empresas que ainda não praticam a TPM.


Com relação às empresas que adotam a prática do TPM, a utilização da mesma associada ao Kaizen poderia proporcionar importantes resultados.




Conheçam nossas Palestras 

Um comentário:

  1. Olá, Ari!

    Com essa nova metodologia, pelo que eu observei em seu artigo, as empresas poderão ter muito mais facilidade de medir os seus custos e, consequente, de reduzí-los.


    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

VEJAM TAMBÉM