Seja seguidor deste blog e receba novas postagens no seu email

terça-feira, 29 de novembro de 2022

A Controladoria e a Função de Planejamento "Planning function"

 

Função de Planejamento "Planning function"


 A função implica em:

Estabelecer e manter um plano integrado de operação é a principal função Controller. O objetivo do negocio é lucro, e o planejamento é necessário para buscá-lo.

As empresas devem ter um planejamento integrado, onde haja participação e comprometimento de todos.

Responsabilidade da Controladoria no Planejamento

·         O planejamento não deve ser o planejamento doController, mas de todos. A atuação do Controller deve ser de coordenador que coleta complilação das informações, mantendo o planejamento como elemento de gerenciamento do negocio.

·         Assegurar que o plano de vendas atenda às políticas e objetivos em níveis de região, cliente, produto, etc...

·         Assegurar que os pressupostos sejam alcançáveis e compatíveis com dados históricos, por exemplo valor de vendas líquidas por cliente.  Assegurar que o plano de produção esteja compatível com as infraestrutura de produção e, também compatível com o plano de vendas, Isso envolve projeção de volumes, custos, recursos, etc...

·         Assegurar um plano detalhado de despesas adequado com as atividades planejadas e com dados históricos,

·         Verificar se haverão suficientes fundos para as atividades planejadas.

Após o plano ser preparado, juntamente com a direção da empresa deve-se avaliar:

 

 

·         OO Plano é realista?

·         Ele reflete as condições econômicas previstas para o período plano?

·         Existem Produtos descontinuados, baixa de equipamentos ou produtos, e outros custos e despesas não usuais foram considerados?

·         O Plano contempla expectativas de ROI, EVA, EBITDA, etc....

 

 

 

Estágios do Planejamento:

 

Figueiredo e Caggiano destacam cinco estágios do planejamento

 

1.   Estabelecer os objetivos da organização;

2.   Avaliar o cenário no qual a organização estará operando, relacionando os fatores que irão possivelmente afetar suas operações;

3.   Avaliar os recursos existentes, pois a gestão tem como escopo o uso mais eficiente desses recursos escassos (em inglês, apelidados de 4M (men, machine, material and money) homens, máquinas, materiais e dinheiro.

4.   Determinar a estratégia para alcançar os objetivos estabelecidos no plano geral que especifica as metas. As decisões estratégicas dizem respeito ao estabelecimento do relacionamento entre a empresa e o meio ambiente.

5.   Delinear um programa de ação para alcançar metas estratégicas selecionadas para programas de longo prazo e de curto prazo, descriminando o tipo de recurso no orçamento anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJAM TAMBÉM