SIGAM ESTE BLOG

domingo, 11 de abril de 2010

Gestão Estratégica de Custos

A gestão estratégica de custos implica na apresentação de uma nova visão da contabilidade gerencial, baseada na premissa que a contabilidade gerencial deve considerar explicitamente temas e preocupações estratégicas.


Enquanto a análise de custos tradicional é vista como o processo de avaliação do impacto econômico financeiro das decisões gerenciais alternativas, a gestão estratégica de custos vê a análise de custos sob um contexto mais amplo, onde os elementos estratégicos tornam-se mais conscientes, explícitos e formais. Os dados de custos são utilizados para se obter uma vantagem competitiva sustentável (SHANK & GOVINDARAJAN; 1997:14).

Segundo NAKAGAWA (1991:49), o CMS pode ser definido como um sistema de planejamento e controle com os seguintes objetivos:

• Identificar os custos dos recursos consumidos para desempenhar atividades relevantes da empresa (modelos contábeis).

• Determinar a eficiência e eficácia das atividades desempenhadas (mensuração e desempenho).

• Identificar e avaliar as novas atividades que possam contribuir para a melhoria do desempenho da empresa no futuro (gestão de investimento).

• Cumprir os três objetivos acima em um ambiente caracterizado por mudanças tecnológicas (práticas de manufatura).


A gestão estratégica de custos encontra nas filosofias dos custos baseados em atividades (ABC), custos gerenciados em atividades (ABM), melhoria contínua ( KAIZEN) e Kaizen Costs System e Controle de Qualidade Total (TQC), excelentes ferramentas de apoio, que, contudo, requerem alto grau de complexidade para serem implementados. Dentre os principais resultados propiciados por essas abordagens, ressaltamos a identificação das atividades e processos que agregam e que não agregam valor à empresa, bem como a visão de melhoria continua a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

getsitecontrol

Loja Virtual de Moda Fitness

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...