segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Bloco K - Algumas Empresas terão sérios problemas

Para grande parte das empresas o Bloco K  entrará em vigência a partir de 2019.

Para saber se sua empresa será afetada fale com  o seu contador. Mas independentemente da sua empresa ser ou não afetada as informações necessárias ao Bloco devem  ser asseguradas pelos processos, sistemas e controles que as empresas adotam.

Fato é que algumas Empresas terão sérios problemas pois o bloco K requer um controle de estoques muito bem operado incluindo a emissão e controle das Ordens de Produção!

Esse bloco implica no envio de arquivo eletrônico à Receita Federal com movimentação detalhada dos estoques da empresa incluindo ordens de fabricação para o que for produzido interna e externamente.

Empresas que não levam muito bem controlados os estoques e as ordens de fabricação terão sérios problemas em prover a informação e estarão passivas de fortes penalidades.

Muitas empresas vivem fazendo ajustes nos estoques, não controlam adequadamente as ordens de produção e possuem baixíssima acurácia em seus indicadores de estoques e produção.

Em muitas empresas existe uma cultura da falta de controle para com esses elementos e elas deverão fazer fortes correções em seus processos, introduziram boa práticas, fazerem treinamentos e até em último caso trocarem funcionários resistentes às mudanças inevitáveis.

É muito importante que as empresas comecem agora a atuarem para obter melhoria em seus processos e controles pois os ajustes necessários serão de difícil implementação e empresas que deixarem para última hora poderão ter sérios problemas.

Há algum tempo escrevi sobre este tópico no site, na época o Bloco K estava prestes a ser implementado, mas ele foi postergado por pressão dos empresários aos políticos.

Existe uma chance da vigência ser postergada. Mas acredito que a chance desta vez é menor. Mas recomendo fortemente que as empresas procurem obter eficácia e eficiência em seus processos independentemente de qualquer coisa. Pois trabalhar da forma correta e não aceitar "marteladas" e "erros grosseiros" nos controles dos estoques e ordens de produção é o melhor caminho.

Deixo alguns links cuja leitura poderão contribuir sobre o assunto e se precisarem qualquer suporte ou esclarecimento façam um contato através do email que também destaco ao final da postagem.

Bloco K - Não deixe para a última hora



Email para contato - arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br

whatsapp  -  (11) 97227.7471






Nenhum comentário:

Postar um comentário