Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Sistema de Custos Standard.




Poucos são os profissionais que realmente entendem de Custo Standard.

Muitas empresas adotam um sistema onde os custos são calculados tomando-se automaticamente os últimos custos registrados e adotam alguns padrões para certos processos. Esses sistemas estão longe de serem sistemas de custos standard.

Um sistema de custo standard adota padrões previamente e cientificamente definidos como custos esperados para um período, que de preferência deve ser um período superior a 3 meses, podendo chegar a um ano ou mais. Lógico que havendo necessidade o standard poderá ser ajustado, mas um sistema de custo standard decente não fica ajustando toda hora os custos.

O standard é o orçamento do produto,  e uma empresa não faz orçamento todo mês, mas faz normalmente um orçamento anual, e dependendo da empresa faz algumas revisões, as quais chama de forecast.
 
Da mesma forma o standard é feito para períodos específicos, e para mim o melhor standard é aquele que segue os principios dos custos meta, que representa os custos esperados para um determinado período.

Somente fazer um bom standard não significa muita coisa, é preciso medir as diversas variações que normalmente ocorrem. A medição, divulgação e análise das variações é que determinam a qualidade do custo standard. Um bom sistema de custo standard é algo precioso que colabora em muito com a gestão dos custos dos produtos.

Os custos standard não se contrapõe ao ABC ( Activity Based Costing ) ou a outras abordagens de custos mas as metodologias se complementam.

Cálculos de Custos são cálculos técnicos onde o entendimento profundo da estrutura de custos é essencial. Gestores de custos não podem ficar com o traseiro nas cadeiras constantemente acumulando números nas contas contábeis. É preciso grande inteiração com o que está acontecendo nos processos. Assim as variações de custos propiciarão correções e ajustes estratégicos levando a custos ideais.

Quando apuramos os custos finais de um produto, alí temos a somatória de todas as ineficiências e problemas ocorridos nos diversos processos. Não se analisam custos tomando-se somente os custos finais, é necessário descer nos detalhes e avaliar as causas efetivas das variações de custos e identificar as oportunidades para redução inteligente e estratégica de custos.

Oportunamente falarei com mais detalhe sobre variações de custos, são elas os principais mecanismos para o bom controle dos custos.



Conheça nosso eBook Papo de Controller que reúne o melhor deste Blog e muito mais                                                                                                                                   
Esta publicação acima é uma pequena parte baseada no eBook Papo de Controller com mais de 200 folhas sobre Controladoria. 

Trata-se de material essencial para Controllers, CFO´s, Contadores e Profissionais em geral que queiram ampliar conhecimentos na área de Controladoria e terem acesso a abordagens "fora da caixa" e que não se encontram nos livros.

Para saber mais sobre o eBook PAPO DE CONTROLLER


Clique neste Link 
    
> > > eBook Papo de Controller







Para seguir o Blog basta clicar na PARTE SUPERIOR 
Se estiver vendo em celular clique antes na parte de baixo - Versão WEB

Nossas Consultorias no Site ALPHA PREMIUM

Nossas Palestras no Site ALPHA PREMIUM


Deixe um comentário ou crítica ou envie email ou what app

email - arilopes@alphapremiumconsultoria.com.br
what app (11) 97227.7471

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM