Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

domingo, 14 de janeiro de 2024

Gestão de Utilidades numa Planta Industrial e em Centros de Logística

A Gestão de Utilidades numa Planta INDUSTRIAL

 Gestão de Utilidades numa Planta Industrial é uma atividade essencial que apesar disso muitas empresas não controlam.

Veja nossos DOWNLOAD grátis e TREINAMENTOS HOTMART    <<< Clique


Em primeiro lugar vamos definir o que é Utilidade numa Planta Industrial e também em Centros de Logística, Conglomerados Financeiros,  Hospitais, Shopping Centers, Escolas e muitos outras tipos de empresas.

No caso Utilidades engloba todos os gastos relacionados ao funcionamento da planta incluindo:
- Energia Elétrica, 
- Gás, 
- Água, 
- Vapor, 
- Óleo Diesel, 
Ar Comprimido 

E todo tipo de gastos similares aos apresentados e dos quais a Planta depende para o seu funcionamento.

Dependendo do porte da Planta poderá ser designado um funcionário especialmente para Controle e Gestão desses Custos.

                            

A Gestão dessas utilidades envolvem o controle do dia a dia, planejamento dos gastos, medidas para otimização, seguros, planos de contingência no caso de problemas e muitas outras ações.

Existem muitas oportunidades para Melhoria Contínua, Otimização, Busca de Alternativas Ecológicas e muitas outras ações na Gestão das Utilidades de uma empresa.

Essa função é importante não apenas em empresas industriais

Acompanhar os consumos de cada uma das diversas utilidades. Revisar os valores das marcações das contas, Avaliar consumo passado e até recuperar gastos cobrados em excesso Controlar gastos e atividades com manutenção e até avaliar oportunidades fiscais são algumas das muitas ações que podem fazer parte do "Job Description"  do Gestor de Utilidades.

Outro importante aspecto na gestão das utilidades diz respeito aos seguros e aos Planos de Contingência no caso de incidentes dos mais variados motivos.

Na área de Utilidades de grandes e até não tão grandes empresas os trabalhos são incessantes e uma segmentação de responsabilidade facilitará em muito a Gestão. 

Essencial que a Gestão de Utilidades esteja associado ás boas práticas de Gestão do Meio Ambiente. ISO 14.000 e ás Melhores Práticas ESG.
 
Importante que o Gestor das Utilidades selecione, meça e trabalhe para otimizar uma serie de indicadores que serão fatores chave para a busca da melhoria continua nos diversos aspectos envolvidos,

A melhor Gestão de Utilidades é aquela que minimiza os gastos e otimiza os custos. Além dos aspectos econômico financeiros existem também aqueles relacionados a meio ambiente e PRODUTIVIDADE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM