Função de Planejamento "Planning function"
A função implica em:
Estabelecer
e manter um plano integrado de operação é a principal função Controller. O
objetivo do negocio é lucro, e o planejamento é necessário para buscá-lo.
As empresas devem
ter um planejamento integrado, onde haja participação e comprometimento de
todos.
Responsabilidade da Controladoria no Planejamento
·
O
planejamento não deve ser o planejamento doController, mas
de todos. A atuação do Controller deve
ser de coordenador que coleta complilação das informações, mantendo o planejamento como elemento de gerenciamento do negocio.
·
Assegurar
que o plano de vendas atenda às políticas e objetivos em níveis de região,
cliente, produto, etc...
·
Assegurar
que os pressupostos sejam alcançáveis e compatíveis com dados históricos, por
exemplo valor de vendas líquidas por cliente. Assegurar que o plano de produção esteja
compatível com as infraestrutura de produção e, também compatível com o plano
de vendas, Isso envolve projeção de volumes, custos, recursos, etc...
·
Assegurar
um plano detalhado de despesas adequado com as atividades planejadas e com
dados históricos,
·
Verificar
se haverão suficientes fundos para as atividades planejadas.
Após o
plano ser preparado, juntamente com a direção da empresa deve-se avaliar:
·
OO Plano é realista?
·
Ele
reflete as condições econômicas previstas para o período plano?
·
Existem Produtos descontinuados, baixa de
equipamentos ou produtos, e outros custos e despesas não usuais foram
considerados?
·
O
Plano contempla expectativas de ROI, EVA, EBITDA,
etc....
Estágios do
Planejamento:
Figueiredo
e Caggiano destacam cinco estágios do planejamento
1. Estabelecer
os objetivos da organização;
2. Avaliar
o cenário no qual a organização estará operando, relacionando os fatores que
irão possivelmente afetar suas operações;
3. Avaliar
os recursos existentes, pois a gestão tem como escopo o uso mais eficiente
desses recursos escassos (em inglês, apelidados de 4M (men,
machine, material and money)
homens, máquinas, materiais e dinheiro.
4. Determinar
a estratégia para alcançar os objetivos estabelecidos no plano geral que
especifica as metas. As decisões estratégicas dizem respeito ao estabelecimento
do relacionamento entre a empresa e o meio ambiente.
5. Delinear
um programa de ação para alcançar metas estratégicas selecionadas para
programas de longo prazo e de curto prazo, descriminando o tipo de recurso no
orçamento anual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário